F1: 1000 GP em números

Por a 11 Abril 2019 15:55

É um privilégio poder assistir ao 1000º GP da história da F1. Uma marca que mostra a longevidade de um desporto que já passou por tantos altos e baixos e que mesmo nesta fase, em que continua a ser alvo de críticas, atrai milhões em todo o mundo.

Estes momentos são sempre os ideais para fazer balanços e relembrar os grandes nomes do passado. Iremos então ver alguns dos maiores feitos do Grande Circo até agora.

Os homens dos recordes

Michael Schumacher continua ainda a ser uma das grandes referências do desporto. O piloto alemão conquistou 7 campeonatos e dominou implacavelmente uma era em que a Ferrari estava muito acima da concorrência. Schumacher tem em seu nome, 91 vitórias, 77 melhores voltas e 155 pódios.

No entanto há um nome que continua a bater recordes e que poderá tentar chegar aos números do Barão Vermelho. Lewis Hamilton tem cinco títulos mundiais, tantos quanto Juan Manuel Fangio, a primeira grande referência da F1. O britânico tem 74 vitórias, 136 pódios (segundo melhor atrás de Schumacher) e é o piloto com mais pole positions, com 84.

Curiosamente o segundo piloto com o maior número de melhores voltas é Kimi Raikkonen com 46.

Uma questão de idade

O piloto mais jovem a vencer um GP de F1 foi Max Verstappen, com 18 anos 7 meses e 15 dias (Espanha 2016) e o piloto mais velho a vencer um GP foi Luigi Fagioli com 53 anos e 22 dias (França 51). São estes pilotos também os mais jovens e mais velhos, respectivamente, a pisarem um pódio da F1

O piloto mais novo a conquistar uma pole foi Sebastian Vettel, com 21 anos, 2 meses e 11 dias (Itália 2008) e o mais velho foi Giuseppe Farina com 47 anos, 2 meses e 18 dias.

As maiores nações da F1

O Reino Unido é considerado o berço da F1 e é claramente a nação que mais sucesso tem tido. 18 títulos foram vencidos a pilotos britânicos, contra 12 títulos germânicos. Curiosamente os 12 títulos foram conquistados apenas por três pilotos contra 10 dos britânicos. Também é o Reino Unido a nação com mais vitórias (278, mais 100 que a Alemanha), mais poles (270, contra 164 da Alemanha) e mais pódios (667, contra 404 da Alemanha).

Atrás destas duas nações surge sempre o Brasil. Com oito títulos festejados, tem 101 vitórias, 126 poles, perde para a França o terceiro lugar no número de pódios (293, contra 303 da França).

Os Construtores

A Ferrari é a equipa com mais história na F1 e os números não enganam. São no total 16 títulos de construtores, 235 vitórias, 220 poles, 752 pódios e 972 GP.

A Williams é a segunda equipa com mais títulos de construtores (9, mais um que a McLaren). A McLaren é a segunda equipa com mais vitórias (182, contra 114 da Williams), poles (155), pódios (485) e GP feitos (844) A Williams está em terceiro nesta hierarquia, com a Lotus por perto.

Portugal na F1

Portugal teve 5 pilotos na F1. Nicha Cabral foi o pioneiro tendo participado em quatro GP. Pedro Lamy competiu em 32 GP e Tiago Monteiro fez 37 GP e é o único português a subir ao pódio da F1 (EUA 2005). Pedro Matos Chaves e Casimiro de Oliveira também inscreveram os seus nomes nos cadernos da história da F1.

Os totais

Em 1000 GP tivemos 107 pilotos diferentes a vencer, 99 fizeram poles, 209 subiram ao pódio, 33 venceram pelo menos um título na F1 e 341 fizeram pelo menos um ponto.

A estatística não mente, mas faltou falar de muitos nomes. Muitos pilotos que inspiraram ódios e paixões e que apesar de números mais “modestos”, fizeram da F1 o que é hoje. São estes pilotos que nos provam que a F1 é muito mais que números. A F1 é paixão… uma paixão que irá ser celebrada pela 1000ª vez.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado