F1: Que esperar de Valtteri Bottas para 2020?

Por a 3 Dezembro 2019 16:15

Acabou a época 2019 e é tempo de fazer alguns balanços e colocar algumas questões sobre o que poderá ser 2020. Valtteri Bottas foi um dos destaques do arranque da época, mas aos poucos foi desaparecendo das lutas importantes e perdendo protagonismo.

Não foi o Bottas que nos foi prometido no início da época nem tão pouco o Bottas capaz de se intrometer verdadeiramente na luta pelo título. Estatisticamente, foi o melhor ano do finlandês com 4 vitórias, cinco poles e 15 pódios. Nestes três dados estatísticos salta aos olhos que em todos Bottas foi o segundo melhor.

O Bottas de barba rija, que chegou a 2019 determinado em lutar pelo título foi apenas bom o suficiente para ser o segundo melhor. Não se deve no entanto esquecer que Bottas foi muito melhor do que no ano passado e este ano mostrou mais argumentos, de tal forma que conseguiu convencer a Mercedes a renovar com ele mais um ano. Mas fica no ar uma certa desilusão por não ter sido um verdadeiro candidato, algo que o campeonato precisava.

O #77 foi regular, pois apenas falhou os pontos por duas vezes (curiosamente nas duas corridas em que Hamilton conquistou menos pontos – Alemanha e Brasil) foi presença regular nos pódios. Em termos colectivos foi sem dúvida uma boa época… mas faltou algo. Não ficamos com a impressão que Bottas poderia ser um verdadeiro candidato e a questão do título, com a Ferrari a tropeçar vezes sem conta, depressa ficou entregue a Hamilton.

Será Bottas capaz de chegar ao título? Numa opinião mais pessoal, não acredito que tal possa acontecer. Desde a sua entrada na Mercedes que defendi a capacidade de Bottas e afirmei que tem talento para estar na frente e até bater o pé a Hamilton. Mas falta algo ao piloto finlandês. Talvez seja uma questão mental… talvez lhe falte fazer o último esforço, tal como fez Nico Rosberg em 2016. Bottas está também numa posição algo ingrata pois tem de enfrentar um dos melhores pilotos de sempre da F1, com tudo o que isso acarreta. Mas depois de três épocas à espera de que Bottas mostrasse que é capaz, deixei de acreditar na sua capacidade de levar a luta até ao fim.

2020 é um ano em que muito se vai decidir e Bottas terá de trabalhar como nunca para segurar a vaga na Mercedes, com George Russell à espreita. O aspecto mais pessoal da vida de Bottas terá também sido um factor determinante no desfecho deste ano e o #77 tem agora dois meses para limpar a cabeça e atacar 2020 como uma última oportunidade. Nunca coloquei em causa o talento e a capacidade de Bottas, mas é inevitável chegar à conclusão que lhe falta o Factor X que distingue os muito bons dos excelentes. Pode ser que esteja novamente errado e Bottas prove finalmente a sua capacidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado