A Ferrari nunca quis que Vettel ficasse

Por a 17 Maio 2020 09:54

Conversa de chacha, música de cãmara, ou conversa para boi dormir. Utilizamos boas expressões do dicionário de calão para qualificar o que fez a Ferrari com Sebastian Vettel, já que, sabe-se agora, nunca quis que o alemão ficasse na equipa para além do final deste ano e por isso nunca lhe ofereceu uma proposta de contrato para 2021. Quem o assegura são Mark Hughes e Scott Mitchell, dois dos jornalistas mais bem informados da F1, que revelam também que a Ferrari estava a falar com Carlos Sainz há largos meses, tendo mesmo Zak Brown, patrão da McLaren, dado autorização ao espanhol para falar com a Ferrari.

O copo de água que levou a Ferrari a enveredar por este caminho foi o sucedido no GP do Brasil de 2019, quando os dois pilotos da equipa Sebastian Vettel/Charles Leclerc colidiram em Interlagos, depois duma época com vários atritos. Recorde-se que o contrato de Leclerc foi prolongado até ao final de 2024, em dezembro passado, e nessa altura a Ferrari já discutia os termos de um contrato com Sainz.

Também Daniel Ricciardo esteve em discussões com a Scuderia, mas a preferência dos italianos sempre foi para Sainz e percebe-se porquê. Já sabem que Leclerc é piloto para ‘liderar’ a equipa, é jovem, tem grande potencial a acrescentar a tudo o que já mostrou e por isso preferiu ter na equipa um bom segundo piloto, um jovem também com potencial mas que em teoria não vai conseguir incomodar Leclerc. Se Ricciardo fosse para a Ferrari, o filme era diferente, pois o australiano nunca faria esse papel. O que iria acontecer era que Ricciardo iria tentar ‘desalojar’ Leclerc do pedestal que alcançou em 2019 e com isso a Ferrari poderia voltar a ter os mesmos problemas que teve em 2019. Daí, Sainz. Um papel semelhante ao que Valtteri Bottas faz na Mercedes.

Recorde-se que a declaração oficial da Ferrari sobre a saída de Vettel não faz menção ao facto de ter sido proposto um contrato a Vettel, referindo-se à questão como “uma decisão tomada conjuntamente por nós e Sebastian, uma decisão que ambas as partes consideram ser a melhor” acrescentando que não havia “nenhuma razão específica que levasse a esta decisão, para além da crença comum e amigável de que tinha chegado o momento de seguirmos caminhos separados para alcançarmos os nossos respetivos objetivos”.

A isto Vettel acrescentou que “para obter os melhores resultados possíveis neste desporto, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. A equipa e eu percebemos que já não existe um desejo comum de ficarmos juntos para além do final desta época”. Portanto, não havia denominador comum nos objetivos. Provavelmente o que aconteceu é que Vettel queria ficar, mas sentou que não era desejado.

Claro que a saída de Vettel desencadeou um conjunto de várias mexidas no xadrez da Fórmula 1 e depressa as peças encaixaram. Carlos Sainz foi confirmado na Ferrari e Daniel Ricciardo irá substitui-lo na McLaren. Chegou a falar-se na possibilidade de Vettel poder ir para a McLaren, mas isso nunca foi uma opção.

Desde 2018 que a McLaren se mostrou interessada em Ricciardo, e voltou a recuperar esse interesse agora. Por isso a ligação foi fácil, até porque já se sabia que Daniel Ricciardo não estava feliz na Renault, onde percebeu que tão cedo não chegaria onde quer. Pelo que se viu o ano passado, chega lá mais depressa com a McLaren.

Quem foi apanhada com as calças na mão foi a Renault, e já agora, também Vettel. As recentes palavras de Zak Brawn sobre Vettel não foram um insulto para o alemão, simplesmente a McLaren e a Ferrari há muito que se estavam a mexer e o nome de Vettel nunca foi sequer cogitado… por ambas. Daí estes desfechos. Agora, como se sabe, fala-se do possível regresso de Fernando Alonso à Renault, da possível saída da Renault da F1 e da também possível ‘reforma’ de Vettel. Vamos ver o que acontece…

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
barbosaarturhotmail-com
barbosaarturhotmail-com
4 anos atrás

Era fantástico ter Alonso e Ocon na mesma equipa. Os meus dois ídolos passado e presente….. assim seja!

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado