Os novos cinco níveis do WRC

Por a 17 Outubro 2019 15:56

A FIA pensou numa nova estrutura para o WRC, que seja mais facilmente percetível por todos os envolvidos neste fenómeno dos ralis. A ideia é uma pirâmide de cinco níveis, em que o topo são os atuais WRC e a base os pequenos R1. Pelo meio, os R2, os novos R3 (4X4), e finalmente os atuais R5.

A FIA pretende simplificar a estrutura do WRC, colocando de pé uma pirâmide mais clara, uma espécie de escada de progressão, com cinco níveis, tudo isto para tornar mais facilmente compreensível, continuando o WRC, claro, a ser o topo de pirâmide.

Não agradou a quase ninguém a separação feita este ano do WRC2, entre WRC2 Pro e WRC2 ‘normal’. Assim, a FIA irá reunir a competição, e as equipas que assim o desejarem, inscrevem-se, podendo pontuar. Há um exemplo perfeito que pode servir para explicar a validade desta decisão.

A FIA esperava que todos os construtores de R5 pudessem aderir oficialmente ao WRC2 Pro, mas a Volkswagen sempre disse que não tinha intenção de criar uma equipa oficial, pelo que se alguma equipa-cliente o desejar, pode inscrever-se na competição com os Volkswagen Polo GTI R5 e competir contra outras equipas. Será ainda criada uma nova WRC3, que será a substituta direta da atual WRC2, com um título de pilotos para concorrentes privados ‘genuínos’.

Correm também com os R5, mas com regulamentos muito menos rigorosos sobre onde e quando tem de competir. Aqui deverão ser incluídos os KIT R4 FIA, que a federação já percebeu não estarem a ter o ‘boom’ que esperavam, muito devido aos custos, já que entre um R5 usado e um R4 novo, os pilotos e equipas continuam a preferir os R5.

A futura estrutura dos ralis

Rally 1

É o topo da pirâmide, são os carros da geração atual (pós-2017).

Rally 2

Como o nome sugere, o Rally 2 torna-se o segundo nível dos ralis, a nova ‘casa’ para os carros R5, antigos e atuais.

Rally 3

Será o novo carro de ralis da FIA, de baixo custo mas tração às quatro rodas. A ideia da FIA passa por aproveitar os R2 atuais e ‘meter-lhes’ um diferencial traseiro, de modo a ficarem com tração total, sendo esta a versão resumida da questão, claro, pois não é necessário usar só os R2 que já existem, podendo aparecer novos. Crucial para esta nova classe é o custo do carro, que a FIA diz que tem de ser inferior a € 100.000.

Isto irá oferecer aos ‘gentleman drivers’ a oportunidade de desfrutar da tração às quatro rodas no WRC, ao mesmo tempo que oferece uma solução com um bom custo/performance, para os pilotos que pretendam evoluir das duas para as quatro rodas motrizes.

Rally 4

Conhecido neste momento como R2, esta é a especificação dos carros que competem no WRC Júnior. Os motores não turbo podem ter 1600cc de cilindrada, mas o Fiesta R2 da M-Sport mantém um motor de um litro, que oferece cerca de 200cv. Suspensão e travões são mais desenvolvidos num carro que custa cerca de 75.000€.

Rally 5

Os carros R1 atuais, como por exemplo o Ford Fiesta R1 da M-Sport, que oferece cerca de 150cv a partir de um motor turbo de um litro (pode ser motor atmosférico até 1400cc). Caixa de velocidades sequencial, suspensão melhorada, mas com motores e travões de série. O custo destes carros está fixado em valores que rondam os 40.000€, e será a forma mais barata de entrar nos ralis do mundial.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado