GP da China, F1: Redenção da Ferrari?

Por a 11 Abril 2019 15:35

O Grande Circo vai até à China para a terceira ronda do campeonato do mundo de F1. Depois de duas corridas em que a Mercedes saiu vencedora, a Ferrari procura capitalizar o favoritismo que lhe é atribuído.

As duas primeiras corridas do ano deram-nos dois vencedores diferentes mas com um denominador comum… a Mercedes. Valtteri Bottas foi implacável em Melbourne e no Bahrien, Lewis Hamilton estava no sítio certo para aproveitar o azar de Charles Leclerc. Bottas lidera o campeonato com 44 pontos, seguido de Hamilton (43) e Max Verstappen a fechar o top 3 (27).

Mercedes ciente das dificuldades, Ferrari em busca da redenção

Apesar de terem sido a equipa em destaque nos testes de Barcelona, a Ferrari não conseguiu dar-se bem em Melbourne e no Bahrein deixaram escapar a vitória por entre os dedos, com Leclerc a conseguir ainda ficar com o terceiro posto, graças as desistência dos Renault.

A Ferrari tem um bom chassis, e tem agora a melhor unidade motriz da F1. Os ganhos em potência que fizeram este inverno, suplantaram os da Mercedes, que sabe que tem muito trabalho pela frente e que as duas vitórias alcançadas foram de alguma forma abençoadas pela sorte.

A Ferrari continua evidenciar problemas do passado. Decisões estratégicas menos conseguidas e algumas falhas na fiabilidade em momentos cruciais. Charles Leclerc tem sido a estrela da equipa enquanto Vettel continua com dificuldades em sair do mau momento de forma que o afecta desde o ano passado. O alemão terá de recuperar terreno na luta pelo título e voltar a ganhar a confiança necessária para voltar aos bons resultados. A China não tem sido um “terreno de caça” particularmente profícuo para o alemão que conta apenas com uma vitória em Xangai, contra cinco de Hamilton. Bottas e Leclerc também terão uma palavra a dizer e dada a forma de ambos, o mais certo é estarem também na luta pela vitória.

Video dos cinco momentos mais marcantes do GP da China aqui

Red Bull ainda à procura da “palavra-passe”

O novo carro tem um “feitio difícil” e a Red Bull procura ainda o melhor compromisso… a “palavra-passe” como lhe chamou Christian Horner. Max Verstappen tem minimizado as perdas e é terceiro no campeonato, mas Pierre Gasly tem tido dificuldades em mostrar a sua qualidade. Os testes no Bahrein poderão ter ajudado a equipa a encontrar soluções, mas são uma das grandes interrogações deste fim de semana. Estará a Red Bull mais perto da frente ou continuarão isolados no terceiro lugar?

Luta do “Campeonato B” em aberto

Apesar das criticas (justas) à diferença de andamento entre as equipas da frente e as restantes, a verdade é que a luta neste “campeonato” é interessante e continua ao rubro, tal como no ano passado. A Alfa Romeo lidera com 10 pontos, seguida de perto pela McLaren com 8 e a Haas, também com 8. Estas três equipas, apesar de terem enfrentando alguns contratempos, estão bem lançadas para o resto do campeonato. A Alfa Romeo tem beneficiado da experiência e qualidade de Kimi Raikkonen que tem sido o melhor piloto do meio da tabela. Antonio Giovinazzi ainda não pontuou e terá de mostrar mais numa pista que conhece e onde já teve problemas no passado.

Lando Norris também tem sido motivo de destaque, tal como a McLaren que se apresentou este ano muito mais competitiva do que no final de 2018. Norris conseguiu um excelente sexto lugar na última prova e continua a mostrar que a sua escolha para a McLaren foi acertada enquanto Sainz, apesar de com boas indicações, continua com o azar do seu lado.

A Haas vem de um resultado negativo mas continuam a ser uma das equipas candidatas aos lugares pontuáveis.

Racing Point e Toro Rosso continuam o seu processo de evolução, e a Renault terá imperativamente de ter um bom resultado na China. As duas primeiras corridas renderam apenas 6 pontos, muito abaixo do que a equipa desejava. Apesar do ritmo ser interessante, os resultados não agradam e são manifestamente curtos para uma equipa que quer desafiar o top 3. O chassis precisa de melhorar muito.

Por fim a Williams, irá tentar lutar como pode por um fim de semana minimamente positivo, sem grandes esperanças.

Volta ao circuito com Kimi Raikkonen aqui

A pista

O Circuito Internacional de Xangai recebe a F1 pela 16ª vez e é o palco do 1000º GP de F1. Um marco histórico para o desporto que procura agora um novo rumo. Rubens Barrichello foi o primeiro vencedor neste traçado em 2004 e desde então o piloto que se tem destacado é Hamilton (cinco vitórias). Sebastian Vettel apenas venceu uma vez mas conquistou quatro poles. Hamilton é também o piloto mais forte em qualificação com seis poles em seu nome no traçado chinês. A pista tem 5.451km de comprimento e a volta recorde pertence a Michael Schumacher (1:32.238, em 2004).

É uma pista que exige muito dos pneus dianteiros (especialmente do lado esquerdo), em particular no sector 1. É essencial ter um chassis com uma frente muito positiva e um bom motor, pois tem uma das maiores rectas do ano.

A pista mantém duas zonas DRS (Recta da meta e recta oposta).

Video da pole de Vettel aqui

Resumo da corrida de 2018 aqui

Horários (Hora pt):

Sexta

Treino Livre 1: 03:00

Treino Livre 2: 07:00

Sábado

Treino livre 3: 04:00

Qualificação: 07:00

Domingo:

Corrida: 07:10

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado