Como está a grelha da F1 para 2021!
A ‘Silly Season’ recente da Fórmula 1 foi intensa e interessante, mas a grelha para 2021 tem ainda muito mais incógnitas que certezas.
Entre as dez equipas e vinte pilotos, estão apenas totalmente definidos oito lugares para a grelha de 2021. A Ferrari tem confirmados os seus dois pilotos, Charles Leclerc e Carlos Sainz, o mesmo sucede na McLaren, que terá Lando Norris e Daniel Ricciardo. A Renault também já tem confirmado o seu line-up, com Fernando Alonso e Esteban Ocon, Max Verstappen fica na Red Bull e a partir daqui tudo está indefinido. A Mercedes, curiosamente, não tem qualquer dos pilotos confirmado, mas acredita-se que tanto Lewis Hamilton quanto Valtteri Bottas devem transitar, sendo que George Russell é o mais forte candidato ao lugar do finlandês, mas só se este fizer uma má época, o que é cedo para perceber, especialmente quando falamos do piloto vencedor da primeira corrida.
Ao lado de Max Verstappen deve continuar Alex Albon, mas como sempre tudo depende do que fizer em 2020.
Na Racing Point, que para o ano passa a ser Aston Martin Racing, Sérgio Pérez tem contrato, e ninguém acredita que o filho do ‘patrão’, Lance Stroll, não fique na equipa. Até porque as suas prestações estão longe de ser más.
Na Alfa Romeo Racing, que este ano está claramente a fraquejar face a 2019, tudo está indefinido quando a Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, o mesmo sucedendo na Alpha Tauri, onde Pierre Gasly e Daniil Kvyat têm a ingrata tarefa de tentar mostrar que podem ascender novamente à Red Bull. Já tiveram hipóteses, muitas, mas não resultou. Estar ao lado de Max Verstappen é um desafio a que muito poucos ‘sobrevivem’. E Alex Albon é sempre candidato a ‘regressar’ a Faenza.
Na Haas F1 Team, Romain Grosjean e Kevin Magnussen sofrem com as dificuldades da equipa, sendo que o dinamarquês ainda tem mercado fora, o que já não acontece com o francês.
Por fim a Williams. George Russell fica enquanto a Mercedes não precisar dele. Nicolas Latifi fica enquanto o pai for forte investidor da equipa. Caso esta seja vendida a outro multi-milionário que não Latifi, dificilmente o jovem mantém o lugar.
Portanto, a ‘Silly Season’ recente foi muito interessante com o anúncio da saída de Sebastian Vettel da Ferrari no fim deste ano, a ida de Carlos Sainz para Maranello, Daniel Ricciardo para a McLaren, mais recentemente Fernando Alonso para a Renault. Resta saber o que pode acontecer de trocas ou saídas nas restantes equipas. Se tivéssemos que apostar, provavelmente vai haver mudanças na Alpha Tauri, Alfa Romeo e Haas. A Williams depende da equipa ser vendida, ou não…