F1: Cyril Abiteboul contra as equipas B

Por a 7 Março 2019 14:32

A Renault continua o seu caminho rumo ao topo. A equipa tem tentado aproximar-se das três equipas mais fortes do campeonato, mas chegou a um ponto que resolveu seguir um caminho diferente por considerar que o investimento está a atingir proporções desmesuradas:

“Agora temos a operação que decidimos ter”, disse Cyril Abiteboul à

Auto Motor und Sport. “O que nós não percebíamos no início era que algumas equipas tinham começado uma corrida desenfreada ao armamento, particularmente a Ferrari e a Mercedes. Isso é um desporto diferente – um universo diferente. O nosso plano era operar ao nível das melhores equipas. Mas eles continuaram a crescer, quase ao nosso ritmo e com números tão loucos que não podemos nem queremos acompanha-los”, acrescentou.

Além do investimento cada vez mais elevado e difícil de acompanhar, o responsável da Renault criticou o surgimento das equipas B que dão uma vantagem cada vez maior às equipas de topo. O “método Haas” está a ser cada vez mais utilizado e Abiteboul acredita que está a mudar a F1:

“Haas criou um precedente difícil de reverter “, continuou o chefe da Renault. “Para mim, há o antes Haas e o depois da Haas. Mudou a Fórmula 1, possivelmente para sempre. Dez equipas tornaram-se em quatro ou cinco. Isso é algo que não idealizamos na nossa estratégia. Em breve, ninguém será capaz de vencer se não tiver uma equipa B. Antes de podermos vencer a Ferrari, temos que derrotar Haas. E quanto mais difícil essa tarefa, mais difícil é conseguir prémios em dinheiro ou patrocinadores. Vemos essa situação com alguma preocupação e não é apenas um problema para a Renault. Eu não sei como parar este processo, e essas equipas satélite são parte disso. A FIA deve reconhecê-lo”, acrescentou.“Não queremos ser parte de uma Fórmula assim”.

A implementação de um tecto orçamental não parece ser uma ajuda na resolução deste problema, segundo o francês

“Na verdade, é o oposto. Se as equipas têm menos dinheiro e recursos disponíveis, uma equipa pode focar-se na aerodinâmica e a outra no chassi. Isso tornará essas alianças fantásticas. Se uma equipa está isolada como nós, não há hipótese.”

A Renault e a McLaren são equipas com aspirações a chegarem ao topo, mas sem a possibilidade de usarem equipas satélite. Abiteboul falou sobre uma possível aliança, mas em moldes diferentes do que tem sido usado pelas equipas de topo:

“Talvez tenhamos que conversar com a McLaren, mas essa aliança nunca poderia estar no nível da Ferrari e da Haas, Mercedes e Racing Point, Red Bull e Toro Rosso.”

A Renault enfrenta anos decisivos. Apesar da equipa estar a conseguir chegar aos objectivos propostos, o ritmo que está a mostrar no crescimento não é ainda aquele que se esperava. Se a equipa não conseguir chegar aos pódios este ano poderá começar a instalar-se algum desânimo e se a situação das equipas B não for analisada pela FIA e a Liberty, a Renault poderá mesmo bater com a porta. Pelo menos é o que se pode entender das declarações de Cyril Abiteboul que sabe que a Renault não pode nem quer desperdiçar recursos, mais ainda nesta fase.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado