Fórmula 1: Portugal tem tudo o que é preciso, até a vontade das equipas
Em declarações à Agência Lusa, o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro, revelou existir “muita vontade das equipas” de Fórmula 1 que Portugal integre o calendário do Mundial de 2020, mas adverte também que uma decisão só acontecerá “em meados de julho”.
“Sabemos que há muita vontade das equipas de que Portugal seja escolhido para o calendário e nós temos feito tudo o é necessário”, disse Paulo Pinheiro, no dia em que se ficou a saber do cancelamento de mais três corridas: Azerbaijão, Singapura e Japão, pelos mesmos motivos de sempre, a pandemia de covid-19.
Recorde-se que o diretor desportivo da F1, Ross Brawn, admitiu ontem que Portugal é um dos vários países que está a ser equacionado como alternativa para fazer parte do calendário do Mundial de 2020, caso falhem os promotores com os quais a Formula One Management já tinha contrato. Ross Brawn falou em Imola (Itália), Portimão (Portugal) e Hockenheim (Alemanha). A decisão será tomada até ao final de julho. Para Paulo Pinheiro, uma corrida em território nacional poderá acontecer “em setembro, outubro ou novembro”, mas o que “fará a diferença é a possibilidade, ou não, de haver público nas bancadas. Somos a hipótese que todos querem, pela localização, pela pista, pelas instalações grandes que permitem maior distância de segurança, pelo clima, pela hotelaria e pelo reduzido impacto da covid-19”, disse Paulo Pinheiro.
Recorde-se que depois da FIA e da FOM terem acordado um primeiro calendário-parcial de oito provas, a fase europeia, estão agora à procura da segunda fase que pensaram, a fase asiática e com o cancelamento de mais três corridas já perceberam que provavelmente vão precisar de provas europeias, onde é mais fácil organizar corridas. É nesse contexto que Portugal já é hipótese há muito tempo, e pelo que se percebeu depois das declarações de Ross Brawn, é hipótese ainda mais forte depois de estarem escolhidas as primeiras provas europeias. Esta sucessão de cancelamentos pode levar a que a segunda metade da temporada do Mundial de Fórmula 1 venha a realizar-se em circuitos que não integravam o calendário inicial de 2020, como é o caso do Autódromo Internacional do Algarve, Imola (Itália) e Hockenheim (Alemanha).
Como se sabe, foram muitos os calendários para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano que surgiram nos últimos tempos, antes da FOM ter optado pelas primeiras oito corridas europeias, e num deles, a que tivemos acesso, a pista situada nos arredores de Portimão aparecia como prova de reserva a Silverstone, caso um acordo entre o circuito britânico e a entidade que gere os aspetos comerciais da categoria máxima do desporto automóvel não tivesse chegado a bom porto, pois existiu um impasse nas negociações entre as duas partes, deixando em risco a realização do Grande Prémio da Grã-Bretanha e a segunda corrida de Silverstone, tendo sido equacionado substituir os dois eventos por outros no Autódromo Internacional do Algarve e no Hockenheimring.
Como se percebe, continuamos sem poder garantir que haverá este ano uma prova de Fórmula 1 no Autódromo Internacional do Algarve, mas podemos afiançar que essa continua a ser uma possibilidade real face à grande incerteza que a temporada deste ano da categoria máxima do desporto automóvel enfrenta.
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A melhor pista do mundo, o melhor público do mundo, no país do mundo que melhor soube lidar com a pandemia, é um “no brainer” — falta só ver se quem decide tem os dois palmos de testa para ver isso.
A melhor pista do mundo? Lamento mas não. Spa, sim, Suzuka, também, Portimão, não. O melhor público do mundo? De certeza que não está a falar do público que fez Portugal perder o evento do mundial de ralis, pelo mau comportamento. Que melhor soube lidar com a pandemia? Hahahahahahahahahaha!!! Diga-me, ouviu isso onde? Na manifestação da frente sindical comunista em pleno estado de emergência? Ou ouviu isso da boca da desgraçada que por pouco matou um país inteiro ao dizer que o Covid-19 era uma gripezinha e que nunca chegava a Portugal. O país que melhor lidou com a pandemia… Ler mais »
Não percebo a relação do público dos rallis com os da F1 esta colagem nada tem haver porque são ambos desportos motorizados mas diferentes… Nós perdemos a F1 uma pista adorada pelos pilotos porque não nos entendia-mos e a FIA mandou-nos á m…. literalmente como sempre conflitos de interesses ficaram todos a chupar nos dedinhos… Em relação á pandemia Lisboa todos saíram de casa e não estão a respeitar as medidas tomadas os resultados estão á vista no meio desta bagunça aparecem os radicais a dizerem asneiras (ai concordo contigo)… Seria uma boa oportunidade de termos f1 outra vez era… Ler mais »
Carissimo/a Lisboa …já alguma vez assistiu a alguma corrida nacional iu internacional no Autodromo do Algarve ? Já alguma vez conduziu alguma viatura neste mesmo local ? Então não fale do que não sabe ….obrigado
E quantos assistiram a corridas ao vivo lá, assim por alto? Eu diria que estará ela por ela com os que lá pilotaram, o que dá pouca vantagem aos ultimos e nenhuma relevância para o assunto. Por acaso quando lá está a conduzir, as bancadas têm publico? Todas? Qual foi a maior enchente? Esgotou? Obrigado.
A 1 e 2 de Agosto de 2009 no Le Mans series… estava bastante composto e garanto que é mesmo fantástico ver uma corrida nocturna do topo da bancada principal… note que esta bancada tem capacidade para quase 5000 pessoas… portanto com tamanho que todo o complexo tem, 20000 pessoas está vazio! O publico que vai ver as corridas, depende sempre do programa e da data do mesmo … eu já lá estive em pelo menos 5 fins de semana… muito menos que no Estoril claro… O Algarve requer uma deslocação importante mas se valer a pena vou lá. Recomendo… Ler mais »
Nabraza. Tive no ELMS do Estoril e do Algarve. No Algarve praí um quarto de das pessoas ou menos ainda…
no Estoril uma festa porreira tanto no paddock como cá fora com inúmeras coisas para distrair, entrei nas boxes de várias equipas e tudo.
No Algarve. Zero distração es cá fora e no paddock eram muito poucas. E as boxes muito fechadas também.
Mas dito isto. Ganda vista no Algarve no topo da bancada. Mas pela festa prefiro que volte ao Estoril.
Quando se vai a um sitio e está cheio, não cabe mais ninguém. Se nem em Agosto… No AiA isso nunca vai acontecer. O Estoril encheu pir muitas vezes. Apenas comenta de relevante a localização. Houve um projecto para o Motodromo do Algarve em Loulé, e ficou no papel porque não há nenhum estudo económico que ponha uma infraestrutura com um investimento daquelas a dar contas certas. Está fora de mão e tem pouca população.Necessita de uma sociedade rica que se desloque, e fique um fim de semana sem restrições, muitas vezes. ‘Americanos’ dos bons tempos. Sabe toda a estória… Ler mais »
Mas para poder dizer que é “a melhor do mundo” não basta conduzir ou assistir a uma prova no AIA… as outras também contam…
Puta que pariu, que Pokémon em nivel 1 que este gajo me saiu? Parece o snorlax, mas atrasado
LX há malta que acha deselegante apontar nodoas na camisa branca de alguém. O facto é que quer seja simpatico ou não, elas estão lá, e nunca ficam bem a ninguém, muitas nem na melhor lavandaria desaparecem. A lista que enumerou não é inventada, é verdadeira na sua quase total maioria. Só para parecer bem vamos ignorá-la? Dizer que somos os maiores lá para fora e não sermos, só nos diminui.Dizê-lo muito convictamente cá para dentro, só nos cega. Temos um publico ‘fantástico’, quando lhe apetece!E não é sempre. Encheu e enche o Estoril? Enche o Algarve? Enche Braga?Vão lá… Ler mais »
Encheu o Estoril sim, estava sempre completamente cheio, saberias disso se alguma vez lá tivesses ido ver alguma corrida de F1 (claro que não poderias, pois certamente nem eras nascido). Perceberias também o porquê do melhor público do mundo, um ambiente único, saudável, que não existia em mais nenhum evento desportivo (nem mesmo no rali de Portugal) — era quem nos visitava de propósito para assistir ao GP, que o dizia. Quanto à melhor pista do mundo, pois são só quase todos (não todos, pois nem todos falam do assunto) os pilotos que lá conduziram que o afirmam! (Que é… Ler mais »
Somos mestres na cegueira e na bazófia.
Há sempre um grandioso discurso de engalanar o pouco que temos, mas conversas em surdina para relativizar o tanto, tanto que nos falta. Vejamos bem o que somos e como estamos.
Normalmente não respondo a comentários estúpidos (que aqui, ao que se vê, sâo o que mais abunda). O resto do seu infeliz texto não é digno de resposta, apenas pergunto QUANDO é que Portugal perdeu um rali por causa do público, quando é que isso aconteceu? Enfim, miserável ignorância.
Dá gosto ler comentários tão isentos como este 🙂
Tudo certo, no entanto sabemos que no fim o que conta são os $$$$$$….
Essa da melhor pista do mundo, é muito subjectiva. O japoneses dirão que é Suzuka, os belgas dirão que é Spa, os ingleses, Silverstone, ou seja, cada um puxa a brasa à sua sardinha. O melhor público do mundo, talvez não seja importante, se a corrida for à porta fechada. Até diria que, em termos de F1, o melhor público do mundo é o japonês. Quanto à pandemia, eu diria que Portugal foi dos países da EUROPA que mais rapidamente reagiu à situação… porque já tinha os (maus) exemplos da Itália (e não só).
Pois… mas teria metade das mortes se a Sra Graça Freitas tivesse feito a quarentena aos aviões que chegaram de Milão para/depois do carnaval, nem a febre mediram e ela assumiu que tinha sido controlado em Itália, vivem onde na Lua? Depois veio com aquelas declarações sobre as máscaras, a mania que sabem mais que os orientais. Espero que os familiares dos mortos também levem o estado a tribunal como está a acontecer por Itália.
Mais factos e números e menos delirios.
Não vamos por aí. A senhora Graça Freitas tem feito um excelente trabalho. Talvez tenha andado um pouco à nora nos primeiros dias, mas ela, e toda a equipa, porque não foi só ela, e também o governo, respondeu rapidamente, tivemos os primeiros casos quando meia Europa já estava infectada e impuseram o estado de emergência e confinamento antes mesmo de outros países com mais casos. Quanto às máscaras, o que queria que ela fizesse, se nem para o pessoal hospitalar elas chegavam? Não era só estalar os dedos para choverem máscaras. E os italianos que vão à fava com… Ler mais »
Muita agua nessa fervura…..
Só a Suécia, Polónia e Portugal têm curvas de novos casos com tendência ascendente. Todos os outros países europeus têm linhas ‘controladas em planaltos’, mostram descidas consistentes ou têm números médios de novos casos residuais. Portugal tem atualmente uma média de 316 novos casos por dia, mais 128 do que no seu ponto mais baixo. Para que a curva portuguesa possa retomar a tendência decrescente desejada, os números de novas contaminações terão obrigatoriamente de baixar.
https://expresso.pt/coronavirus/2020-06-12-Infografia-covid-19-So-a-Suecia-Polonia-e-Portugal-tem-curva-com-tendencia-ascendente–4-graficos-que-comparam-Portugal-com-o-mundo-?fbclid=IwAR1y_wx6NakNbBHC2mysjajXalIj61h_5IXtot2qXPWLqpTBxcxft2KfXu4
Somos “os melhores do mundo” em tudo… pena é a bola de ranho que está pendurada no nariz… acorda pá… somos os “ranhosos” da Europa…
E viva a “Nacional Labreguisse”…
Acho fantástico desde que não estejam envolvidos dinheiros públicos…
Se houver um investimento sério e sustentado nos interesses do pais não nos umbigos de alguns é óbvio que poderá ser um bom negócio nada tem haver ser público ou privado…
Privado, quêm? Com que dinheiro para aguentar um contrato em periodo completo…
Estádios do euro mais de 600 milhões de euros. Dos quais mais de 100 milhões saíram directos do bolso do estado português. Já para não falar das dívidas que os clubes portugueses tinham ao estado português e foram perdoadas.
Ainda há câmaras municipais a pagar os estádios.
Mas para o automobilismo é a política de nem um cêntimo.
A RTP acabou com a F1 e antes disso dava as qualificações na RTPN, reclamei para o apoio ao cliente e responderam que a F1 não era de interesse público como outros desportos, diga-se Bola.
Os têmas precisam de alta notoriedade, para suscitar forte interesse dos media, e como tal lobbies solidos para o fazer. Quando havia boas transmissões na RTP, os homens que as lideravam sabiam muito da matéria, sabiam o que valia e conheciam e influenciavam os meios para as alcançar. Um periodo brilhante.
Infelizmente não sobra nenhum deles para continuar a contar como era e ainda pider ensinar como se faz.
Pois, e essa loucura deixou a fonte seca, de rastos. Não sobra para nada. Ainda mais agora.
Posso também dar-lhe a minha opinião sobre o investimento público nos estádios de futebol – criminoso!!!
Na minha opinião não é o desporto x ou y que está em causa é a situação do país!!!
Houve um ex árbitro que escreveu ao Presidente Marcelo a pedir dinheiro para dar bola em sinal aberto, quando estes já têm direitos definidos. Para o desporto da bola do campeonato da treta que ninguém liga lá fora. Só via os jogos se me pagassem.
Mas só nessa base lhes interessa.
Gostava imenso .
Será bué da fixe se se vier a concretizar!
A FIA/FOM está a arcar com grande parte das despesas dos GP´s devido à impossibilidade de terem público. Ou seja, é por isso que até se pode ver dois GP´s em Inglaterra num circuito que até à pouco tempo punha problemas para organizar um. Embora a comparação seja sempre odiosa, na verdade a F1 assemelha-se em muito ao futebol; se não se cobrarem os direitos televisivos há um problema gigante. E para a F1 os poder cobrar tem de fazer 15 GP´s. Aparentemente já terá assegurado cerca de 10 GP´s e ainda faltam alguns. Tudo isto para dizer que a… Ler mais »
Era muito bom, agora depende é como isso é tratado do “nosso” lado… Afinal quando vêm assim grandes eventos para o nosso país acaba sempre da mesma maneira, se dá lucro vai para os investidores, se dá prejuízo fica para o Estado…
Para isso, não obrigado. Já demos!
Segundo o jornal A Bola, especialista em desporto motorizado, parece que se confirma, havendo até a possibilidade de serem feitos dois GP´s. A ser verdade, boa notícia.