Karting – Campeonato de Portugal de Karting KIA: Leiria abre hostilidades
A corrida aos tão ambicionados títulos de campeões nacionais de Karting 2020, arranca já no próximo fim de semana, com a realização da primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML).
Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
À semelhança das épocas anteriores, o Campeonato de Portugal de Karting KIA contempla as categorias Iniciação, Juvenil, Júnior, X30 e X30 Super Shifter (que inclui as classes Sénior, Master e Gentleman) e a nova categoria Cadete 4T, pelo que após o primeiro fim de semana de setembro, para o qual está agendada a quinta e última jornada que se realizará no Kartódromo de Baltar, serão atribuídos nove títulos de campeões nacionais de Karting.
Principais novidades
Como principal novidade face a 2019, regista-se a introdução da nova categoria Cadete 4T, com motores Tillotson, sendo o chassis de escolha livre, enquanto nas restantes categorias os Karts estarão equipados com os propulsores Iame, à exceção da categoria Iniciação que, como habitualmente, recorre aos motores Honda.
Outra novidade para esta época instituída pela FPAK, igualmente muito importante, é a atribuição do Prémio ‘Cartão Branco’, não só no Karting, mas em todas as disciplinas do desporto motorizado ao abrigo da FPAK. Mas no que diz respeito ao Karting, está iniciativa reveste-se ainda de maior importância, já que é a disciplina de introdução ao desporto automóvel e valores como o ‘Fair-Play’ devem ser dos primeiros a serem incutidos – por todos os intervenientes – aos jovens pilotos. Assim, o Diretor de Prova, poderá ou não, no final de cada evento, decidir atribuir o ‘Cartão Branco’ (prémio em acrílico) a um piloto que se tenha destacado pelas suas atitudes de respeito e camaradagem para com os adversários, organizações, público, entre outros. “O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a FPAK”, pode ler-se no regulamento desportivo.
Vários candidatos aos títulos
Há duas cerca de duas semanas, precisamente no Kartódromo Internacional de Leiria, disputou-se o Open de Portugal de Karting, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Esta competição, para além de já ter atribuído os primeiros títulos de 2020, foi igualmente importante para pilotos e equipas, tendo em conta que no próximo fim de semana tem início o Campeonato de Portugal de Karting KIA.
Na categoria Iniciação, Francisco Correia foi o mais rápido nos treinos e partilhou as vitórias nas mangas de qualificação com Xavier Lázaro (Birel). Na Pré-Final, Francisco Correia venceu e Xavier Lázaro foi segundo, Francisco Iglésias (Parolin) e a estreante Leonor Rocha (Parolin) terminaram nas terceira e quarta posições, respetivamente.
Na nova categoria Cadete 4T, Afonso Silva – que disputou o Open de Portugal de Karting como prémio atribuído pela FPAK, após a conquista do Troféu de Karting da Madeira – foi o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as duas mangas de qualificação, a Pré-Final e a Final. O jovem piloto madeirense conquistou assim, de forma perfeita, o primeiro título da época, enquanto Guilherme Morgado, Lourenço Rocha, Tomás Fernandes e Francisco Oliveira fecharam, por esta ordem, o top-5.
Na categoria Juvenil, Santiago Alves foi o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as duas mangas de qualificação e a Pré-Final. Na Final, triunfou Noah Monteiro, Santiago Alves, Diogo Castro, Pedro Cachada e Tomás Gomes, completaram, respetivamente, o top-5.
Na categoria Júnior, Duarte Pinto Coelho foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados e venceu as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final, triunfou João Miguel Oliveira, mas na corrida decisiva Duarte Pinto Coelho voltou a ser mais forte, tendo João Miguel Oliveira, Matilde Magalhães, Diogo Martins (Tonykart) e Frederico Pinto Coelho encerrado, por esta ordem, o top-5.
Na categoria X30, Santiago Ribeiro foi o mais rápido nos treinos cronometrados, mas depois foi Manuel Silva a impor-se nas duas mangas de qualificação, assim como na Pré-Final e na Final, qual Pedro Perino e Mariana Machado completaram o pódio. Tomás Guedes garantiu o quarto lugar e o espanhol Alvaro Montenegro assegurou aquinta posição.
Na categoria X30 Super Shifter, Rodrigo Ferreira foi o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as duas mangas de qualificação, Pré-Final e a Final quer à geral quer na categoria Sénior. Ricardo Borges foi segundo classificado à geral e na Sénior, enquanto André Serafim terminou na terceira posição e venceu a categoria Master, na qual Fábio Mota e Paulo Martins completaram o pódio, seguindo-se Márcio Moreira, enquanto Vasco Lázaro foi forçado a abandonar.
Contudo, convém sublinhar, que na primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA vão estar outros pilotos que são favoritos aos diferentes títulos, mas optaram por não disputar o Open de Portugal.
Programa Desportivo
Quanto ao programa desportivo para o próximo fim de semana em Leiria, todas as categorias irão realizar uma sessão de treinos livres e outra de treinos cronometrados no sábado de manhã, enquanto à tarde, entre as 14h00 e as 16h45, todos os pilotos vão disputar duas mangas de qualificação. Para domingo, entre as 10h30 e as 11h45, estão agendadas as Pré-Finais, enquanto as Finais serão disputadas entre as 13h40 e as 14h55, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 15h30.
Calendário
1.ª prova – 07 e 08 de março, em Leiria
2.ª prova – 04 e 05 de abril, em Viana do Castelo
3.ª prova – 02 e 03 de maio, em Portimão
4.ª prova – 13 e 14 de junho, em Braga
4.ª prova – 05 e 06 de setembro, em Baltar