CRM: ALEXANDRE CAMACHO DOMINOU NA CALHETA
Alexandre Camacho regressou aos triunfos no Rali da Calheta, uma prova em que o piloto do Skoda Fabia R5 dominou os acontecimentos e conquistou a sua segunda vitória do ano.
O piloto das Vespas dilatou o seu avanço no campeonato madeirense depois duma prova em que venceu seis das dez provas especiais do programa que se estendeu da noite de sexta-feira à tarde de sábado. Camacho tomou a dianteira logo na classificativa de abertura que teve como palco aquela vila da costa sudoeste da ilha e foi depois aumentando a sua vantagem para a concorrência, só reduzindo o ritmo já com a meta à vista mas, mesmo assim, averbando um avanço final de mais de dez segundos para os seus perseguidores.
Depois de ter vencido a prova anterior, disputada em Machico, mais era esperado de Miguel Nunes que concluiu a organização do Club Sports Madeira na segunda posição. O piloto do Hyundai i20 R5 nunca se mostrou tão à vontade como na ponta leste e foi vendo o seu maior rival no campeonato se afastar. Nunes ainda foi o mais rápido nos dois últimos troços cronometrados mas apenas reduziu a diferença que o separava do futuro vencedor nuns escassos 1,5 segundos.
Piloto a também ter passado pela liderança no evento anterior, Pedro Paixão não teve neste rali confiança plena no seu Skoda Fabia R5 que apresentou um comportamento bastante subvirador, talvez uma consequência de não ter podido efetuar os testes que pretendia nos dias que antecederam esta deslocação à Calheta. Mesmo tendo rodado muito tempo no lugar mais baixo do pódio, Paixão viria, contudo ainda a ser ultrapassado na última classificativa e cortou a meta no quarto posto. Numa situação diametralmente oposta, Rui Pinto apresentou-se nesta prova com muito maior confiança no seu Ford Focus WRC e a sua boa ponta final valeu-lhe mesmo a subida ao palanque.
A fechar o ‘top five’ ficou Gil Freitas com o potente Porsche 991 GT3. O piloto da RIM também figurou na lista de vencedores de troços cronometrados pois foi o mais rápido nas duas subidas do Paúl do Mar mas queixou-se dum problema numa das rodas traseiras da sua viatura que levou ao desgaste prematuro dos pneus apenas num dos lados do carro germânico. Freitas teve desta feita, contudo, tarefa mais facilitada devido ao abandono prematuro de Filipe Freitas numa viatura idêntica à sua devido a problemas de embraiagem e também à desistência de Filipe Pires a braços com a perda da água do radiador do Mitsubishi Lancer X.
O sexto lugar final acabou entregue a Bruno Fernandes, o melhor no grupo RC3 com um Citroën DS3 R3T. O piloto “da casa” foi, no entanto, beneficiado pela penalização de 20 segundos imposta a Vítor Sá no primeiro dia de prova. O antigo campeão regional mostrou na costa oeste estar muito mais adaptado ao Citroën DS3 R3T e de regresso a um bom ritmo competitivo pois conseguiu terminar a apenas 14,8 segundos do líder do escalão. Também a competir nesta classe, Nuno Ferreira foi oitavo num Renault Clio R3T mas já a grande distância dos dois primeiros do agrupamento.
Paulo Mendes terminou o terceiro evento do calendário na nona posição depois duma prova sem grande chama com o Porsche 991 GT3. A fechar o lote dos dez primeiros classificados surgiu Ilídio Sardinha num Citroën C2 R2, o melhor no grupo RC4. Na Calheta registaram-se quatro desistências devido a acidente. Renato Pita e Edgar Sousa despistaram-se e André Roque chocou de frente com Luis Serrado em ligação. O Campeonato da Madeira de Ralis regressa à estrada a 7 e 8 de junho com a ida da caravana à Ribeira Brava.
Texto: João F. Faria/FOTO Diogo Abreu
CLASSIFICAÇÃO
1º Alexandre Camacho/Pedro Calado Skoda Fabia R5 44:18.5
2º Miguel Nunes/João Paulo Hyundai i20 R5 + 10.7
3º Rui Pinto/Ricardo Faria Ford Focus WRC + 56.5
4º Pedro Paixão/Jorge Henriques Skoda Fabia R5 + 59.2
5º Gil Freitas/Duarte Miranda Porsche 991 GT3 + 2:52.0
6º Bruno Fernandes/Mauro Sousa Citroën DS3 R3T + 4:23.7
7º Vítor Sá/Rubina Gonçalves Citroën DS3 R3T + 4:38.5
8º Nuno Ferreira/Luis Neves Renault Clio R3T + 6:39.0
9º Paulo Mendes/Roberto Figueira Porsche 991 GT3 + 6:46.9
10º Ilídio Sardinha/Énio Andrade Citroën C2 R2 + 6:56.4
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI