WRC, Sébastien Ogier: “Precisávamos muito desta vitória”
Imperiais em termos de fiabilidade e competitividade, os C3 WRC de Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Esapekka Lappi/Janne Ferm assinaram uma retumbante dobradinha na Turquia, resultado que permitiu à dupla francesa regressar à corrida pelo título mundial.
Esta dobradinha, a primeira do Citroën Total World Rally Team desde o Rali da Argentina de 2015, representa a terceira vitória da equipa na presente temporada, depois de Monte Carlo e México, sendo também a 9ª e 10ª subida ao pódio do ano.
Também representa o regresso às posições cimeiras do C3 WRC, exemplo de velocidade e robustez ao longo de todo o fim de semana, ilustrando a determinação da equipa em não desistir do campeonato.
Tal ficou evidenciado pela excelente operação realizada por Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, que, com este resultado, regressaram à 2ª posição do ranking provisório de Pilotos, estando a apenas a 17 pontos do líder do campeonato, quando estão ainda em discussão 90 pontos, dos últimos três ralis da temporada.
A tática era clara no seio do Citroën Total World Rally Team para os derradeiros 38,62 quilómetros cronometrados da Etapa de hoje: se Esapekka Lappi e Janne Ferm tinham como missão manter um ritmo adequado, de modo a não arriscar ser surpreendidos, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia teriam de comprovar a validade das suas notas na primeira passagem pelo troço de Marmaris (7,5 km), a primeira especial do dia e, depois, também palco da Power Stage, fechando a parte competitiva do Rali da Turquia, tendo, também, de preservar os pneus nas duas classificativas que as separavam, para que estivessem aptos a dar tudo nesse último troço do rali, garantindo alguns pontos adicionais. As duplas dos C3 WRC vermelhos cumpriram com o plano estabelecido, tendo Sébastien Ogier e Julien Ingrassia somado 3 mais pontos ao seu pecúlio, fruto do 3º melhor tempo alcançado na Power Stage.
Terceiros a entrar para os troços na Etapa de sexta-feira, Ogier e Ingrassia viram o seu início de rali comprometido por um furo a seis quilómetros do final da primeira classificativa. Mas logo no troço seguinte ascenderiam à 3ª posição, para depois virem a terminar a Etapa no 2º lugar, a 17,7 segundos dos seus companheiros de equipa, fruto, em particular, de dois 3ºs melhores tempos consecutivos. Uma escolha de pneus ousada, feita sob muito forte calor (3 pneus Michelin intermédios e 2 duros) na 2ª Etapa, permitiu-lhes assinar a sua primeira vitória em troços do fim de semana no troço de Yesilbelde (33 km), deixando todas as equipas adversárias a um minuto de distância. Passando, depois, a limitar os riscos, de modo a preservar o seu capital, não deixariam de registar um 2º melhor tempo na repetição de Yesilbelde, assumindo, com isso, a liderança do rali, apresentando-se, assim, esta manhã numa posição muito boa para garantir a terceira vitória do ano ao volante do C3 WRC, performance que também significa um sétimo pódio para a dupla francesa em 2019.
“Precisávamos muito desta vitória se quiséssemos ter hipóteses de voltar à luta pelo campeonato, pelo que estou muito feliz em consegui-la para a equipa. Sabíamos que qualquer coisa poderia acontecer num rali tão demolidor quanto este, mas fomos capazes de ultrapassar as armadilhas, fruto de uma abordagem inteligente. É um bom impulso para todos para o final da temporada. Todos sabemos que temos que continuar a trabalhar muito duro, o que vamos fazer já a partir de amanhã” disse Sébastien Ogier
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI