FOMOS SABER TUDO SOBRE A THE RACING FACTORY

Por a 3 Fevereiro 2020 18:36

O AutoSport teve oportunidade de conhecer, ao detalhe, as ambições da jovem equipa liderada por Aloísio Monteiro que promete dar que falar, desportivamente e não só, na temporada que tem início já no próximo fim-de-semana, com a realização da Baja TT Vindimas do Alentejo.

Depois de termos acompanhado a participação de Aloísio Monteiro em agosto de 2019, no Rally do Barum, na Rep. Checa, não tínhamos dúvidas sobre a enorme vontade e qualidade por detrás de uma equipa liderada pelo piloto e empresário do Porto. Ainda assim, depois da inauguração oficial das instalações da The Racing Factory, em S. Paio de Oleiros, não nos restam grandes dúvidas: o futuro do motorsport em Portugal está assegurado e, em parte, passará também pela The Racing Factory.

Corria o ano de 2018 quando, numa conversa informal, Aloísio Monteiro e Fábio Vasques alinharam ideias para uma estrutura ligada ao motorsport. Ainda sem grandes planos definidos sobre localização e objetivos da equipa, decidiram convidar Justino Reis para um projeto ainda sem nome. “Quando eu e o Fábio conversámos sobre este tema pela primeira vez, sabíamos que para termos mais hipóteses de sucesso, teríamos de convidar o Justino para se juntar ao grupo de fundadores da agora, The Racing Factory.

Só com a experiência do Justino aliada às competências de Marketing e Comunicação do Fábio, conseguimos chegar ao dia da inauguração com vitórias no palmarés e uma comunicação acima da média”, começou por referir Aloísio Monteiro, CEO da The Racing Factory. Da primeira conversa informal até aos dias que correm, ‘muita água correu sob um moinho’ que, a cada dia que passa, se mostra mais produtivo e capaz de lidar com as necessidades impostas no mundo do desporto automóvel atual.

“A nossa forte relação com a Skoda Motorsport possibilita que tenhamos sido, por exemplo, uma das primeiras equipas a receber o Skoda Fabia R5 Evo. Esta ligação dá-nos a possibilidade de dar aos pilotos que correm com a The Racing Factory condições para conseguir atingir os seus objetivos. Foi também por isso que o Armindo Araújo (Campeonato Nacional de Ralis), o Miguel Nunes (Campeonato de Ralis da Madeira) e o Juan Carlos Alonso (FIA ERC) preferiram a nossa estrutura. Relações de confiança como esta não se criam de um dia para o outro e é necessário investir muitas horas em reuniões e negociações para que tudo chegue a bom porto e a The Racing Factory continue a crescer de forma sustentada”, explicou Aloísio Monteiro que também manterá, enquanto piloto, um programa ativo no Campeonato da Europa de Ralis, aos comandos de um Skoda Fabia R5 Evo.

Se em termos organizacionais a estrutura de S. Paio de Oleiros se mostra bem alicerçada, as suas instalações inauguradas em meados de janeiro são sem dúvida uma obra prima que Aloísio Monteiro assume “refletir a sua imagem enquanto empresário” uma vez que foram construídas propositadamente para acolher a equipa. “Para mim, para o Aloísio e para o Fábio, as instalações tinham de ser de nível mundial. Tinham de surpreender quem nos visitasse e tirar, logo à partida, as eventuais dúvidas que ainda subsistissem. Conseguimos de forma organizada construir uma “casa” profissional e prática onde tantos os clientes como os nossos colaboradores se sintam bem. Para manter este espaço organizado é necessária muita disciplina e os nossos funcionários, sabem que para trabalhar na The Racing Factory vão ter de manter um padrão de exigência acima da média. Só assim podemos vir a ser uma das melhores equipas no panorama nacional e internacional”, explicou Justino Reis, responsável pelas operações gerais e gestão de clientes.

Num mundo cada vez mais digital e em que a presença nas redes sociais e restantes media é fundamental, a The Racing Factory não descurou o poder da imagem, tendo nesta área uma equipa cada vez mais profissional para ajudar a marca e os seus pilotos a comunicar de forma mais profissional.

“O Marketing e Comunicação foi, é e será uma das nossas maiores apostas. Com recurso a capital humano especializado, criámos uma equipa de design e gestão de redes sociais que nos permite estar a par do que de melhor se faz no desporto automóvel a nível mundial. Esta é uma área em que nunca podemos achar que já sabemos tudo pois, todos os dias, o nosso público alvo salta de plataforma em plataforma e se queremos atingir os nossos objetivos temos de comunicar de forma segmentada e assertiva. Até agora penso que temos atingido os objetivos e o maior desafio para o futuro é manter esta toada positiva e que todos conheçam a The Racing Factory não só pelos resultados desportivos, mas também pela forma como comunica com o seu público”, disse ao Autosport, Fábio Vasques.

NOVAS INSTALAÇÕES PARA A VELOCIDADE ATÉ 2025

Aloísio Monteiro mostrou-se uma pessoa muito pragmática e assertiva quando questionado sobre o projeto da The Racing Factory a médio-longo prazo. A sua experiência internacional enquanto empresário vem ao de cima quando se trata de programar e planear o trabalho futuro e, aliado a outros fatores, esta pode ser a chave para o sucesso da equipa. Junto às atuais instalações, nascerá até 2025 um novo edifício dedicado a outra das vertentes das competição automóvel: a velocidade. “Temos o projeto sustentado e sabemos que, para crescer, teremos de dar o salto para a Velocidade, em especial para os GT. Para tal iremos construir um novo edifício, de frente para as atuais instalações que nos permitirá dar resposta a outro tipo de exigências das maiores e mais importantes marcas. As nossas ideias estão bem consolidadas e o projeto é para concretizar assim que os nossos programas nos ralis completem a sua fase de afirmação.”, garantiu o CEO da The Racing Factory.

Se dúvidas restassem sobre a forma de trabalhar e implementar as ideias, as imagens da maquete que nos foi fornecida pela The Racing Factory dissipam-nas. A imagem reflete o futuro da equipa e o Autosport estará atento a todos os desenvolvimentos, por forma a dar aos leitores, em primeira mão, todas as novidades sobre esta nova vertente da equipa nortenha.

2020 O ANO DA AFIRMAÇÃO

Se 2019 foi um ano de estreia positivo, a equipa da The Racing Factory está muito confiante para 2020, que se espera ser de afirmação da estrutura de São Paio de Oleiros. “Com mais clientes, mais viaturas e estando presentes em mais campeonatos, não podemos facilitar nos detalhes. Vamos ter que estar ao mais alto nível de profissionalismo nas mais variadas frentes até porque os nossos pilotos são tão ou mais ambiciosos do que nós!”, começou por dizer Justino Reis. No Campeonato de Portugal de Ralis está certo que Armindo Araújo será a grande aposta da The Racing Factory, sendo que, esta poderá não ser a única. “O Armindo Araújo já foi cinco vezes Campeão Nacional de Ralis e isso vai ajudar-nos muito ao longo da temporada, uma vez que a partilha de experiência que vamos ter é fundamental para o crescimento deste projeto. Os objetivos são claros, mas só o vamos conseguir se estivermos ao melhor nível. Pontualmente, no CPR, estaremos presentes com outros pilotos e projectos fortes, nas mais diversas categorias, como será o caso do Pedro Almeida”, explicou o responsável da TRF.

Ainda no que toca a provas disputadas exclusivamente em território nacional, a aposta no Campeonato Nacional de Todo-Terreno em SSV é para manter. Pedro Ferreira anunciou na passada sexta-feira que irá competir em provas pontuais com a The Racing Factory na presente temporada, aos comandos de um Can-Am. Mas as novidades não se ficam por aqui: “O Pedro Ferreira é sem dúvida mais um excelente upgrade neste plantel de pilotos da The Racing Factory. Ao Pedro, juntarse-ão outros nomes muito apelativos que irão colocar ainda mais foco sobre a nossa equipa”, garante. Ainda no que concerne a competições

nacionais, a equipa estará presente no Campeonato Regional da Madeira, com Miguel Nunes aos comandos de um Skoda Fabia R5 Evo, enquanto que no Campeonato Regional dos Açores a equipa anunciará em breve um programa desportivo com um piloto jovem que decidiu continuar a sua carreia ao lado da The Racing Factory.

Internacionalmente, o objetivo da equipa é consolidar as suas presenças na Peugeot Rally Cup Ibérica e no Campeonato da Europa de Ralis. Para tal, tem já quatro confirmações para o FIA ERC e um possível candidato ao título na competição ibérica: “Estamos muito contentes e confiantes com a opção do Pedro Almeida de correr pela The Racing Factory e desenvolver uma estratégia diferente na sua carreira, em que irá disputar um número alargado de provas de diversos campeonatos, incluindo a Peugeot Rally Cup Ibérica e algumas provas internacionais. Para além do Pedro, um outro piloto muito jovem irá disputar connosco a competição da Peugeot e isso vem realmente de encontro a algo que iremos sempre tentar apoiar, o desenvolvimento de novos pilotos. No FIA ERC, teremos quatro pilotos inscritos em participações pontuais, e por isso teremos provas para dar assistência entre 2 a 3 carros o que permitirá que a nossa

equipa consolide a presença neste importante campeonato. Desta forma penso que iremos, com toda a certeza, consolidar os nossos programas nestas competições e levar o nome e a imagem da equipa e de Portugal mais longe.”

INÍCIO AUSPICIOSO GARANTIU PRIMEIROS RESULTADOS

A The Racing Factory entrou em 2019 a vencer e esse início auspicioso deu o mote para uma temporada com mais recordações positivas do que negativas. O XXVI Raide TT de Góis, ainda no decorrer do mês de fevereiro, marcou o arranque da época no que toca ao Todo-Terreno e foi aí que, a parceria da The Racing Factory com a Speedfreak deu os primeiros resultados. Vítor Santos venceu a prova e deu à equipa de São Paio de Oleiros a sua primeira vitória oficial. Neste evento, bem como ao longo da temporada, a equipa contou com dois pilotos brasileiros que deram os seus primeiros passos no TT Nacional. Falamos de Cristiano Batista e Aristides Mafra Junior que mostraram muita qualidade ao longo da temporada. Lourenço Rosa e Aloísio Monteiro também fizeram alguns quilómetros aos comandos dos Can-Am Maverick da The Racing Factory nesta temporada. No final da temporada, a The Racing Factory sagrou-se vencedora, por equipas, do Campeonato Nacional de Todo-Terreno.

Na Peugeot Rally Cup Iberica, Pedro Antunes esteve a bom nível apesar de ter sempre como primeiro foco a sua participação no Campeonato da Europa de Ralis que, devido a alguma falta de conhecimento das provas, acabou por não correr como todos esperavam. Ainda assim, destaque para o bom terceiro lugar alcançado pelo piloto torrense no ERC3 Junior no Rallye das Canarias e ainda a vitória no Rallye Serras de Fafe 2019, nas contas da Peugeot Rally Cup Iberica. Ainda no Europeu de Ralis, Aloísio Monteiro conseguiu recuperações dignas de registo em todas as provas, conseguindo alguns resultados positivos.

Ainda assim o destaque vai para o Barum Rally, na Rep. Checa, onde o piloto e CEO da The Racing Factory teve a oportunidade de estrear o Skoda Fabia R5 Evo, que agora domina o panorama dos ralis na sua categoria. Aloísio Monteiro e Pedro Antunes formaram ainda a FPAK Portugal ERC Team, onde representaram Portugal no Campeonato da Europa de Ralis e contribuíram para a 3ª posição final, entre várias ‘seleções’ europeias.

Com a dupla Miguel Nunes/João Paulo, a equipa assegurou a vitória no Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos, prova pontuável para o Campeonato de Ralis da Madeira. A equipa apoiou ainda Luís Rego Jr, na conquista do Campeonato de Ralis dos Açores. A temporada terminou com a presença da The Racing Factory nas 24 Horas TT de Fronteira, nas 4 horas SSV, onde Vítor Santos voltou a ser elemento em destaque, subindo ao pódio final da prova organizada pelo Automóvel Club Portugal.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado