CPR, Rali Vinho da Madeira: Várias equipas podem vencer
Arranca amanhã o Rali Vinho Madeira, a mais antiga prova portuguesa do calendário automobilístico, disputando-se ininterruptamente desde 1959, que celebra este ano a sua 60ª edição.
Não há só um favorito, com as atenções viradas para um conjunto de equipas, madeirenses, continentais e europeias, que podem vencer.
Nas várias competições, ERT, CPR e CRM, há muito – e bom – por se ‘jogar’…
CPR de regresso
Numa altura em que estão realizadas cinco provas, regressa no próximo fim de semana na Madeira o Campeonato de Portugal de Ralis, uma competição que tem sido bem disputada, com Ricardo Teodósio e Armindo Araújo a obterem duas vitórias cada um, sendo que a outra foi assegurada por Ricardo Moura.
Até este momento, decorridas que estão cinco das nove provas da competição – e referindo-nos só aos homens da frente do CPR – o líder do campeonato, Ricardo Teodósio, Miguel Barbosa, Pedro Almeida, ainda não ficaram de fora em qualquer prova, o que terão de fazer até ao fim da competição, uma vez.
Equilíbrio no CPR
Neste contexto, Teodósio lidera o campeonato com 109,18 pontos, mais 21,74 que Armindo Araújo, que já ficou de fora nos Açores.
Terceiro lugar para Bruno Magalhães, que soma 65 (ausente em Mortágua).
Seguem-se Miguel Barbosa, com 56,82 pontos (soma duas desistências, mas marcou presença em todas as provas até aqui realizadas), Ricardo Moura, que só participou nas duas primeiras, soma 46.39 pontos, mas não está a disputar o campeonato na íntegra, pode apenas surgir numa ou noutra prova. Pedro Almeida soma 42 pontos e participou e todas as provas.
Entre os pilotos que têm condições para lutar pelas vitórias, mas a quem o campeonato não está a correr muito bem encontram-se José Pedro Fontes e Pedro Meireles.
O piloto da Citroën Vodafone Team soma 38.18 pontos, ficou de fora nos Açores, mas teve muito azar em Mortágua, quando se despistou muito perto do fim quando liderava com uma margem confortável.
Esse resultado está a estragar-lhe muito as contas do campeonato, mas há que, pelo menos, contar com ele para as lutas pelos triunfos daqui para a frente.
Quanto a Pedro Meireles, e depois de ter ficado sem o carro, que ardeu no Rali de Portugal, regressa na Madeira com ambições de estar na luta pelos lugares cimeiros.
A sua exibição em Mortágua mostrou que pode andar nessas lutas, mas na Madeira tem o handicap de ser a sua primeira prova em asfalto com o seu novo VW Polo GTI R5.
Muita luta pela vitória
Esta é a 60ª edição do Rali Vinho da Madeira, uma das provas mais antigas e mais relevantes do panorama nacional dos ralis em Portugal, e na Pérola do Atlântico espera-se uma grande luta pelo triunfo à geral, já que não só os pilotos locais costumam andar ali de “olhos fechados” bem como este ano existem nomes muito sonantes que podem vencer.
À cabeça, Giandomenico Basso (Skoda Fabia R5). Pepe López (Citroën C3 R5) também pode andar bem, venceu, por exemplo a prova do WRC nas Canárias.
Depois, claro, os mais destacados pilotos do CPR, sendo que entre eles está Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5) piloto que já venceu por diversas vezes a prova madeirense à geral, e onde costuma andar quase sempre muito bem. Caso tenha conseguido ligar-se bem ao seu novo i20 R5, nos testes que fez para esta prova será certamente um candidato a ter muito em conta.
Na luta dos portugueses ‘continentais’ (CPR) Ricardo Teodósio e Armindo Araújo vão olhar para a luta à geral, mas também com enorme atenção no que se irá passar e termos de CPR. Muito provavelmente, vão ‘marcar-se’ um ao outro, pois são neste momentos os dois pilotos mais bem posicionados para chegar ao título.
Um dos principais favoritos a vencer a prova reservada ao CPR, e porque não triunfar à geral, é José Pedro Fontes, que depois de tudo o que já lhe sucedeu até aqui em termos de campeonato nada mais pode fazer do que andar o mais depressa possível e tentar vencer.
Do continente vem também João Barros (Skoda Fabia R5) que costuma andar bem no asfalto da Madeira, e onde já fez dois pódios no CPR.
Curioso será também perceber o que vai andar Pedro Meireles com o seu VW Polo GTI R5 na Madeira.
Miguel Barbosa já venceu o CPR na Madeira, há dois anos, pelo que também pode andar bem.
Madeirenses principais favoritos?
Quem, provavelmente, vai andar mais à frente na luta à geral serão os melhores pilotos madeirenses, Alexandre Camacho (Škoda Fabia R5), Miguel Nunes (Hyundai i20 R5), Pedro Paixão (Škoda Fabia R5) e João Silva (Citroën DS3 R5). Senão todos, pelo menos, alguns.
Portanto, entre a luta pelo triunfo à geral, e as lutas pela primazia do CPR e Campeonato da Madeira de Ralis, há muitos pontos de interesse na prova madeirense, esperando-se por isso um espetáculo que eleve a efeméride das 60 edições que se vive, numa prova que continua a gozar de grande prestígio.
Em termos de palmarés Giandomenico Basso e Bruno Magalhães somam quatro triunfos cada no Rali Vinho Madeira, e qualquer deles pode aumentar o pecúlio. Outro ponto muito interessante é o regresso ao Rali Vinho Madeira de Adruzilo Lopes, inscrito com um Mitsubishi Lancer Evo IX, numa prova que tem nos três Porsche 993 GT3 Cup motivo de grande curiosidade. A Gil Freitas e Filipe Freitas, junta-se o açoriano
Luís Pimentel, num duelo a três que promete muita animação.
Itinerário
Quinta-Feira, 1 de Agosto
PE1 SSS Avenida do Mar – CINM 2.18 km 19:30
Sexta-Feira, 2 de Agosto
PE2 Campo de Golfe 1 11.38 km 09:19
PE3 Palheiro Ferreiro 1 19.08 km 10:12
Service B – Funchal – 30 Min 11:22
PE4 Campo de Golfe 2 11.38 km 12:33
PE5 Palheiro Ferreiro 2 19.08 km 13:26
Service C – Funchal – 30 Min 14:36
PE6 Serra D’Água 1 11.37 km 15:39
PE7 Boaventura 1 10.73 km 16:10
PE8 Santana 1 10.81 km 16:38
Service D – Funchal – 30 Min 17:48
PE9 Serra D’Água 2 11.37 km 18:51
PE10 Boaventura 2 10.73 km 19:22
PE11 Santana 2 10.81 km 19:50
Sábado, 3 de Agosto
PE12 Câmara de Lobos 1 10.30 km 10:40
PE13 Ponta do Sol 1 8.00 km 11:23
PE14 Ponta do Pargo 1 10.45 km 12:08
PE15 Rosário 1 11.37 km 13:01
Service G – Funchal – 30 Min 13:46
PE16 Câmara de Lobos 2 10.30 km 14:37
PE17 Ponta do Sol 2 8.00 km 15:20
PE18 Ponta do Pargo 2 10.45 km 16:05
PE19 Rosário 2 11.37 km 16:58
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI