F1: Lewis Hamilton mal amado?

Por a 23 Julho 2019 12:55

Amados ou odiados, os grandes campeões não deixam ninguém indiferente. Lewis Hamilton não foge à regra e está sempre no centro das atenções.

Na última corrida, em casa, Lewis Hamilton foi questionado sobre a sua “britishness” (qualidade de ser britânico). Para quem não está em Inglaterra poderá parecer estranho alguém questionar isso a um piloto que carrega com orgulho a bandeira da Grã-Bretanha. Mas Lewis Hamilton, não poucas vezes, tem enfrentado críticas pelo seu comportamento fora de pista. A sua postura e o seu discurso são muito próprios e certamente longe do estereotipo do típico britânico e longe do que é habitual ver nos pilotos vindos daquelas paragens.

Rio Ferdinand sentiu a necessidade de comentar o que viu na conferência de imprensa e falou em racismo e hipocrisia. Referiu o exemplo de Jenson Button que também ele mora no Mónaco e nunca foi confrontado com este tipo de interrogações: “Hamilton é questionado durante o ano e celebrado quando vence…”

Talvez aconteça a Hamilton o que acontece a muitos dos grandes campeões em qualquer modalidade, que apenas chegam à unanimidade depois de se retirarem. Talvez apenas o tempo possa dar a clarividência suficiente para que todos possam entender a qualidade e a capacidade do piloto e o seu impacto fora dela. De certa forma, Lewis Hamilton tem conseguido isso e é cada vez mais admirado pelo seu talento, independentemente de se gostar mais ou menos da sua postura.

Toto Wolff admitiu que prefere um Hamilton assim, com uma certa dose de polémica:

“Para mim, muitas das melhores estrelas do desporto usam um discurso mais polarizador. Você já deve ter ouvido comentários semelhantes sobre Serena Williams. Metade das pessoas a ama e quer que ela ganhe tudo, e as outras torcem pelos adversários. E eu acho é preferível isso do que ficar no meio e ser uma figura aborrecida. Essa é a minha opinião.”

Todos os grandes campeões vivem isso. Será que Hamilton é mal amado, até pelos britânicos que ele representa? Talvez, mas esse é um dos fardos que os grandes campeões carregam. Por cada admirador há alguém que critica e que desvaloriza as suas conquistas.

Hamilton tem vivido de forma intensa fora de pista, com um estilo de vida que não agradará a todos, mas em pista tem sido dominador e é provavelmente o melhor piloto da sua geração e um dos melhores de sempre. São 80 vitórias, 83 poles e 147 pódios em 239 GP. O facto de ser criticado é apenas sinal da sua visibilidade e do impacto que tem.

No fundo Hamilton é a única super-estrela da F1 neste momento. O único que representa a F1 fora das pistas e que acrescenta valor à sua imagem e à imagem da F1. Algo que também faz falta. As críticas que possam ser tecidas são apenas a prova do seu peso no mundo do desporto. E são mais um desafio que tem de enfrentar. Conseguir viver à sua maneira, aguentar a pressão mediática e ser tão dominante em pista, é algo que no mínimo merece ser destacado e que está ao alcance de poucos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado