As melhores parcerias de sempre na F1

Por a 16 Fevereiro 2024 13:04

Rodrigo Almeida/FOTOS Arquivo AutoSport

A Fórmula 1 sempre teve grandes equipas, mas sem as muitas parcerias com construtores de motores nada seria igual. Até hoje contam-se 87 ‘motoristas’, desde a Acer, à Zakspeed, passando pelos quase desconhecidos Lea Francis, todos eles com a sua história, o seu percurso. Como sempre, alguns destacaram-se e daí nasceram algumas das parceiras mais bem sucedidas da história da F1. Vamos recordar as principais.

Dizem as estatísticas que as três construtoras de motores mais vencedoras na F1 são a Ferrari (16 títulos), Renault (12) e Ford Cosworth e Mercedes (10), com oito títulos na última década, mas o de 1998 e 2009 em parceria com a McLaren e a Brawn.

Em termos de vitórias, as coisas são um pouco diferentes. A Ferrari continua no topo, mas neste caso a Mercedes já chegou ao segundo lugar, pois foram poucas as vezes na última década que não foi um Mercedes a vencer. Depois da Mercedes, a Ford Cosworth com a Renault no quarto lugar.

Mas como as parcerias de sucesso não se ‘medem’ só em números, vamos recordar algumas das mais importantes ligações da história da F1.

McLaren Honda

Duração: 1988-1992

Títulos: 8

Vitórias: 44

Pole positions: 53

Pódios: 91

Apesar da última parceria entre ambas ter sido um desastre

(2015 a 2017), coisa de que éramos relembrados cada vez que Fernando Alonso

comunicava com a equipa (relembro o épico team radio no Grande Prémio do Japão

de 2015 em que o espanhol se referiu aos motores da marca nipónica como motores

de GP2), ainda há quem acredite que esta parceria seja a melhor de sempre entre

equipa independente e um fabricante – o que é difícil de contra argumentar – e

foi esse sucesso passado que a fez reacender, o que acabou por ser uma espécie

de segundo álbum “não tão bom” do vosso artista preferido.

Mas falando do “primeiro álbum”, ao longo de cinco anos

juntas, a aliança anglo japonesa ganhou 44 das 80 corridas em que participou e

conseguiu quatro campeonatos de construtores e quatro campeonatos de pilotos (incluindo

os três ganhos por Ayrton Senna). O melhor ano foi sem dúvida o ano de 1988

quando a McLaren ganhou 15 das 16 corridas do campeonato com Ayrton Senna e

Alain Prost ao volante do fabuloso MP4/4.

Se Ron Dennis não tivesse conseguido o acordo de fornecimento

de motores Honda que se destinava á Williams, como as coisas poderiam ter sido

bem diferentes. Mas falando em Williams…

Williams Renault

Duração: 1989 – 1997

Títulos: 9

Vitórias: 63

Pole positions: 79

Pódios: 141

De mãos vazias depois de ficarem sem o acordo da Honda, Sir Frank Williams teve de ser paciente e suportar um ano ‘miserável’ com motores Judd em 1998 até chegar a um acordo com a Renault para 1989, a primeira época dos motores naturalmente aspirados, pois novas regras tinham sido impostas no que toca ao motor que era utilizado. Com o passar dos anos esta parceria com a Renault iria tornar-se na melhor da história da Williams, com o fabricante francês – com a sua abordagem inovadora do design do motor – a tornar-se cada vez mais avançada e ‘experimental’, com os seus carros a serem dos primeiros a ter controlo de tração, suspensão ativa e ABS.

As múltiplas vitórias das primeiras três temporadas serviram de aviso do que estava para vir pois a Williams conseguiu acabar por gerar dois bicampeonatos (1992/93 e 1996/97) e um campeonato de construtores em 1994, apesar de todas as inovações presentes nos carros da Williams terem sido banidas nesse mesmo ano. A Renault, infelizmente, abandonou a F1 no fim de 1997 no seu auge depois de Jacques Villeneuve se tornar campeão com a equipa naquele ano, e deixou a Williams com uma versão não oficial dos seus poderosos motores de outrora, agora fornecidos e desenvolvidos pela Mecachrome. A partir daí a Williams nunca mais foi a mesma.

McLaren Mercedes

Duração: 1995-2014

Títulos: 4

Vitórias: 78

Pole positions: 76

Pódios: 231

Tal como a Williams, a McLaren também entrou num período difícil depois do acordo que tinha com a Honda e viu-se obrigada a utilizar motores Ford no ano de 1993, obtendo resultados superiores ao esperado (talvez fruto da magnificência de Ayrton Senna), e uma experiência frustrante com motores Peugeot em 1994. Mas como se diz em bom português, a esperança é a última a morrer, pois para 1995 a equipa de Woking conseguiu uma parceria com a Mercedes que acabaria por durar uns inimagináveis 20 anos e ajudou a definir uma era de sucesso para ambas as entidades.

A fabricante alemã já tinha alguma experiência com a Fórmula 1 daquele período através da Sauber em 1993, e com o génio de design Adrian Newey a juntar-se á equipa vindo da Williams, a McLaren estava agora pronta para o sucesso. Os resultados não foram imediatos, com oito pódios ao longo de duas temporadas, mas as peças estavam todas a encaixar quando em 1997 ganharam 3 corridas. Com o estatuto de elite recuperado, esta combinação de equipa e fabricante acabaria por ganhar 4 títulos (dois para Mika Hakkinen, um para Lewis Hamilton e um de construtores), mas na boa verdade conseguiam – e deviam – ter ganho mais, mesmo considerando a super potência que era a Ferrari entre 2000 e 2004, quando liderada por Michael Schumacher. Mas dada a longevidade da parceria, com performances consistentes ao mais alto nível (pois conseguiram 231 pódios), esta foi das melhores parcerias técnicas que a Fórmula 1 alguma vez viu.

Lotus Ford-Cosworth

Duração: 1967-1983

Títulos: 9

Vitórias: 47

Pole positions: 56

Pódios: 97

É por alguma razão que o Cosworth DFV (dual four valve, que

é uma maneira ‘fancy’ de dizer V8) ainda é considerado o melhor motor de sempre

na Fórmula 1. Potente, compacto, infinitamente afinável e (relativamente)

barato, o DFV e as suas variantes foram os motores de eleição das equipas

independentes durante mais de um quarto de século, com a McLaren, Tyrrell e

Williams a conseguirem títulos mundiais graças a este “Deus em forma de motor”.

Mas a equipa mais facilmente associada a este motor é a que o trouxe para a

Fórmula 1 em primeiro lugar, a Lotus.

Esta aliança começou depois de Colin Chapman ter proposto à

Cosworth desenhar um motor de F1 que acabaria por ser financiada pela Ford.

Chapman estava com grandes expetativas e não iria ficar desapontado, pois

quando o motor foi colocado num dos seus monolugares na terceira corrida da

temporada de 1967 na Holanda, a Lotus tinha se tornado a “bola do Manel”, pois

nunca mais ninguém a viu, com Graham Hill a conseguir a pole e o seu colega de

equipa Jim Clark a conseguir a vitória com cerca de vinte e quatro segundos de

vantagem. Foi a primeira das 47 vitórias para a parceria que durou até 1983 e

incluiu quatro títulos de pilotos e cinco títulos de construtores

Red Bull Renault

Duração: 2007-2017

Títulos: 8

Vitórias: 55

Pole positions: 58

Pódios: 147

O caso mais recente de uma excelente parceria, a Red Bull teve temporadas únicas com a Cosworth e com a Ferrari, antes de conseguir acordo com a Renault em 2007. Apesar da difícil transição da Renault para as unidades motrizes híbridas dos tempos correntes, com problemas na fiabilidade e na potência que produzia – o que acabou mesmo por pôr um fim à parceria no fim de 2018, apesar de terem o nome de Tag Heuer a partir de 2016 – a ligação também teve os seus momentos de ribalta, pois quando as coisas funcionavam bem, foi tudo um mar de rosas.

Em 2009, a Red Bull foi a única equipa capaz de dar luta à improvável Brawn GP que acabaria por ganhar ambos os títulos daquele ano, e entre 2010 e 2013, a equipa conseguiu ganhar todos os campeonatos possíveis (construtores e pilotos) graças à imbatível combinação de Sebastian Vettel, o motor fiável da Renault e o design e a excelência ‘inventiva’ de Adrian Newey, como por exemplo o difusor com gases de escape. Com esta lista pode-se facilmente concluir que se uma equipa quiser sucesso, precisa de contratar Adrian Newey dado que esteve envolvido em três das equipas mencionadas até agora.

Cooper Climax

Duração: 1957-1965

Títulos: 4

Vitórias: 14

Pole positions: 10

Pódios: 48

A Climax ajudou a revolucionar a Fórmula 1 nos anos 50, com os seus motores leves, potentes e fiáveis. Apesar da Lotus ter conseguido mais vitórias com estes motores, esta é a parceria mais importante vinda do fabricante britânico, pois foi com esta combinação com a Cooper que apareceram os primeiros monolugares de fórmula 1 modernos quando eles puseram o cavalo atrás da carroça – ou por outras palavras um carro com motor traseiro – uma fórmula ainda utilizada hoje em dia. O Cooper T43, com o seu motor de 4 cilindros com 2 litros, apareceu pela primeira vez no Grande Prémio do Mónaco de 1957 onde Jack Brabham terminou cinco  voltas atrás do líder no sexto lugar.

No entanto, no ano seguinte, esta nova abordagem à forma de fazer um carro de Fórmula 1 recebeu a aprovação de Sir Stirling Moss e Maurice Trintignant, quando ambos participaram nas corridas da Argentina e do Mónaco com os seus Cooper privados que eram mais ágeis que os concorrentes com motores maiores e montados á frente, ainda a viver no passado, no passado. Com evoluções no motor e no carro, Jack Brabham ganhou dois campeonatos consecutivos, estabelecendo a Cooper Climax firmemente na história da Fórmula 1.

McLaren TAG (Porsche)

Duração: 1984-1987

Títulos: 4

Vitórias: 25

Pole positions: 7

Pódios: 54

Quando Ron Dennis tomou posse da McLaren no início dos anos 80, conseguiu convencer a TAG – que nesta altura era um patrocinador da Williams, subindo para três o número de ‘coisas’ que Dennis tirou à Williams – a financiar um motor turbo feito pela Porsche. Feito à medida para o chassis desenhado por John Barnard, estes motores tornaram-se numa revelação quando se estrearam em 1984, com a equipa a ganhar 12 das 16 corridas e marcar mais do dobro dos pontos que a Ferrari, o seu rival mais próximo.

Este foi o ano em que Nikki Lauda ganhou o terceiro – e último – campeonato de pilotos por meio ponto a Alain Prost, mas o francês conseguiria ganhar o seu primeiro campeonato no ano seguinte em 1985, ajudando a equipa a ganhar outra vez ambos os campeonatos. As vitórias, certamente, continuariam a chegar se não fosse pelo ressurgimento da Williams naquele período. Mas falando em Williams (outra vez) …

Williams Honda

Duração: 1983-1987

Títulos: 3

Vitórias: 23

Pole positions: 19

Pódios: 47

A Williams aderiu á moda dos motores turbo em 1983 depois de ter feito um acordo com a Honda. A marca japonesa reapresentou-se na Fórmula 1 com a pouco competitiva Spirit, mas a sua unidade motriz mostrou boas performances suficientes para agradar a Williams, e mesmo com os problemas de fiabilidade ao longo da temporada de 1984, a locomotiva começou a ganhar vapor em 1985 com vitorias nas últimas três corridas desse ano. Nos dois anos seguintes, a Williams assegurou o seu domínio (que seguramente seria da McLaren se esta parceria não tivesse ganho a força que ganhou) e com ajuda de Nigel Mansell e Nelson Piquet, conseguiu um título de pilotos e dois títulos de construtores consecutivos. No entanto, nos bastidores do espetáculo as coisas não estavam a fluír tão bem, pois a Honda mostrava-se desagradada com o facto de Mansell e Piquet terem estado a roubar pontos um ao outro no decorrer da temporada de 1986, o que acabou mesmo por permitir a Alain Prost ganhar o campeonato de pilotos desse ano. Também havia suposições que a Williams também não estava muito contente com a Honda quando esta sugeriu trocar Nigel Mansell por Satoru Nakajima com o objetivo de terem um piloto número dois e assim evitar uma repetição do que aconteceu no passado, mas a equipa britânica recusou a proposta. Com esta desavença, a Honda acabou por se juntar á McLaren (obviamente, já que Ron Dennis gostava muito da Williams) e esta parceria promissora acabou por se finalizar, e ficámos a perceber que equipa e fabricante não precisam necessariamente de se “entender” para terem sucesso.

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