WTCR, Época arranca em Marrocos: Mais e melhor!

Por a 3 Abril 2019 09:43

Barcelona foi o palco da apresentação do novo campeonato e dos testes conjuntos, mas a prova inaugural, em Marrocos é a já seguir, no próximo fim de semana. Uma lista de estrelas, equipas com forte apoio das marcas e um calendário que percorrerá 10 países, com passagem confirmada por Portugal, que vibrará com o regresso de Tiago Monteiro.

2017 marcou o fim de uma era. O WTCC definhou lentamente e os organizadores do campeonato tiveram de encontrar um novo caminho. A regulamentação TCR foi a solução encontrada e o entusiasmo aumentou com mais equipas e pilotos interessados. Nos testes conjuntos de 2018, em Barcelona, sentia-se um ambiente de otimismo e excitação, como há muito não se via. O novo WTCR mudou o paradigma… uma taça do mundo de turismos, com boas grelhas, boas corridas e uma luta pelo título até ao fim.

Em 2019, também em Barcelona, o campeonato foi apresentado, mas notaram-se diferenças em relação ao ano passado. Esta época vimos sorrisos, entusiasmo, mas sentimos também no ar uma tensão positiva, típica das grandes competições, onde apenas os grandes pilotos triunfam. A vontade de vencer é ainda maior, os novos nomes que se juntaram trouxeram mais visibilidade, mas também maior pressão. O maior investimento das marcas é indisfarçável e em alguns casos surpreendente. Em pouco mais de 18 meses um WTCC praticamente morto, transformou-se num WTCR cheio de vitalidade. François Ribeiro, o homem do leme, é um homem feliz e o novo troféu simboliza quase na perfeição o que podemos esperara deste ano…. Mais e melhor.

Este ano a fasquia está ainda mais alta. O Super Gird, como é chamado, é constituído por 26 pilotos, que representam 13 equipas, 14 nacionalidades, num total de sete construtores em pista. A qualidade da grelha deste ano reflete-se no número de título conquistado pelos pilotos, num total de 43, entre os quais, sete títulos mundiais da FIA. Nomes como Tarquini, Farfus, Muller, Huff, Kristoffersson, Priaulx e Monteiro são apenas alguns destaques, numa lista espantosa. Uma competição a não perder!

O regresso do nosso herói

Um dos pilotos mais respeitados do WTCR, o mais aplaudido na apresentação, um homem que passou por um pequeno inferno, mas que regressa mais forte que nunca. Muitas foram as vozes que em surdina diziam que Tiago Monteiro não regressaria à competição, mas o #18 batalhou com todas as forças para recuperar o mais rapidamente possível e esta época regressa para o lugar que sempre foi dele… entre os melhores.

Monteiro falou ao AutoSport e não escondeu a felicidade neste regresso depois de ter feito muitos testes de preparação. Os dois dias em Espanha serviram apenas para verificar alguns pormenores pois, o português teve 15 dias de testes com a sua nova máquina, que evoluiu muito desde o ano passado:

“Há uma evolução clara em relação ao ano passado porque, apesar de não ter guiado muito o carro no ano passado, deu para entender onde tínhamos de colocar o nosso foco para o melhorar. Com a experiência dos outros pilotos durante o ano todo, fizemos uma lista de coisas a aprimorar durante o inverno e foi sobre isso que nos debruçamos na preparação, o que deu frutos”

É um Tiago Monteiro renovado, preparado para a luta e com sede de regressar aos sucessos, apesar de saber que a concorrência é feroz:

“Aproveitei este reset para me voltar a focar em coisas que fazemos naturalmente e que por vezes deixamos de dar tanta atenção. Tanto no trabalho de afinação do carro com os engenheiros, como a nível de pilotagem, fui ver detalhes que já não via há quinze anos. Mas de vez em quando é bom fazer isso. “

Quanto a objetivos, Monteiro só olha para os lugares de topo: “O meu objetivo é nitidamente lutar para estar na frente. Agora se seremos capazes de o fazer é outra questão. A verdade é que não sei qual a performance dos outros. Sei que evoluímos, mas a concorrência não ficou a dormir. Espero que a minha experiência me ajude a estar na frente pois será preciso gerir bem vários fatores. Será um campeonato em que a gestão psicológica será importante, mas estou motivado e confiante. “

Calendário:

5 a 7 de abril – Marrocos (Marrakech)

26 a 28 de abril – Hungria (Hungaroring)

10 a 12 de maio – Eslováquia (Slovakia Ring)

17 a 19 de maio – Holanda (Zandvoort)

20 a 22 de junho – Alemanha (Nürburgring Nordscheleife)

5 a 7 de julho – Portugal (Vila Real)

13 a 15 de setembro – China (Ningbo)

25 a 27 de outubro – Japão (Suzuka)

14 a 17 de novembro – Macau (Circuito da Guia)

13 a 15 de Dezembro – Malásia (Sepang)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado