Super Seven by Toyo Tires: Boas corridas
Pedro Salvador estreou-se da melhor forma na Super Seven by Toyo Tires, dominando nos 420R. Bernardo Bello e Luís Filipe Oliveira dividiram os louros na S1600 Pro, tal como José Kol Almeida e Frederico Brion Sanchez na Bussiness. O nevoeiro obrigou ao encurtamento do programa desportivo.
A 11ª temporada do Super Seven by Toyo Tires arrancou este fim-de-semana no Circuito do Estoril com a certeza de que teríamos três novos campeões no final da época. Mas também que as mudanças de categoria de alguns pilotos (Miguel Lobo subiu da S1600 Pro para a 420R, tal como Rodrigo Galveias, por exemplo), como a troca de equipa de outros (o vice-campeão da 420R em 2018, José Carlos Pires, que agora veste as cores da Atomic/Mageltech o exemplo mais sonante) e a chegada de um consagrado das corridas em Pedro Salvador iriam baralhar as contas em todas as provas.
No Estoril Super Racing Series, a previsão foi cumprida. E se Pedro Salvador venceu as duas contendas em disputa de forma dominante, as restantes lutas decorreram sobre contínua indefinição. O balanço do fim-de-semana diz-nos que Francisco Villar vai lutar até ao fim pelo título nos 420R, depois de obter a pole-position para as duas corridas. Mas também que os primos David e Sérgio Saraiva não perderam velocidade na transição operada da S1600 Pro e dos 420R e que Ricardo Rajani evoluiu muito desde o final do ano passado, travando lutas emocionantes com Gonçalo Lobo do Vale e outros crónicos candidatos aos lugares do pódio.
Ficámos ainda a saber que Bernardo Bello e Luís Filipe Oliveira vão lutar ao longo do ano pelas vitórias na classe S1600 Pro sob o olhar atento de Pedro Falé, João Galvão e Pedro Lacerda, e que José Kol Almeida e Frederico Brion Sanchez vão fazer de tudo para levarem a Business de vencida.
Paulo Macedo também está mais rápido e isso foi visível nos cronos e na Corrida 2, onde conquistou o 3º lugar do pódio, com um cada vez mais confiante Luís Calheiros Ferreira a ter agora novos adversários pela frente na luta pelos cinco primeiros.
Nuno Afonso é outro piloto que saltou pela primeira vez para os 420R e não se tem dado mal, enquanto JJ Magalhães continua a demonstrar a rapidez que lhe é característica. Rookie no Troféu, Daniel González-Vallinas foi ganhando o seu espaço progressivamente e começa a marcar tempos competitivos, enquanto Francisco Figueiredo, a realizar a sua segunda corrida, continua a ambientar-se ao ambiente ultra-competitivo do Super Seven by Toyo Tires.
Corrida 1
Com a certeza de que teríamos duas corridas mais curtas à conta do atraso do programa da prova devido ao forte nevoeiro que se abateu sobre o Circuito do Estoril, Pedro Salvador fez um grande arranque e saltou imediatamente para o 1º lugar, deixando David Saraiva e Francisco Villar atrás. Os três primeiros rodavam a um ritmo alucinante, deixando os demais para trás, mas aos poucos o piloto da Speedy começou a amealhar uma pequena vantagem que não mais viria a perder até ao fim. A luta entre Villar, que partiu com acerto de chuva, e Saraiva deixava-o tranquilo na frente, mas captava o olhar do público presente. Ultrapassagens constantes entre ambos, com muito fair-play à mistura e a mais curta das diferenças à passagem pela bandeirada de xadrez: 1 incrível milésimo de segundo!
Na S1600 Pro, Bernardo Bello e Luís Filipe Oliveira prosseguiram o que vinham alimentando desde o final da época transata: “ora passas tu, agora passo eu”, até Bello estabelecer em definitivo a 1ª posição e festejar o 1º triunfo da carreira no Super Seven by Toyo Tires! A completar o pódio, o campeão em título da Business, Pedro Falé. Já na categoria que agora deixa vaga, os seus antigos adversários provaram que a luta pela classe em 2019 será ainda mais aguerrida. Desta vez, vantagem para José Kol Almeida, à frente de um invejável veterano na figura de Frederico Brion Sanchez e de um piloto mais jovem nestas andanças, Bruno Martins. Azar para Francisco Figueiredo (S1600 Pro), que parou na pista logo na primeira volta, e igualmente para Miguel Couceiro (S1600 Pro), JJ Magalhães (420R), Rodrigo Galveias (420R), todos com passagens ou paragens no pitlane à conta de problemas mecânicos.
Corrida 2
Na Corrida 2, mais indefinição, mas sobretudo à conta de alguns toques e do ‘Full Course Yellow’ aplicado no último terço da prova. A confusão originada resultou no encurtamento da corrida e na mudança de algumas posições. Os resultados revelam, ainda assim, que Pedro Salvador colou-se na frente e repetiu o domínio de fio a pavio, que Francisco Villar estaria nessa luta não fosse uma saída de pista que o fez cair muitas posições (fez a volta mais rápida da corrida e recuperou muitas posições até ao 6º lugar), que Rodrigo Galveias teve uma estreia em grande na categoria, terminando em 2º da classe, e que Paulo Macedo recuperou o sorriso que lhe é característico, completando o pódio dos 420R.
Nos S1600 Pro, a luta titânica entre Luís Filipe Oliveira e Bernardo Bello foi ainda mais evidente, desta vez com vantagem para Oliveira, com Pedro Falé novamente no 3º lugar. E que um triunfante Frederico Brion Sanchez vai dar luta a Kol Almeida na Business, com ambos a inverterem as posições obtidas na classificação da Corrida 1. A fechar o pódio, Bruno Martins teve desta feita forte oposição de Fernando Costa, com ambos a não evitarem um toque que condicionou a corrida do segundo.
“Foram duas corridas fantásticas que voltaram a deixar em evidência a proximidade de andamentos. Mas com o maior grau de confiança dos pilotos e com tantos carros em pista, numa lista recorde a todos os níveis, aumentam também os riscos e os toques, sendo importante manter o elevado fair-play que sempre caracterizou o Troféu”, salienta Tiago Raposo Magalhães.
“Não posso deixar de dar os parabéns ao Pedro Salvador, que teve uma estreia brilhante no Super Seven by Toyo Tires, mas também a todos os pilotos que fazem deste Troféu uma grande família das corridas”, conclui o responsável da CRM Motorsport.
Concluída a estreia da temporada 2019 no Estoril Super Racing Series, a ação competitiva do Troféu de maior longevidade do automobilismo nacional regressa no fim-de-semana de 4 e 5 de Maio, por ocasião do Braga Super Racing Series.
Classificação Estoril Super Racing Series — 13 e 14 de Abril 2019
Corrida 1
1 – 25 P. Salvador (420R)
2 – 333 D. Saraiva (420R)
3 – 34 F. Villar (420R)
4 – 7 D. Tavares (420R)
5 – 30 G. Lobo Vale (420R)
6 – 33 R. Rajani (420R)
7 – 3 P. Macedo (420R)
8 – 23 D. Costa (420R)
9 – 8 L. Calheiros Ferreira (420R)
10 – 54 M. Lobo (420R)
11 – 53 J. Pires (420R)
12 – 44 N. Afonso (420R)
13 – 19 D. Lisboa (420R)
14 – 29 P. Costa (420R)
15 – 81 D. Gonzalez Vallinas (420R)
16 – 57 B. Bello (S1600 Pro)
17 – 24 L. Oliveira (S1600 Pro)
18 – 10 P. Fale (S1600 Pro)
19 – 27 J. Galvao (S1600 Pro)
20 – 37 P. Lacerda (S1600 Pro)
21 – 36 A. Nunes de Almeida/R. Nunes de Almeida
22 – 12 J. Kol Almeida (S1600 Business)
23 – 66 R. Migueis (S1600 Pro)
24 – 77 F. Brion Sanchez (S1600 Business)
25 – 9 B. Martins (S1600 Business)
26 – 43 F. Costa (S1600 Business)
27 – 31 T. Sousa (S1600 Pro)
28 – 28 R. Galveias (420R)
29 – 22 M. Couceiro (S1600 Pro)
30 – 21 J. Magalhaes (420R)
31 – 18 F. Figueiredo (S1600 Pro)
Corrida 2
1 25 P. Salvador (420R)
2 28 R. Galveias (420R)
3 3 P. Macedo (420R)
4 53 J. Pires (420R)
5 7 D. Tavares (420R)
6 34 F. Villar (420R)
7 54 M. Lobo (420R)
8 30 G. Lobo Vale (420R)
9 21 J. Magalhaes (420R)
10 33 R. Rajani (420R)
11 333 S. Saraiva (420R)
12 8 L. Calheiros Ferreira (420R)
13 23 D. Costa (420R)
14 44 N. Afonso (420R)
15 19 D. Lisboa (420R)
16 29 P. Costa (420R)
17 81 D. Gonzalez Vallinas (420R)
18 24 L. Oliveira (S1600 Pro)
19 57 B. Bello (S1600 Pro)
20 10 P. Fale (S1600 Pro)
21 37 P. Lacerda (S1600 Pro)
22 18 F. Figueiredo (S1600 Pro)
23 36 A. Nunes de Almeida/R. Nunes de Almeida (S1600 Pro)
24 77 F. Brion Sanchez (S1600 Business)
25 12 J. Kol Almeida (S1600 Business)
26 66 R. Migueis (S1600 Pro)
27 9 B. Martins (S1600 Business)
28 43 F. Costa (S1600 Business)
29 27 J. Galvao (S1600 Pro)
30 31 A. Matos (S1600 Pro)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI