Kia Picanto GT Cup: Qualificação ao rubro

Por a 15 Setembro 2019 00:20

A comitiva do Kia Picanto GT Cup encontra-se este fim-de-semana no Circuito de Jerez de La Frontera. O mítico traçado espanhol recebe a estreia internacional desta jovem competição, que apenas no seu segundo ano apresenta já um calendário de dimensão ibérica.

A ronda espanhola assinala assim um marco na história do Kia Picanto GT Cup, proporcionando um momento que ficará na retina dos seus participantes, com a maioria dos presentes a ter aqui a primeira grande oportunidade de uma aventura além-fronteiras, e logo num palco de nível mundial, berço de inúmeras edições da Fórmula 1. Mas se esta jornada já tinha todos os ingredientes para uma receita de sucesso, a chuva que caiu em força no traçado antes do início dos treinos cronometrados veio apimentar ainda mais o cartaz desportivo.

JUNIORES EM DESTAQUE

Num traçado que se assumia como uma novidade para a maioria, a expectativa era grande quanto a quem se adaptaria melhor ao exigente Circuito de Jerez de La Frontera. E se o piloto da BCM Sports José Bastos, autor da pole-position na categoria Júnior para a Corrida 2, começou por estabelecer as melhores marcas nos treinos livres na geral, o piloto em destaque neste primeiro dia viria a ser Pedro Alves assim que as condições climatéricas se alteraram.

O vila-realense, a disputar a categoria Pro, garantiu o primeiro lugar da grelha para as duas corridas de Domingo, a que juntou o feito de ser o único piloto a rodar no segundo 16s. Apesar disso, a tarefa não foi fácil, com o plantel a provar a competitividade que se vive no troféu promovido pela Kia Portugal e a CRM Motorsport.

Excelente prestação também a de Alexandre Areia e de Hugo Marcos, a darem indicações de terem tudo para continuar em Espanha a boa campanha que têm vindo a realizar. No primeiro caso, o piloto da Speedy Motorsport fez a pole da categoria Júnior para a Corrida 1 e o segundo melhor tempo da categoria para a Corrida 2. Já o rosto do CarOnline.TV, apoiado pela Tarkett, alcançou o segundo melhor tempo da categoria Pro para as duas corridas.

Atrás destes, e numa qualificação muito renhida, Manuel Gião (CRM Motorsport), atual líder da Pro, e piloto já conhecedor do traçado, foi 3º da categoria nos dois cronos realizados. O jovem Orlando Batina, um dos nomes que está na discussão do título entre os Juniores, esteve também em bom plano na qualificação para a primeira contenda ao marcar o 3º tempo na classe.

Igualmente em destaque esteve o Picanto #77 conduzido pelos Opportunity Vasco Pereira (Júnior) e Rúben Rocha (Pro), que rubricaram o quarto tempo nas suas categorias. Estreante no traçado, Sérgio Azevedo fez o 4º e 5º tempos entre os Pro.

COMPETIÇÃO AO RUBRO

Apesar de mais distantes da dianteira, tanto a primeira como a segunda sessões de treinos cronometrados viram menos de um segundo separar nove pilotos. Um protagonismo que na primeira qualificação foi encabeçado pelos carros #27 e #20, das duplas José Supico/Henrique van Uden (G-Tech) e Luís Maria Lisboa/David Matos Chaves (Team Norte/MCoutinho), a par de três dos nomes que militam na Speedy MotorSport, nomeadamente Luka Tavares, Miguel Abrantes e João Aguiar-Branco.

Uma luta em que também entrou Andriy Pits, de regresso ao volante do Picanto #37 inscrito pela FPAK, assim como o outro representante do Team Norte/MCoutinho, Francisco Coutinho, e os ‘rookies’ do carro #33 preparado pela Veloso Motorsport, João Miguel Ascensão/Bruno Maia Santos. A completar o grupo, Guilherme Dal Maso, assistido pela Garagem João Gomes.

Com os pilotos a levarem aos limites os divertidos Kia Picanto, as diferenças foram ainda mais diminutas na segunda qualificação. Os protagonistas deste duelo a nove mantiveram-se quase na sua totalidade, agora com a entrada em cena do carro #67, de Simplício Taveira/Rui Silva.

A figurar na lista de inscritos esteve também João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, que destacou esta presença no país vizinho: “Estar aqui em Jerez de La Frontera é naturalmente um motivo de grande satisfação. O Troféu Kia Picanto GT Cup tem vindo a crescer de forma consistente, e esta aposta é disso exemplo. Podermos apresentar aos pilotos, sobretudo aos mais jovens, uma experiência de condução fora-de-portas é contribuir para o seu crescimento profissional — um dos propósitos basilares deste projeto.”

A seu lado no carro nº 7, Luís Novaes, em representação do concessionário setubalense Auto Avenida, mostrou-se muito entusiasmado com o seu primeiro contacto com o Troféu monomarca.

Já o CEO da CRM Motorsport, Tiago Raposo Magalhães, salientou: “É muito interessante comprovar a igualdade que há entre os pilotos num circuito tão difícil como este, novo para a maioria, provando que a competição está no bom caminho. É por esse motivo que aguardo com enorme expectativa as duas corridas que terão lugar amanhã”.

Resultados Qualificação 1, Jerez Racing Weekend, 14 de Setembro 2019

1 – #52 Pedro Alves (PRO)

2 – #11 Alexandre Areia (JÚNIOR)

3 – #18 Hugo Marcos (PRO)

4 – #5 Manuel Gião (PRO)

5 – #30 José Bastos (JÚNIOR)

6 – #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

7 – #97 Sérgio Azevedo (PRO)

8 – #77 Vasco Pereira (JÚNIOR) / Rúben Rocha (PRO)

9 – #27 José Supico (PRO) / Henrique van Uden (PRO)

10 – #20 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)/ David Matos Chaves (JÚNIOR)

11 – #2 Luka Tavares (JÚNIOR)

12 – #95 Miguel Abrantes (PRO)

13 – #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

14 – #Andriy Pits (JÚNIOR)

15 – #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

16 – #33 João Miguel Ascensão/Bruno Maia Santos (JÚNIOR)

17 – #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

18 – #67 Simplício Taveira (PRO) / #67 Rui Silva (JÚNIOR)

19 – #7 João Seabra (GUEST) / Luís Novaes (GUEST)

Resultados Qualificação 2, Jerez de La Frontera, 14 de Setembro 2019

1 – #52 Pedro Alves (PRO)

2 – #18 Hugo Marcos (PRO)

3 – #30 José Bastos (JÚNIOR)

4 – #5 Manuel Gião (PRO)

5 – #11 Alexandre Areia (JÚNIOR)

6 – #77 Vasco Pereira (JÚNIOR) / Rúben Rocha (PRO)

7 – #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

8 – #97 Sérgio Azevedo (PRO)

9 – #67 Simplício Taveira (PRO) / #67 Rui Silva (JÚNIOR)

10 – #27 José Supico (PRO) / Henrique van Uden (PRO)

11 – #2 Luka Tavares (JÚNIOR)

12 – #95 Miguel Abrantes (PRO)

13 – #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

14 – #Andriy Pits (JÚNIOR)

15 – #20 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)/ David Matos Chaves (JÚNIOR)

16 – #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

17 – #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

18 – #7 João Seabra (GUEST) / Luís Novaes (GUEST)

19 – #33 João Miguel Ascensão/Bruno Maia Santos (JÚNIOR)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas KIA GT Cup
últimas Autosport
kia-picanto-gt-cup
últimas Automais
kia-picanto-gt-cup
Ativar notificações? Sim Não, obrigado