REVISTA SEMANAL ONLINE AUTOSPORT EXCLUSIVO #2204
Sumário
Com a paragem de todas as competições automobilísticas à volta do mundo, resultado da pandemia de COVID-19, esta semana trazemos-lhe vários interessantes trabalhos, que detalhem bem o enorme impacto que toda esta situação está a ter no mundo automobilístico.
Explicamos-lhe porque estamos no começo no que já está a ser a pior crise da história da F1 e o que que vão as equipas fazer para combater o COVID-19. Como se não bastasse, as questões políticas continuam na ordem do dia e depois do Grupo das sete equipas ter atacado a FIA e a Ferrari devido ao acordo a que ambas as entidades chegaram, ficou agora a saber-se que a Mercedes ‘saltou’ fora desse grupo, por questões políticas, já que a Daimler e o Grupo FIAT estão a trabalhar juntos numa parceria relativa a tecnologia para carros autónomos.
Mas nem tudo são má notícias na Fórmula 1, já que a Panthera Racing Asia pode tornar-se na nova equipa de F1 a breve trecho.
No Campeonato de Portugal de Ralis, falámos com os responsáveis das principais equipas que nos deram a sua visão de todo este problema.
Gil Antunes já testou o seu novo Dacia Sandero R4 e nós entrevistámo-lo. Mário Castro, navegador de Pedro Meireles, que também é piloto quando pode deu-nos a sua visão do lado esquerdo e direito do travão de mão. Do México chegou uma crónica da última prova do WRC, por Rui Soares, engenheiro da Toyota Gazoo Racing. O novo Ford Fiesta Rally4 foi anunciado e revelamos as primeiras informações. Na velocidade, o WTCR anda com alguns problemas e nós fazemos o ponto da situação. Entrevistámos Pedro Salvador que nos falou dos problemas recentes do desporto motorizado nacional. Por fim, os habituais testes Moto+ e Auto+.
A pior crise da história da Fórmula 1
Adiamentos, cancelamentos históricos, férias de verão na primavera, é assim que está a Fórmula 1 neste momento, à espera que o coronavírus desapareça e isso permita o regresso à normalidade possível. O calendário será estruturado assim que possível e o plano é realizar o máximo de corridas possível. Mas primeiro é preciso derrotar a COVID-19.
F1: Como abordam as equipas a pandemia?
O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 está parado e sem uma ideia clara de quando poderá ser iniciado, mas as equipas não estão paradas, excepto a Ferrari que fechou a sua fábrica de Maranello, o que poderá criar uma situação de desequilíbrio que, porém, poderá anulada. Entretanto, a F1 antecipou o período de paragem de verão para março e abril, alargando-o de 14 para 21 dias.
F1: Mercedes sai, Grupo dos 6 insiste…
Na sequência da polémica resultante do acordo entre a FIA e a Ferrari, e da consequente reação das sete equipas sem motor Ferrari, a Mercedes, equipa que liderou o processo da reação ao sucedido, ‘saltou fora’, deixando seis equipas entregues a si próprias. A razão é política e tem a ver com uma parceria estratégia entre a Daimler, BMW e Fiat no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma.
Fórmula 1 pode ter equipa nova em 2021
A Panthera continua a mexer para chegar à F1. Em agosto do ano passado surgiram notícias sobre uma nova equipa de Fórmula 1, mas desde então o silêncio acerca do projecto tem sido intenso. Contudo, o Autosport soube que a Panthera Team Asia continua a trabalhar para marcar presença nas grelhas de partida da categoria máxima do desporto automóvel.
Principais equipas do CPR: Lutar contra o vírus, depois contra o seu impacto…
É indesmentível que a sociedade em geral e o desporto motorizado em particular passam por momentos muito difíceis, de grande indefinição, sendo neste momento impossível saber se, quando tudo isto terminar e voltarmos à vida ‘normal’, quão ‘normal’ ela estará. Seja como for, e com toda a humanidade a lutar contra um inimigo invisível por tempo para já indeterminado, fomos saber junto dos principais protagonistas do CPR como estão a reagir a todos estes acontecimentos.
Gil Antunes fala do seu novo Dacia Sandero R4
Gil Antunes e Diogo Correia já testaram a nova máquina com que vão competir no Campeonato de Portugal de Ralis, o Dacia Sandero R4. Aproveitámos a oportunidade para saber como foi e falar do futuro.
Mário Castro, Piloto vs Co-piloto: Uma visão, dois pontos de vista…
Mário Castro goza duma situação que não é muito habitual, já que na sua vida profissional é navegador nos ralis e passa para a bacquet do lado esquerdo sempre que pode, sendo daí que vem, uma visão, dois pontos de vista. Ei-la, na primeira pessoa…
Crónica Rui Soares (Engº WRC) México caliente!
Rui Soares, Engenheiro da Toyota Gazoo Racing WRT, escreve a sua crónica no AutoSport, dando-nos a sua visão de ‘insider’ do WRC. Desta feita explica as dificuldades do Rali do México.
Ford Fiesta Rally4 vê a luz do dia
Já conhecíamos o Peugeot 208 Rally, que ainda não foi homologado, agora é a vez do novo Ford Fiesta Rally4 ser apresentado, tendo prevista data de homologação no início de abril.
Quo vadis WTCR?
Várias equipas deixaram o WTCR, a Oscaro deixou vago o lugar de patrocinador principal, Marrocos fechou a torneira, e ainda apareceu o COVID-19. Neste contexto, o Eurosport Events introduziu medidas drásticas para cortar nos custos, mas isso pode não chegar. Para onde vais WTCR?
Entrevista: Pedro Salvador espera dias difíceis e pede união
O país e o mundo vivem uma situação difícil, com o surto de Coronavírus a afetar a vida da grande maioria da população. As medidas tomadas para diminuir o ritmo de contágio foram aumentando e agora o cenário de quarentena faz parte da realidade dos portugueses. As atividades económicas estão praticamente paradas, assim como todos os eventos desportivos.
Ensaio Triumph Rocket 3 R: 2.500 cc de músculo cheios de agilidade
Pode parecer um contrassenso o achar que uma moto com um motor com 2.500cc e um binário de 221 Nm a pesar quase 300 Kg possa combinar “músculo” e agilidade. Sobretudo se pensarmos no anterior modelo, nascida em 2004, para enfrentar as “heavy cruisers “ americanas no seu próprio território, pois essa era a intenção da Triumph quando criou a sua primeira Rocket III.
Ensaio Toyota CH-R 2.0 HDF
O sucesso não é uma coisa fácil, mas a Toyota encontrou o pote de ouro no final do arco íris com o CH-R e na hora de renovar optou por escutar os clientes e os jornalistas para atacar as brechas de um conjunto de sucesso e altamente sedutor. Desenvolvido para os europeus e construído no Velho Continente, na Turquia, o Toyota C-HR é um sucesso. E este ensaio à versão 2.0 HDF mostra como a Toyota sabe como mudar no sentido certo.
Ensaio Alpine A110 S
A reencarnação do A110 Berlinetta, cinquenta e sete anos depois de ter sido lançado por Jean Rédélé, é um carro fabuloso e as pistas estão lá todas… os faróis dianteiros a liderarem uma frente mergulhante onde estão dois faróis suplementares integrados, o corpo central puxado á frente, a traseira com ancas largas e farolins a toda a largura, cavas das rodas generosas bem preenchidas, enfim, é fácil reconhecer o A110 Berlinetta neste moderno A110, ensaiado aqui na versão S mais potente,
Ensaio BMW 118d M Line
Quem diria que um BMW com tração dianteira pudesse ser tão divertido. Sim, é verdade, o 118d é um carro de tração à frente – e não é monovolume! – que assinala a mudança de paradigma da casa de Munique. Não progrediu na habitabilidade, a direção continua a necessitar de desenvolvimento, mas as diferenças para a anterior geração são significativas.