F1, Nigel Mansell: “Os pilotos de hoje nunca saberão o que é um verdadeiro F1”

Por a 23 Julho 2019 13:10

Os pilotos têm pedido para que o peso dos carros diminua e que se possa voltar à fórmula do passado, com carros potentes, leves e rápidos, de forma a melhorar a competição. Nigel Mansell relembrou os anos 80, quando conduziu o que ele considera “verdadeiros F1”, com 540 Kg e mais de 1500 cv:

“Guiar esses carros turbo era a coisa mais emocionante e assustadora que podíamos fazer na vida”, disse ele à revista Auto da FIA. “O Williams FW11B: Nada chega perto daquele carro, nada no mundo. E a Fórmula 1 nunca voltará a isso. Realmente, os pilotos de hoje nunca saberão como é um verdadeiro carro de F1.”

“Na qualificação, tínhamos literalmente 1.500 cavalos de potência – e dizia-se que a BMW tinha mais. Ter rodas a patinar em sexta, a 280 / 290 Km/h… Como piloto não se consegue descrever isso. A cada curva que fazíamos, o carro estava literalmente a tentar matar-nos.”

Mansell descreveu como as pistas dos anos 80 ofereceram um desafio intimidador para os pilotos da época, algo que os pilotos têm pedido para que volte:

“Se estivéssemos a correr em Silverstone, por exemplo, seguindo pela Hangar Straight, em modo de qualificação, bem acima dos 290 Km/h. Virávamos para Stowe sem levantar pé – e isto no circuito antigo, com postes de seis polegadas de largura e fios, do lado de fora da curva como barreiras de protecção – se fossemos mais largo, ficávamos perto de bater nesses postes.

“Na curva Club novamente não levantávamos o pé. Quando saíamos da curva literalmente respirávamos de alívio. Primeiro , porque podíamos respirar depois das forças G extraordinárias que sentíamos; e em segundo lugar, e mais importante, porque quando saíamos da curva, pensávamos “consegui!”.

É um pouco deste espírito que falta à F1. Os carros de hoje são tão evoluídos que são poucas as curvas que apresentam um desafio tão grande quanto o que Mansell descreveu. Sim essa F1 nunca mais voltará porque a tecnologia evoluiu. E o peso dos carros dificilmente baixará também nos próximos tempos. Mas temos os F1 mais rápidos de sempre e duas gerações de pilotos com um talento tremendo. Ainda temos os ingredientes certos para que a F1 fique ainda melhor. Mesmo que as sensações sejam diferentes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
79 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado