WRC2 Pro, Rali da Suécia: Mads Ostberg na frente
Mads Østberg chegou ao final do dia de
ontem com uma vantagem de 1m30s na frente da WRC2 Pro, após um dia
sem problemas, exceção feita à sua adaptação ao que diz ser um
carro muito longe do ideal para ele.
Embora a maior parte dos troços
invernais de sexta-feira tenham sido realizados no país natal do
Østberg, a Noruega, o piloto de 31 anos raramente se sentiu
confortável com a configuração do seu Citroën C3 R5, embora tenha
conseguido evitar problemas mais graves que gradualmente
marginalizaram o resto do plantel do WRC2 Pro.
O polaco Lukasz Pieniazek foi o
primeiro a ter problemas e abandonou depois de ter batido com o seu
Ford Fiesta R5 contra uma árvore, na SS2.
O protegido da Skoda, Kalle Rovanperä
assumiu a liderança face ao vencedor da SS1, Eerik Pietarinen, antes
da classificação ficasse virada de cabeça para baixo na SS3 quando
ambos os pilotos saíram de estrada. Rovanpera perdeu mais de 2m20s
preso num banco de neve, enquanto Pietarinen cedeu quase 4 minutos
após capotar, o que deixou o seu Skoda sem pára-brisas.
Apesar das preocupações com a
manobrabilidade do Citroën, Østberg emergiu da SS3, como o novo
líder. E quando o rival mais próximo, Gus Greensmith, atirou o seu
Fiesta R5 para um banco de neve na SS5, o Østberg ficou mais de dois
minutos na frente.
Um problema de travões significou a
perda de alguma dessa ‘almofada’ para um Rovanperä que começou a
andar forte à tarde. Mas o Østberg completou a etapa com mais uma
vitória, sendo quinto à geral na SS8.
Na geral, Mads Østberg liderava com
1:30.9 de avanço para Kalle Rovanperä, com Gus Greensmith em
terceiro a 2m37.8s. Eerik Pietarinen era quarto a 5m36.5s
No WRC2, os noruegueses dominaram com
Ole Christian Veiby a encabeçar a categoria num dos novos VW Polo
GTi R5. Veiby, que terminou no pódio do WRC2 na Suécia, nos últimos
dois anos, terminou o dia de sexta-feira com uma vantagem de 24,5
segundos sobre o seu companheiro de equipa, que também guia um VW
Polo, o Campeão do WorldRX, Johan Kristoffersson.
Jari Huttunen está 3.8s mais atrás,
em terceiro, depois de recuperar bem de um furo na SS4 que lhe custou
30 segundos. O melhor momento de Huttunen aconteceu no último troço
do dia, quando venceu à geral com o seu Skoda Fabia R5, na frnete de
todos os WRC.
Emil Lindholm continua na luta pelo
pódio, 28,6 segundos mais atrás em quarto, com Emil Bergkvist em
quinto e Nikolay Gryazin em sexto.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI