F1: Toto Wolff não quer abdicar dos treinos de sexta

Por a 14 Agosto 2019 12:45

Uma das propostas para melhorar a F1 e diminuir os custos passa por eliminar os treinos de sexta-feira.

Toto Wolff revelou não concordar com essa ideia e deu o exemplo do DTM para defender a sua posição:

“Fizemos isso no DTM há muitos anos e parecia que o fim-de-semana não era tão espectacular e especial”, disse Wolff. “Se diminuirmos o formato para dois dias, retira algum valor ao fim de semana de corrida, e a Fórmula 1 é o auge das corridas, e é o campeonato mundial entre engenheiros, pilotos e as melhores equipas. Portanto, isso é algo que eu não mudaria. ”

O DTM usou essa solução em anos recentes (2013 – 2014) mas depressa voltou ao formato anterior. A redução dos dias de prova é vista como uma forma de poupar, além de permitir maior variabilidade nas corridas. Os GP em que os treinos de sexta-feira se tornaram irrelevantes (devido a mudanças na meteorologia, por exemplo) tornaram-se mais espectaculares devido as diferentes estratégias usadas pelas equipas. Com menos treinos as equipas são obrigadas a arriscar mais.

Mas na verdade, as sextas-feiras fazem parte do ritual da F1. O primeiro treino é uma espécie de shakedown e é quando as equipas testas novas soluções. O treino dois é o mais importante, com as simulações de corrida e de qualificação e é nessa fase que entendemos o que cada equipa pode dar no resto do fim de semana. O terceiro treino é importante para tentar soluções de última hora. Este crescendo faz parte da magia de um GP.

Wolff seria a favor de uma diminuição do tempo em pista:

Quando não conseguimos afinar o carro tão bem, então há mais diferenças”, disse ele. “Se essa é a razão pela qual algumas equipas ficam para trás e outras estão melhor, não tenho certeza, mas pode ser o caso.”

“O que podemos pensar é cortar uma sessão na sexta-feira ou reduzir o tempo para 60 minutos, em vez de 90 “, acrescentou. “Estas são coisas que valem a pena considerar, mas eu não iria para uma eliminação radical da sexta-feira.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado