F1: “A situação da Renault é grave…”, diz ministro da economia e finanças francês

Por a 23 Maio 2020 16:48

O futuro da Renault na Fórmula 1 é cada vez mais incerto. Já se sabe que a marca francesa não está em boas condições financeiras. Agora, o ministro da economia e finanças francês, Bruno Le Maire, admite que a empresa poderá “desaparecer”.

A Renault encontra-se numa situação muito má, tendo visto as suas fábricas e rede de vendas paralisadas pela crise do coronavírus (COVID-19) e pelos confinamentos obrigatórios, nomeadamente na Europa, o que provocou uma queda de 76,3% do mercado do automóvel novo em abril. O grupo já se encontrava enfraquecido após o ano de 2019 ter dado prejuízos.

À rádio Europe 1, Le Maire admitiu que: “A Renault pode desaparecer, os grandes fabricantes industriais podem desaparecer, temos de estar lúcidos. Nunca escondi a gravidade da crise e não escondo a gravidade da situação da Renault”.

Neste momento, o governo está em conversações com o fabricante para viabilizar, ou não, um empréstimo de cerca de 5 mil milhões de euros, algo que o ministro da economia e finanças francês ainda não assinou, pois pretende perceber a estratégia da Renault.

“Só vamos assinar quando soubermos a estratégia da Renault. Queremos uma Renault mais produtiva e que produza mais veículos elétricos em França”.

Na Fórmula 1, a Renault não tem mostrado grandes resultados. Desde a introdução da era híbrida, em 2014, venceu apenas 12 das 121 corridas realizadas (9.9%), sendo que o melhor que conseguiu foi ser a ‘melhor do segundo pelotão’ em 2018, com o quarto lugar no Campeonato de Construtores.

Enquanto a Red Bull e o Toro Rosso (atual AlphaTauri) utilizavam motores Renault, ambas as equipas mudaram para motores Honda. Neste momento, a McLaren utiliza as unidades francesas, mas para 2021 muda para a Mercedes, deixando a Renault apenas a fornecer a sua própria equipa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Pois então não tratem de injectar só capital e esperar que seja salva. Têm de reestruturar o negócio para que seja mais sustentável financeiramente. Hoje em dia ouço muito “entrepreneur” a usar a expressão “too big to fail”, e noto que muito empresário tem a mania que quando a empresa gera milhões ou biliões, está safa de qualquer crise. E que o crescimento é infinito e que então podem investir (e distribuir dividendos aos investidores) à maluca porque o mercado sempre os salvará. Está na hora de mudar de paradigma, esta crise de saúde pública e a crise financeira que… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
4 anos atrás

Ora aqui está a razão pela qual o Ricciardo decidiu “pôr-se ao fresco”!

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

E prontos a Renault já tem um bom motivo para sair da F1 sem ser pela falta de bons resultados. Daqui a dez anos volta.

jem
jem
4 anos atrás

Efetivamente o problema vem de trás e não existia. O que se passou? Desde que o Carlos saiu a empresa afundou. Ou o que existia era falso? É isso que também é preciso perceber. Que está toda a gente desesperada é verdade; há montes de concessionários em França a venderem os carros (todos) com 50% de desconto. Quem vai cobrir esse prejuízo? São milhares de carros.

Lisboa
4 anos atrás

Este tipo de discurso ministerial, surge sempre antes de uma injecção enorme de capital publico em empresas privadas.

O senhor ministro, está apenas a alarmar a população com este tipo de discurso sobre o desaparecimento (julgo eu da maior empresa francesa), para “amanhã” injectar 2/3 mil milhões de euros com o argumento de estar a salvar milhares de postos de trabalho (que está). A Alemanha acabou de o fazer com a Lufthansa.

O nosso ministro é que decidiu injectar dinheiro publico no Novo Banco sem, literalmente, avisar alguém.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Sem avisar ninguem??

Foi falado em conselho de ministros e todos sabiam. O presidente também.

Mas fica melhor virem depois pa tv dizer que nao sabiam de nada.
Afinal perderiam votos se fosse o contrário.

O marcelo entao elogia toda a gente para todos votarem nele.deve querer bater o record do mais votado.
Nunca vi um presidente perder tanto tempo em elogios…

mjba-amorimgmail-com
mjba-amorimgmail-com
4 anos atrás

que fale com o Costa ele resolve!!!! como fiz com o novo banco ,5 mil milhoes são uns trocos.

jgleal1
jgleal1
4 anos atrás

Ui, agora vamos discutir política no AS.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado