Revista Semanal Online/Autosport Exclusivo #2203
Sumário
Num fim de semana que marcou o início do adiamento ou cancelamento de quase todos os eventos motorizados, o AutoSport oferece-lhe muito e bom para ler, desde a reportagem do Rali do México, ao fim de semana negro para a Fórmula 1, os Motores parados devido à pandemia COVID-19.
O Europeu de Ralis não vai arrancar, mas já lhe apresentamos a competição. O mesmo se pode dizer para a Fórmula 2 e Fórmula 3, cujas antevisões já ficam feitas a aguardar pelo arranque das competições. O WEC/IMSA confirmamram a convergênca, e agora explicamos-lhe o que se segue. Está a categoria TCR a perder fôlego? Fique a saber mais. Gil Antunes apresentou Dacia Sandero R4 e por fim os ensaios e motos e carros.
Ensaiámos a Yamaha Tracer 700, e nos carros o Mercedes AMG GT 53 4 Matic, Ford Focus ST e o Renault ZOE ZE 40.
Um fim de semana negro para a Fórmula 1
A sucessão de acontecimentos que fomos vendo durante o fim de semana de Melbourne foi o perfeito exemplo de como não lidar com uma situação deste género. Após muita hesitação, a Fórmula 1 foi colocada em espera até, pelo menos, o fim de abril, ficando para mais tarde as decisões quanto ao recomeço. Como já se percebeu, foram cancelados/adiados os GP da Austrália, Bahrein, Vietname, que se juntaram à China, que já tinha sido adiada.
Pandemia COVID-19 afeta mundo inteiro: Motores parados
Não foi só a Fórmula 1 que ficou em ‘stand by’ até maio. Em Portugal a FPAK suspendeu toda a atividade desportiva e todas as principais competições sofreram adiamentos, cancelamentos ou suspensões
WRC, Rali do México: Sébastien Ogier estreia-se a vencer com a Toyota
Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) estrearam-se a vencer com a Toyota, que se torna na quarta marca diferente com que o francês vence ralis. Estreou-se a vencer com a Citroën (2010), fê-lo depois com a Volkswagen (2013), Ford (2017) e agora Toyota (2020). Um triunfo merecido, num rali que foi encurtado devido ao COVID-19. Segundo lugar para Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC), com Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) a completar o pódio.
Sébastien Ogier: “Não queria correr…”
Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) estrearam-se este ano a vencer com a Toyota, que desta forma se torna na quarta marca diferente com que a dupla francesa vence ralis. Estrearam-se a vencer com a Citroën (2010), fizeram-no depois com a Volkswagen (2013), Ford (2017) e agora Toyota (2020). Neste rali, não cometeram erros e venceram com alguma facilidade.
WRC, Q&A com Ott Tänak: “O carro esteve rápido e tem muito potencial”
Entrevista com Ott Tanak, segundo classificado do Rali do México
WRC, Q&A, Teemu Suninen: “os chefes estavam a pedir mais ritmo”
Entrevista com Teemu Suninen, terceiro classificado do Rali do México
Portugal em destaque num Europeu de Ralis revitalizado
Com o adiamento para setembro do Rali dos Açores, o Europeu de Ralis só deve arrancar nas Canárias – a ver vamos – mas neste momento já há muito e bom para dizer sobre a competição, que volta a ter presença portuguesa.
Fórmula 2: Quem será a próxima estrela?
A Fórmula 2 continua a oferecer emoção e grandes corridas, naquele que é o último degrau para os que sobem a escada que dá acesso à F1. Num 2020 com várias mudanças nos alinhamentos, fique a conhecer as estrelas do futuro, que sonham com um lugar no ‘Grande Circo’
Antevisão da Fórmula 3: O sonho começa aqui!
O ano de 2020 será a segunda época da Fórmula 3, depois do relançamento da competição em 2019 que veio substituir o GP3. Mas o principal não muda já que a nova F3 continua a ser mais um degrau para os jovens ambiciosos que querem chegar um dia à Fórmula 1
WEC/IMSA: CONVERGÊNCIA CONFIRMADA, O QUE SE SEGUE?
A FIA aprovou os princípios gerais da Convergência entre o WEC e o IMSA, que começarão a ser aplicados a partir de 2021.
Está a categoria TCR a perder fôlego?
À primeira vista pode parecer que sim. A decisão inesperada da Volkswagen e da Audi em parar abruptamente o lançamento dos seus novos carros para mais popular categoria de carros de Turismo da atualidade, o progressivo desaparecimento de algumas marcas, a ameaça da proeminência dos carros eléctricos e as dificuldades por qual está a passar a Taça do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCR) passam exactamente essa imagem distorcida de uma categoria que, ao contrário das aparências, não está em debacle.
Morreu Francisco Romãozinho
O desporto automóvel nacional acabou de perder mais um dos seus grandes protagonistas. Morreu Francisco Romãozinho, vencedor do Rali TAP de 69, e o primeiro piloto de ralis português a conduzir um carro oficial, um Citroën. Foi igualmente um grande gestor, é uma grande perda para o desporto automóvel nacional. Recorde a sua última entrevista ao AutoSport.
Gil Antunes apresentou Dacia Sandero R4
Aí está a grande novidade do CPR, o Dacia Sandero R4 com que Gil Antunes e Diogo Correia vai estrear em Portugal. A dupla aruilense escolheu a oficina Motrio de Loures para palco da apresentação da equipa e do novo automóvel para 2020.
Ensaio Yamaha Tracer 700: Momentos partilhados
Mais esbelta e leve graças a ciclística e estética revistas, a nova Yamaha Tracer está aí, pronta a conquistar cada vez mais adeptos num segmento em expansão
Ensaio Ford Focus ST: Como sempre… muito bom!
A tradição de modelos desportivos na Ford é lendária e os trinta modelos RS (Rallye Sport) da casa da oval azul são o maior testemunho disso mesmo. Este Ford Focus tem mais que apenas o motor em comum com o Mustang, pois a casa de Detroit escutou os consumidores e os adeptos da marca e quis mitigar as criticas no que toca ao comportamento. E com 280 CV, este Focus ST não deixa créditos por mãos alheias…
Ensaio Renault ZOE ZE 40: Um enorme passo em frente!
O renovado Zoe manteve o que tinha de melhor o citadino elétrico, corrigindo aquilo que estava menos bem no carro, tornando-o numa interessante proposta elétrica.
Ensaio Mercedes AMG GT 53 4 Matic+: Artilharia pesada!
O Mercedes AMG GT 4 portas é um carro fabuloso que existe porque a Porsche lembrou-se de fazer o Panamera e, depois, a versão “shooting brake”, sugando clientes aos modelos de topo como o CLS da Mercedes, ou a antiga Série 6 Gran Coupe. A Mercedes ofereceu-me a oportunidade de ensaiar a versão intermédia, o 53 com 435 CV. E posso vos dizer que é, mesmo, artilharia muito pesada!