Fórmula E revelou o Gen 2 Evo
Por José Luís Abreu
A Fórmula E revelou imagens do novo monolugar para a temporada de 2020-21, o Gen 2 Evo, e há diversas mudanças cosméticas importantes. A terceira geração está prevista estrear-se em 2022-23.
A Fórmula E revelou o seu Gen 2 Evo, monolugar com que vai competir nas duas próximas temporadas da competição elétrica, e este apresenta uma série de mudanças cosméticas bem vincadas face ao design atual.
O aspeto mais evidente face ao carro atual tem a ver com o facto das rodas, tanto dianteiras como traseiras, se apresentarem descobertas. Em termos gerais, o novo monolugar tem agora bem menos ‘chapa’ à volta do chassis.
A asa traseira é muito mais simples, e ‘converge’ para dentro, mas são duas peças separadas, e não cobrem as rodas traseiras ao contrário do que sucede com o carro de 2019-2020.
A asa dianteira tem um novo perfil, não é muito diferente na zona que ‘agarra’ o nariz do carro, mas deixa as rodas totalmente destapadas. Tudo isto, juntamente com as alterações na carroçaria, por exemplo no novo perfil da zona lateral atrás das rodas dianteiras, (sidepods) e o ‘bargeboard’, foram pensadas não só por uma questão de design, mas também para apresentarem um design mais punitivo, tornando os carros mais propensos a danos, passando a haver mais a perder para os pilotos mais agressivos e propensos a contactos em pista.
Passa a haver também o uso da barbatana de tubarão, que os fãs de F1 estão habituados a ver. As regras continuarão a permitir que as equipas projetem e desenvolvam os seus próprios componentes elétricos, bem como peças para a unidade motriz.
“O Gen 2 já se destaca como um dos carros de corrida mais impressionantes. O Gen 2 Evo é uma evolução do design”, começou por dizer Alejandro Agag, CEO da Fórmula E: “Como fizemos com o carro de primeira geração, o Gen 2 Evo recebeu uma carroçaria com perfil repensado para o tornar mais elegante e ágil. Este carro ficará para sempre nos livros de história como o primeiro a disputar o Mundial de Fórmula E FIA. Gostaria ainda de agradecer ao presidente da FIA, Jean Todt e à sua equipa por tornar esta evolução possível . O design futurista mostra mais uma vez a Fórmula E como a categoria de inovação em avanços tecnológicos e aparência.“
“A competição está apenas na sua sexta temporada, mas a tecnologia já percorreu um longo caminho e pode beneficiar todos os condutores na estrada. É esta abordagem progressiva que tem contribuído para o aumento da competitividade do campeonato, que continua de vento em popa, e está a preparar o caminho para o futuro da mobilidade urbana sustentável”, disse o presidente da FIA, Jean Todt.
O Gen2 EVO da Formula E fará a sua estreia pública no stand da FIA no Salão Automóvel Internacional de Genebra, no dia 3 de Março.