Se o WRC resultar na Ásia, provavelmente é com o Rali do Japão

Por a 29 Setembro 2019 10:41

O Promotor do WRC e a FIA bem tentam incluir e solidificar provas fora da Europa no WRC, mas como reza a história, a tarefa não é fácil, já que o coração e o cérebro do WRC está na Europa. Percebe-se a necessidade de alargar horizontes, mas as três ‘tentativas’ da história do WRC, Japão 6 vezes (2004-2010); Indonésia 2 vezes (1996-1997) e China 1 vez (1999), não resultaram. Curiosamente a que teve mais sucesso foi o Japão…

O Japão vai regressar ao calendário do Campeonato do Mundo de Ralis. Dez anos depois de ter aparecido pela última vez na lista de provas do WRC, a prova japonesa garantiu um lugar no muito procurado calendário do próximo ano. Esta confirmação marca o regresso da Ásia ao WRC pela primeira vez desde que o Japão deixou a competição em 2010, alcançando um objetivo a longo prazo para o Promotor do WRC, que depois de ter tentado a China, ‘conseguiu’ agora o Japão.

O rali terá lugar de 19 a 22 de novembro, garantindo a honra de receber a ronda final da competição, significando isto que o resultado dos títulos mundiais de pilotos e fabricantes poderá ser decidido no Japão. Ao contrário das edições anteriores, que foram realizadas na ilha de Hokkaido, no norte do país, o novo evento de asfalto será baseado em Nagoya, na principal ilha do país, Honshu.

Assim, será possível realizar troços nas regiões montanhosas de Aichi e Gifu, com uma população de aproximadamente nove milhões de habitantes e a cerca de três horas de carro da capital Tóquio: “Esta confirmação é o culminar de anos de trabalho árduo. O Rali do Japão será uma adição extremamente popular para o WRC. A nossa estratégia é globalizar ainda mais o campeonato, incorporando mais eventos fora da Europa e o regresso do Japão após uma década de ausência reforça nossa presença neste enorme mercado. Mais de 50.000 adeptos se reuniram para o evento candidato do ano passado. Com o sucesso continuado do fabricante japonês de automóveis Toyota no WRC, não tenho dúvidas de que a participação do próximo ano será bem superior a esse número”, disse Oliver Ciesla, Diretor Geral do Promotor do WRC.

O Japão apareceu pela primeira vez no WRC em 2004. Baseado em Obihiro, a prova foi ganha por Petter Solberg num Subaru Impreza. Marcus Grönholm, Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen venceram nos três anos seguintes antes do rali se mudar para Sapporo, a maior cidade da ilha de Hokkaido, em 2008.

Hirvonen conquistou a sua segunda vitória consecutiva e, embora o rali não tenha feito parte do campeonato na temporada seguinte, voltou em 2010, quando Sébastien Ogier conquistou as primeiras honras.

Um evento de teste, chamado Central Rally Aichi/Gifu 2019, será realizado em novembro para testar os troços planeados para inclusão no próximo ano e também para treinar organizadores e marshalls. O evento de dois dias, de 9 a 10 de Novembro, terá lugar na semana anterior ao Rali da Austrália, permitindo que os representantes das equipas façam inspeções no caminho para a ronda de encerramento da temporada do WRC.

LISTA DE PROVAS DO WRC

  1. Finlândia 46 vezes (1973 – 2019)
  2. Grã-Bretanha 46 vezes (1973 – 2019)
  3. Suécia 43 vezes (1973 – 2019)
  4. Monte Carlo 42 vezes (1973 – 2019)
  5. Córsega 40 vezes (1973 – 2019)
  6. Portugal 40 vezes (1973 – 2019)
  7. Acrópole 38 vezes (1973 – 2013)
  8. Argentina 37 vezes (1980 – 2019)
  9. Nova Zelândia 31 vezes (1977 – 2012)
  10. Safari 29 vezes (1973 – 2002)
  11. San Remo 29 vezes (1973 – 2003)
  12. Catalunha 27 vezes (1991 – 2018)
  13. Austrália 25 vezes (1989 – 2018)
  14. Alemanha 17 vezes (2002 – 2019)
  15. Costa do Marfim 15 vezes (1978 – 1992)
  16. México 15 vezes (2004 – 2019)
  17. Sardenha 15 vezes (2004 – 2019)
  18. Chipre 8 vezes (2000 – 2009)
  19. Turquia 8 vezes (2003 – 2019)
  20. Japão 6 vezes (2004 – 2010)
  21. Polónia 6 vezes (1973 – 2017)
  22. Alsácia 5 vezes (2010 – 2014)
  23. Canadá – Quebec 3 vezes (1977 – 1979)
  24. Jordânia 3 vezes (2008 – 2011)
  25. Marrocos 3 vezes (1973 – 1976)
  26. EUA – Olympus 3 vezes (1986 – 1988)
  27. Brasil 2 vezes (1981 – 1982)
  28. Indonésia 2 vezes (1996 – 1997)
  29. Irlanda 2 vezes (2007 – 2009)
  30. Noruega 2 vezes (2007 – 2009)
  31. EUA – PdR 2 vezes (1973 – 1974)
  32. Áustria 1 vez (1973)
  33. Bulgária 1 vez (2010)
  34. Canadá – Rideau 1 vez (1974)
  35. Chile 1 vez (2019)
  36. China 1 vez (1999)
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado