Chegaram os TCL, Touring Car Lite…

Tal como já fez para os ralis, a célebre pirâmide chega agora à velocidade.
A FIA revelou hoje as especificações gerais da nova categoria Touring Car Lite (TCL) que pretende implantar em 2020.
A ideia passa por criar uma base para a pirâmide de carros de turismo, para serem utilizados nas competições nacionais e regionais, permitindo dessa forma que exista um degrau anterior ao topo dessa pirâmide, que hoje são os TCR do WTCR ou TCR Series.
Ao contrário dos TCR, os TCL terão como base o segmento B, portanto carros como o Ford Fiesta, Skoda Fabia, Hyundai i20, Renault Clio, da Cup, carros que são elegíveis para esta nova categoria, com poucas modificações.
Os carros terão motores turbo até 1.333 cc, e uma potência máxima de 200 cv, para tração dianteira.
Boa parte das especificações serão partilhadas com os regulamentos dos ralis, R1/R2, de modo a que os construtores possam fazer carros-base para as duas disciplinas, com as vantagens em termos de custos de desenvolvimento que isso acarreta. Claro que ralis e velocidade são ‘coisas’ muito diferentes, mas a ideia é que existindo a ‘base’ será mais fácil enveredar por um caminho ou outro, leia-se pistas ou ralis.
O objetivo passa por ter um carro de turismos acessível, que pode muito bem ser a ‘salvação’ para algumas competições nacionais que passam por alguns problemas. O detalhe dos regulamentos será publicado em breve pela FIA.
Touring Car Lite
Carros elegíveis: Carros do Segmento B, 3 a 5 portas
Produção em massa: Baseado em modelos com mais de 5.000 unidades de produção
Peso mínimo: 1.000 kg
Comprimento total máximo: 4.200 mm
Largura total máxima: 1.950 mm
Distância máxima entre eixos: 2.600 mm
Motor: gasolina turbo até 1333 cc
Potência máxima: 200 cv
Tração às rodas dianteiras
Poucas modificações serão necessárias ao carro-base, de produção: Carroçaria e modificações aerodinâmicas (asa traseira, splitter, etc.)
ECU: Unidade específica com gestão máxima de Power Boost ou ECU único
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI