WRC 2022: Motores atuais+sistema híbrido…
Chegou a ponderar-se a utilização de um motor baseado no dos atuais R5 para os novos Rally1 de 2022 no Mundial de Ralis, mas a solução escolhida pela FIA passa pela manutenção dos atuais motores como base, a que se irá juntar tecnologia híbrida.
O anúncio foi hoje feito pela FIA após mais uma reunião do Conselho Mundial. Em comunicado a FIA confirmou ainda que a empresa alemã Compact Dynamics será a fornecedora dos componentes híbridos das novas motorizações, onde se incluem a bateria e o motor elétrico.
No processo estiveram também envolvidas a Williams Advanced Engineering que apresentou uma proposta juntamente com a Bosch, elas que já trabalham na Fórmula E. No comunicado da FIA lê-se que “A FIA lançou um concurso a 19 de dezembro de 2019 de modo a selecionar um fornecedor único para os sistema híbrido no Campeonato do Mundo de Ralis para o triénio 2022-2024 e para os novos carros da classe Rally1.
O Conselho Mundial aprovou a nomeação da Compact Dynamics como fornecedor único, bem como disposições para o regulamento técnico do motor do Rally1, que irá manter a mesma base de motor atual, mas com medidas adicionais para reduzir custos e desenvolvimento”.
Esta empresa tem muitos anos de experiência na Fórmula 1, WEC e Fórmula E. Há nove anos a Compact Dynamics já fornecia o KERS para a Fórmula 1 e agora fornece MGU. O seu trabalgo vai desde o desporto motorizado, à aviação, E-mobility, Náutica e indústria.
Sabia-se que a M-Sport e a Hyundai estavam mais inclinadas para a utilização do motor ‘Global’ já utilizado nos R5 (Rally2), mas preocupações com a fiabilidade e durabilidade dos componentes levaram a abandonar essa ideia. Provavelmente, o que se poupava inicialmente no motor iria gastar-se depois devido ao previsível maior número de quebras, sendo logicamente necessários mais motores dos Rally2, pelo que a questão dos custos iria dar basicamente ao mesmo. Desta forma, que levou a sua avante foi a Toyota Gazoo Racing, que foi sempre defensora da modificação do motor atual para 2022. Com a experiência que a marca tem deste tipo de sistemas, era algo natural.
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Pelo que parece será uma boa noticia para nós os adeptos de ralis
Esperemos que seja a melhor opção. Dada a situação que o mundo atravessa vai ter de haver muita contenção no que aos custos diz respeito e a FIA deve ter isso bem presente nas decisões que toma. Podem discordar mas quanto a mim esta ultima geração dos WRC (pós 2017) não deveria ter existido, porque certamente que os custos inerentes a estes são bastante superiores à anterior geração, dado o aumento de performance, e o efeito para quem vê é muito similar (é a minha opinião). Como se tem debatido, é importante cativar novos construtores para o WRC, mas também… Ler mais »
Também espero que seja a melhor solução e estou esperançado que sim. Ao contrario do que muito tem acontecido em várias disciplinas do automobilismo nos últimos anos, quando a FIA mexe faz asneira, no WRC isso não tem acontecido, pelo contrario e daí eu dizer estar esperançado que esta seja a melhor opção pelo em menos em termos de espectacularidade. Permita me discordar quando diz que esta actual geração de WRC´S não devia ter existido, obviamente que é uma geração mais “cara” que a anterior mas para além de bem mais excitante em termos visuais, e para quem segue minimamente… Ler mais »
Obrigado pela sua resposta. Os argumentos apresentados para a escolha desta motorização são válidos e assim sendo melhor porque a minha duvida relaciona-se com a desejável redução de custos. Não posso dizer que estes WRC não são verdadeiramente espetaculares, mas na minha opinião a FIA devia tomar medidas que tornassem estes carros menos agarrados ao chão o que iria obrigar a pilotar mais ao estilo dos primeiros WRC. Com isto reduzia as médias nas especiais que acho importante (sei que a generalidade dos adeptos não concorda com esta opinião) Tem toda a razão no que toca aos privados. Infelizmente os… Ler mais »
Obrigado?? Não é necessário, apenas gosto de trocar opiniões de uma forma saudável sobre a disciplina que tanto gosto. Percebo o que diz e onde quer chegar sobre retirar algum apoio aerodinâmico aos actuais WRC, mas para mim está bem assim, é não mexer sff… Privados no WRC é mentira como sabemos e quando esporadicamente lá aparece um ou outro tem sempre de alguma maneira apoio do construtor ou de algum grande patrocínio meio camuflado, pois só assim é viável a sua participação. Nos nacionais ainda menos, os R5 como diz são mais baratos de manter e muito competitivos e… Ler mais »
Ora uma boa notícia, e vai ao encontro do que já tinha dito aqui, boa decisão que foi tomada.