Ralis em Lisboa: história muito antiga
É no mínimo curioso. Depois de muito se ouvirem ‘pedidos’ para a realização de um rali na zona de Lisboa, eis que se ficou a saber que o ‘assunto’ já está a ser tratado pelo CPKA, o mesmo clube que se estreou este ano no CPTT. Olhando para a história, a acontecer, não será, nem de perto, uma novidade…
Afinal, já está a ser pensado. Nos últimos tempos passou a ouvir-se da boca de alguns dos principais ‘players’ do Campeonato de Portugal de Ralis a necessidade de haver uma prova na zona de Lisboa, que fizesse parte da competição. Pelos vistos, há mais de um ano que essa situação já está a ser ponderada, precisamente pelo mesmo clube que este ano se estreou no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, com a Baja TT Vindimas do Alentejo, o CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo.
Foi o seu presidente, Humberto Vairinhos, que revelou ao AutoSport que o seu clube está a preparar a organização do Rally de Lisboa, prova que será candidata ao Campeonato de Portugal de Ralis de 2022: “Há já um ano que trabalhamos neste rali. Foi a resposta do CPKA ao repto lançado por um dos autarcas do nosso concelho no dia em inaugurámos a nossa sede, e em que nos foi proposto trazer o automobilismo de volta a Lisboa. Apesar do CPKA ser um clube de dimensão nacional, sempre desejámos organizar um evento em Lisboa e na freguesia em que estamos inseridos e sediados, Lumiar, a mais populosa da cidade.
Neste momento estamos muito contentes, por esta nova prova ir de encontro ao desejo revelado recentemente por várias entidades ligadas a este desporto e que pretendem que exista um rali em Lisboa. A data da prova, a realizar em 2021, será futuramente concertada com a FPAK, para que a mesma possa ser um êxito. No programa que já temos delineado, o Rally de Lisboa será disputado na estrada durante dia e meio, sábado e domingo, estando previstas 12 classificativas nos concelhos de Lisboa, Mafra, Arruda dos Vinhos e Alenquer, perfazendo 111,50 km de troços cronometrados num percurso total com cerca de 370 km.
O parque de assistência, parque fechado e pódio serão no Parque das Nações. Agora, e depois ter termos implantado a Baja TT Vindimas do Alentejo, logo na primeira edição, como uma prova de excelência e referência no nosso Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, que é considerado como o melhor do mundo, esta, é mais uma aposta e desafio que pretendemos realizar, com o mesmo nível e qualidade reconhecidos por todos”. Agora, resta esperar pelos desenvolvimentos. Para o ano há-de haver novidades…
História antiga
Numa altura que se fala de um novo rali na zona de Lisboa, recorde-se que está longe de ser novidade absoluta. Reativado há dois anos, o Rali das Camélias devolveu os ralis ao distrito de Lisboa e a Sintra, numa prova que já teve duas edições no seu passado recente. Para já a equipa liderada pelo Luís Caramelo não teve, até aqui, intenções de candidatar a ‘sua’ prova ao CPR, mas o AutoSport sabe que isso sempre esteve na sua ideia, pelo que se pode tornar realidade, quando o organizador entender que estão reunidas as condições para que isso suceda.
De resto, na história dos ralis em Portugal que já andaram por Lisboa, e para além do ‘evidente’ Rali de Portugal, que já teve há alguns anos uma super-especial nos Jerónimos, em Lisboa, o Mundial de Ralis já andou muitas vezes pela zona e não só em ligação. A super-especial do Jamor é um exemplo, realizou-se entre 1989 e 1992. A Volta Galp, prova que desapareceu nos anos 90, tinha a sua cerimónia de partida nos Jerónimos antes de rumar aos troços de Sintra, onde se fazia a primeira etapa. Já existiram os ralis do Benfica, Sporting, já houve um troço em Monsanto, numa Volta a Portugal em 1979/80/81, a denominada Rampa da Serafina. O 1º Rallye Internacional de Lisboa realizou-se em…1947. Portanto, rali na zona de Lisboa, já há. Resta aguardar para saber se vai haver mais…