F1: Kimi Raikkonen ainda em forma

Por a 22 Julho 2019 17:05

Kimi Raikkonen tem sido um dos destaques na luta pelo melhor lugar no “Campeonato B”. O finlandês de 39 continua a mostrar qualidade.

Kimi teve de ceder o seu lugar a Charles Leclerc, que depois de uma época na Alfa Romeo, provou que poderia ser a solução para a Ferrari no presente e não apenas no futuro. Kimi, ao seu estilo pragmático, aproveitou a vaga que se abriu e regressou à estrutura onde tudo começou para fechar o seu ciclo na F1.

Kimi Raikkonen nunca foi um piloto lento e a sua qualidade esteve sempre acima de qualquer dúvida. Nico Rosberg admitiu até que com mais dedicação e trabalho, Kimi poderia ter números muito mais expressivos na F1, o que no fundo será verdade. Mas a sua postura nunca foi a de um campeão determinado como Hamilton ou Vettel. Kimi sabe que tem talento para conduzir qualquer carro e usa isso, com a sua experiência, para chegar aos resultados que pretende. Raikkonen já não terá paciência para uma luta pelo título, para treinar em simuladores e para jogos psicológicos… Mas gosta da competição e encontrou na Alfa Romeo o lugar certo.

Uma equipa com ambição, que quer chegar longe, mas que não tem a pressão mediática da Ferrari. Um bom plano “pré-reforma” pensaram alguns. Mas Kimi tornou-se (de forma expectável) numa peça fundamental na equipa. É o piloto mais regular, abaixo do top6. Na “luta” pelo campeonato B, Carlos Sainz lidera, mas é seguido de perto por Raikkonen, que apenas têm três corridas fora dos pontos, ao contrário do espanhol que tem quatro. Esta regularidade valeu 25 à equipa, contra apenas um conquistado por Antonio Giovinazzi. No ano passado por esta altura Charles Leclerc tinha 13 pontos e Marcus Ericsson três. Não se pretende comparar a valia e o desempenho dos pilotos, mas a verdade é que numa época menos fulgurante que a do ano passado, a Alfa Romeo deu um salto qualitativo ao nível dos resultados, graças a Kimi.

As prestações do finlandês têm tanta qualidade que voltou a ser falado para um regresso à Scuderia, na eventualidade de uma saída de Sebastian Vettel. Fernando Alonso parece também estar atento a essa vaga e quererá aproveita-la caso surja. Do lado de Kimi não deverá haver vontade de forçar as coisas. Kimi parece estar feliz, faz o que gosta e tem menos exposição mediática, o que mais detesta na F1. A prova que se pode ser feliz com menos.

Já não se fazem pilotos como o Iceman, com carácter vincado, uma postura descomprometida e sem interesse na opinião dos outros. Quantos pilotos da actualidade apareceriam na gala da F1 com um copo a mais? Kimi é dos poucos que nos relembram o que eram os pilotos no passado. Uma espécie de Bad Boy com um talento a prova de tudo! Tem 39 anos, 304 GP feitos, 21 vitórias, 103 pódios e um título mundial. Um CV invejável, de um piloto que… sabe o que está a fazer!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado