WRC, Rali da Suécia: O que está por decidir?
Com o acidente de Teemu Suninen, Ott
Tanak ficou com uma forte liderança que chega e sobra para gerir
hoje. Tänak começa a curta etapa final de domingo com uma vantagem
de 54,5s no seu Toyota Yaris WRC.
Se quanto à vitória já
restam poucas dúvidas, o segundo lugar está ao rubro! No entanto,
essa luta não inclui Suninen, que liderou uma prova do WRC pela
primeira vez, durante o dia de sexta-feira. O finlandês caiu na
classificação depois de enterrar seu Ford Fiesta em um banco de
neve, primeiro, antes de abandonar depois de bater numa árvore e
danificar o roll bar de segurança de seu carro.
Mas Tänak estava apenas a 2.0s de
Suninen, passando o finlandês na especial de abertura do dia de
ontem. Pouco depois, o erro de Suninen na segunda especial do dia deu
ao estónio uma vantagem de mais de meio minuto. As três vitórias
em troços elevaram a margem para um nível confortável: “Na
sexta-feira tivemos de fazer um trabalho difícil para estar nesta
posição e ontem conseguimos passar sem problemas. A aderência
mudava em todas as curvas e nunca se sabia o que esperar. Agora
espero que possamos controlar um pouco as coisas, mas esta nunca é
uma prova fácil,” disse ele.
Andreas Mikkelsen liderou um grupo de
quatro pilotos, com o seu segundo lugar durante a maior parte do dia,
no seu Hyundai i20 WRC. O quarteto trocou de lugar em todos os
troços, mas, apesar de um pião, o norueguês repeliu os
perseguidores até ao fim do dia, quando Esapekka Lappi empatou no
último troço.
Lappi fez bons progressos durante todo
o dia no seu Citroën C3 WRC. O finlandês tinha 2.3 segundos de
vantagem sobre Thierry Neuville, que teve a sorte de escapar de um
pião completo, de 360°, no troço de Vargåsen, em que perdeu
apenas alguns segundos.
Em quinto lugar ficou Elfyn Evans,
depois do galês ter caído para fora dos três primeiros enquanto
procurava mais ritmo no seu Ford Fiesta WRC. No entanto, permaneceu
firme na luta, 11.9 segundos atrás de Neuville.
Os troços da estrada florestal ao
redor de Hagfors estavam em perfeitas condições ontem. Uma sólida
base de gelo garantiu grande aderência, mas à medida que as
temperaturas foram subindo as estradas tornaram-se mais suaves e
escorregadias.
Kris Meeke foi incapaz de se manter em
contacto com os homens da frente no seu Toyota Yaris WRC e caiu nas
‘garras’ de Sébastien Loeb, terminando o dia apenas 1.6 seg à sua
frente.
O dia de hoje tem apenas três troços,
cobrindo 51,31 km. A dupla passagem pelo teste Likenäs é seguida
pela Power Stage em Torsby, com pontos de bónus para os cinco
pilotos mais rápidos.
Classificação:
1. O Tänak / M Järveoja EST Toyota
Yaris 2hr 19min 31.7sec
2= A Mikkelsen / A Jaeger-Amland NOR
Hyundai i20 +54.5sec
2= E Lappi / J Ferm FIN Citroën C3
+54.5sec
4. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai
i20 +56.8sec
5. E Evans / S Martin GBR Ford Fiesta
+1min 08.7sec
6. K Meeke / S Marshall GBR Toyota
Yaris +1min 36.5sec
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI