Campeonato de Portugal de Karting/Leiria: Finais emocionantes
A primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA arrancou com corridas bastantes emotivas no Kartódromo Internacional de Leiria, sobretudo nas categorias X30 Sénior e na Juvenil.
Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
A jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA reuniu, no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML), 65 pilotos, distribuídos por seis categorias distintas. A X30 Sénior foi a mais concorrida com 22 participantes e a Juvenil também apresentou um bom plantel de 17 pilotos.
No que diz respeito à categoria Iniciação, Francisco Correia (FA) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, completando a melhor volta em 1m12,001s aos 1006 metros do traçado leiriense. O piloto de Braga venceu depois a primeira manga de qualificação, enquanto na segunda impôs-se Xavier Lázaro (Birel). Na Pré-Final e na Final, Francisco Correia al voltou a triunfar, tendo Xavier Lázaro sido o segundo classificado, na frente de Francisco Iglésias (Parolin), Leonor Rocha (Parolin) e do ‘rookie’ Duarte Vaz (Parolin), de apenas 5 anos de idade, que fechou o top-5.
Martim Meneses domina na Cadete 4T
Martim Meneses (Topkart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da nova categoria Cadete 4T, completando a melhor volta em 55,702s aos 1.006 metros da pista leiriense. O jovem madeirense venceu depois as duas mangas de qualificação, assim como a Pré-Final. Na Final, disputada em 12 voltas, o piloto madeirense voltou a exercer um domínio absoluto e terminou com larga vantagem sobre Guilherme Morgado (EKR), que depois de já ter subido ao pódio no Open de Portugal em Leiria, foi agora o mais direto adversário de Martim Meneses na abertura do CPK. Tomás Fernandes (Praga) não terminou muito longe do jovem piloto de Loures e começou o campeonato com um terceiro lugar, cortando a meta na frente de Francisco Oliveira (EKR) e Lourenço Rocha (Sodikart).
Pedro Cachada vence na Juvenil
Santiago Alves (Birel ART) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria Juvenil, completando a melhor volta em 49,617s aos 1006 metros do traçado leiriense. Na primeira manga de qualificação, o piloto da Escola de Karting do Oeste liderou de princípio a fim e na segunda volta a vencer, assim como na Pré-Final.
Na Final, disputada em 16 voltas, Santiago Alves partiu novamente da pole-position e liderou até à quinta volta, altura em que Noah Monteiro (FA) passou para o comando, sendo perseguido por Santiago Alves, Pedro Cachada (Birel ART), Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Tiago Lima (EKR).
Mas logo na volta seguinte foi a vez de Pedro Cachada assumir a primeira posição e não mais a largar até final, numa corrida bem emotiva, com Noah Monteiro – que rubricou a volta mais rápida em 49,336s – a terminar imediatamente a seguir, enquanto Santiago Alves e Tiago Lima cruzaram a meta muito próximos, nas terceira e quarta posições, respetivamente.
Rodrigo Vilaça fechou o top-5 de forma tranquila, assim como Manuel dos Santos (Parolin) e Martim Marques (Charles Leclerc) que asseguraram desde o início as sexta e sétima posições, respetivamente. Tomás Gomes garantiu um positivo oitavo lugar, na frente da espanhola Yllenia Sendon (CRG) e de Gustavo Silva (Birel ART), que encerrou o top-10, numa corrida disputada por 17 pilotos.
Duarte Pinto Coelho Impõe-se na Júnior
Duarte Pinto Coelho (Charles Leclerc) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria Júnior, completando a melhor volta em 47,022s, tendo depois triunfado quer nas duas mangas de qualificação quer na Pré-Final.
Na Final, disputada em 18 voltas, Duarte Pinto Coelho confirmou o favoritismo, mas teve desta vez forte oposição de Rodrigo Testa (Kart Republic), que chegou a rodar bem próximo do piloto lisboeta. Depois da conquista do Open de Portugal, há duas semanas, também em Leria, Duarte Pinto Coelho começou igualmente o Campeonato de Portugal de Karting KIA da melhor forma, vencendo na frente de Rodrigo Testa e de Diogo Martins (Tonykart), que fez uma boa recuperação desde o quinto lugar.
A estreia do sul-coreano Kim Junho (DR) em Portugal saldou-se com um quarto lugar, enquanto Tomás Martins (DR) garantiu o top-5, na frente de Francisco Costa (Parolin) e de José Pinheiro (Parolin), este penalizado em cinco segundos devido a danos na carenagem frontal do seu kart.
Miguel Silva vence na X30 Sénior
Luís Alves (Kart Republic)) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria X30 Sénior, completando a melhor volta em 45,372s. Na primeira manga de qualificação, o piloto de Guimarães impôs um andamento muito forte e liderou de princípio a fim, nunca vendo ameaçada a vitória. Na segunda manga, foi a vez de triunfar Miguel Silva (Parolin).
Na Pré-Final, Luís Alves largou da pole-position e teve Miguel Silva a seu lado na primeira linha grelha, com Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e Frederico Peters (Tonykart) a partirem logo atrás. Ao longo das 16 voltas da Pré-Final, Luís Alves esteve sempre na frente do pelotão e acumulou nova vitória, enquanto Frederico Peters conseguiu subir ao segundo lugar à passagem da quarta volta e depois manteve-se sempre nessa posição. Manuel Silva (Kart Republic), que duas semanas antes tinha conquistado o Open de Portugal em Leiria, subiu até ao terceiro lugar na Pré-Final, terminando na frente de Miguel Silva e Tomás Caixeirinho. Seguiu-se o espanhol Alvaro Montenegro (Tonykart), que cortou a meta logo na frente de Santiago Ribeiro (Birel ART), embora este tenha descido ao 12.º lugar final devido a uma penalização por danos na carenagem frontal do seu kart.
A Final, disputada em 18 voltas, foi uma das corridas mais emocionantes do fim de semana leiriense, com cinco pilotos a discutirem a vitória na última volta e a cortarem a meta separados por 0,7s.
Luís Alves era o líder do pelotão à entrada para a derradeira volta, mas Miguel Silva conseguiu superar o vimaranense e obteve assim a vitória na corrida decisiva. Luís Alves ficou muito perto do triunfo e terminou logo na frente de Manuel Silva, que assim voltou a subir ao pódio de Leiria. Santiago Ribeiro protagonizou uma excelente recuperação de oito posições desde o 12.º lugar na grelha, mas foi novamente penalizado por danos na carenagem do seu kart e terminou no 5.º posto, logo atrás de Frederico Peters, que subiu ao 4.º posto depois da penalização de Luís Leão (danos na carenagem), autor da volta mais rápida da corrida (45,377s).
Henrique Cruz (Kart Republic) fechou o fim de semana com um sétimo lugar na Final, na frente do holandês Jesse Doorgest (Tonykart) e dos espanhóis Alvaro Montenegro e Christian Dominguez (Birel ART), que completaram o top-10.
Destaque final para Luís Caetano (Charles Leclerc) que apesar de ter sido obrigado a largar da 22.ª posição na Final, conseguiu recuperar até ao 11.º lugar.
Rodrigo Ferreira triunfa na X30 Super Shifter
Hugo Marreiros (DR) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria X30 Super Shifter, completando a melhor volta em 44,424s. Rodrigo Ferreira (Praga) venceu as duas mangas de qualificação à geral e na Sénior, pelo que largou da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Hugo Marreiros (DR) – vencedor na Master – na grelha de partida, enquanto da segunda linha partiram André Serafim (Intrepid) e Vasco Lázaro (Kart Republic).
Na Pré-Final, disputada em 13 voltas, Rodrigo Ferreira bateu toda a concorrência à geral e na Sénior, na frente de Hugo Marreiros (1.º na Master), enquanto André Serafim e Vasco Lázaro (os 2.º e 3.º Masters) terminaram nas posições seguintes e o ‘rookie’ Filipe Rodrigues (2.º Sénior) encerrou o top-5.
Fábio Mota (Sodikart) recuperou até ao sexto lugar (4.º Master), seguindo-se Márcio Moreira (Sodikart) – 5.º Master – e o estreante Joaquim Ribeiro (Tonykart), 3.º Sénior. Paulo Martins (Charles Leclerc) foi forçado a abandonar à passagem da sétima volta.
Na Final, disputada em 16 voltas, Rodrigo Ferreira partiu da pole-position e com um andamento forte garantiu o lugar mais alto do pódio quer à geral quer na Sénior, com a volta mais rápida em 44,391s.
Hugo Marreiros terminou na segunda posição com uma desvantagem de apenas 0,284s para o piloto do Porto e venceu entre os Masters. André Serafim (2.º Master) e Filipe Rodrigues (2.º Sénior) foram uns tranquilos terceiro e quarto classificados, respetivamente, tendo Vasco Lázaro fechado o top-5 e garantido o terceiro lugar do pódio na categoria Master.
O duelo pela sexta posição entre o ‘rookie’ Joaquim Ribeiro (Sénior) e Paulo Martins (Master) foi igualmente interessante com o último a levar a melhor, tendo Márcio Moreira terminado na oitava posição, enquanto Fábio Mota foi forçado a abandonar à passagem da 12.ª volta.
A segunda prova está agendada para 4 e 5 de abril e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM).
Perspetiva-se um ótimo campeonato
João Rito, diretor para o Karting na FPAK, estava no final da jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA, muito satisfeito como o desenrolar do fim de semana em Leiria, prevendo, por isso mesmo, que a época 2020 vai ser bastante interessante e explica porquê: “Estou muito satisfeito pela forma como decorreu esta primeira prova, porque foi muito competitiva e não existiram problemas quer a nível técnico quer a nível disciplinar. E, por falar em disciplina, sublinho o ‘fair-play’ do piloto Hugo Marreiros que correu ainda debilitado fisicamente, devido a um acidente que teve nos treinos do Open, há duas semanas, também aqui em Leiria. Ele ‘levantou o pé’ na segunda manga de qualificação da categoria X30 Super Shifter para o Rodrigo Ferreira ganhar, pois o Rodrigo também abrandou nas primeiras voltas pensando que o Hugo tinha tido um problema. Foi um bonito gesto do Hugo Marreiros, assim como do Rodrigo que se mostrou preocupado com um dos seus adversários. Aliás, foi o Rodrigo que foi em auxílio do Hugo quando ele teve o acidente há duas semanas”.
Entretanto, João
Rito também nos respondeu sobre algumas discrepâncias de andamento nas
categorias Iniciação e Cadete 4T: “Os motores são sorteados na Iniciação, mas
podem ser trocados uma vez. É uma categoria que, como o próprio nome indica é
de Iniciação e é natural que existam diferenças de andamento. Quanto à nova
categoria Cadete 4T, foi precisamente criada para uma faixa etária dos 8 aos 10
anos, em que os karts não atingissem velocidades tão elevadas como a Cadete do
ano passado. Assim, esta categoria Cadete 4T é a mais adequada para quem sai da
Iniciação, pois a diferença de andamento de um kart da Iniciação para um kart
da Cadete era muito elevada. Quanto ao facto das diferenças de andamento serem por
vezes significativas, também depende dos pilotos e esta categoria 4T também é
praticamente de iniciação ao Karting. Depois, quando estiverem melhor
preparados, já têm a categoria Juvenil, onde o nível é, naturalmente,
superior”.