NASCAR: Racismo volta ao centro das atenções
Infelizmente o tema do racismo continua bem vivo e também afeta o desporto motorizado, com a NSACAR a ser o alvo das atenções.
A NASCAR iniciou uma investigação depois que um laço ter sido encontrado na garagem de Bubba Wallace, único concorrente negro do campeonato, ontem à tarde. Os laços, que simbolizam linchamentos, foram usados para atacar e intimidar os negros.
“No final da tarde, a NASCAR foi informada de que um laço foi encontrado na garagem da equipa 43 ”, afirmou o campeonato em comunicado. “Estamos revoltados, indignados e não podemos afirmar com força suficiente o quão seriamente levamos esse ato hediondo. Lançamos uma investigação imediata e faremos tudo para identificar a (s) pessoa (s) responsável (s) e eliminá-los do desporto. ”
“Como declaramos inequivocamente, não há lugar para o racismo na NASCAR, e esse ato apenas fortalece a nossa determinação em tornar o desporto aberto e acolhedor a todos”, acrescentou o comunicado.
Wallace afirmou que o “ato desprezível de racismo e ódio” o deixou “incrivelmente triste”. “Serve como um lembrete doloroso de quanto mais temos que ir como sociedade e de quão persistentes devemos ser na luta contra o racismo.”
A NASCAR tinha removido há duas semanas a bandeira dos Estados Confederados, considerado um símbolo da opressão racial. Durante a guerra civil americana, os Estados Confederados tentaram a independência para impedir a abolição da escravatura.
É mais um episódio que não deveria pertencer ao nosso desporto e que nos faz pensar que há ainda muito a fazer para melhorar o desporto e a sociedade.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Já se provou que o episódio do laço na garagem, já é uma longa tradição das equipas há anos. Certamente o Piloto em questão “adorou” a atenção mediática. E já reagiu ao facto de este tipo de laços que são feitos nas cordas da porta da garagem…de nada têm haver com racismo.