E agora WRC?

Por a 16 Março 2020 08:50

Terminou o Rali do México e, se este fosse um momento ‘normal’, daqui a um mês e ‘pouco’ o WRC rumaria à Argentina, dentro de dois estaria em Portugal, e daí por diante, mas com os eventos mundiais em torno do Coronavírus (COVID-19) o promotor do WRC já anunciou que o Rali da Argentina foi adiado.

Segue-se o Rali de Portugal, que está previsto para a última semana de maio, e essa é a primeira prova que a mãe natureza pode permitir realizar-se, mas, a bem da verdade, neste momento é totalmente impossível prever o que se irá passar até lá. Tal como Carlos Barbosa já referiu em declarações ao regiao-sul.pt: “Ainda é muito cedo para se tomar uma decisão. Faltam dois meses. Aguardemos com calma e sem stress.”

Com o Vodafone Rally de Portugal marcado para o fim de semana de 21 a 24 de maio, vamos todos ter que esperar pelo evoluir da situação do

coronavírus e daqui a duas, três semanas, já haverá mais dados para começar a traçar cenários.

Até lá seria pura especulação. As medidas que estão a ser tomadas em Portugal são as certas, mas o que não sabemos é como irá evoluir a percentagem de casos suspeitos que se tornam confirmados. Só resta mesmo esperar. E fazer o que nos aconselham. Ou mandam.

Depois do Rali de Portugal está agendado o Rali da Sardenha, e neste contexto, mesmo que muita coisa mude em Itália, a situação é grave demais para sequer se pensar em desporto. É verdade que Sardenha é uma ilha, mas tudo (ou quase) lá chega através do continente.

Segue-se o Safari mês e meio depois e aí, mais do que o coronavírus, parecem ser as dificuldades locais a colocar entraves à prova.

Já há quem fale numa possível troca do Safari com o adiado Rali da Argentina, mas para já é cedo para se saber mais.

Sendo verdade que nos estamos a preocupar com o calendário do WRC, se nos mantivermos na disciplina a questão é muito mais profunda já que, sem sabermos como vai evoluir a questão do coronavírus, tudo o resto não é possível projetar.

Pense-se, por exemplo, nos ‘Customer Racing’ dos Construtores. Que carros vai vender a Citroën, Ford, Hyundai e Skoda durante os próximos tempos? Quem vai comprar carros? Para correr onde? Claro que se este susto durar pouco, tudo bem, melhor ou pior as coisas endireitam-se um pouco

por todo o lado, mas a indústria vai sofrer como vão sofrer todas as outras, pois tudo está absolutamente interligado.

Portanto, nem sequer vale a pena estarmos a lamentar o que se pode passar no desporto motorizado, esta é uma ‘guerra’ global que estamos todos a travar contra um vírus que, já sabemos, não vai durar para sempre, mas se não o vencermos rapidamente vamos ficar de ‘baixa’ algum tempo…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado