WRC, Rali da Suécia: Segundo ’round’…

Por a 13 Fevereiro 2019 14:47

O Rali da Suécia marca

o segundo round do WRC 2019, uma prova maioritariamente disputada nas florestas

de Värmland, e a única prova realizada exclusivamente sobre neve e gelo.

Dominado por pilotos

escandinavos ao longo dos seus primeiros 28 anos no WRC, desde 1973, que o Rali

da Suécia só por três vezes não teve pilotos nórdicos a vencê-lo. Os primeiros

a alcançar tal feito foram Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, em 2013, repetindo

depois a prestação em duas outras edições (2015 e 2016), dando a entender que

sabem lidar com as subtilezas únicas deste rali, onde se exige uma perfeição no

equilíbrio a alta velocidade.

É um exercício que varia de ano para ano devido à quantidade de neve e gelo

acumulada nas estradas, num volume que pode variar muito de uma edição para a

outra.

Após terem garantido, em meados de janeiro, em Monte-Carlo, a histórica 100ª

vitória da Citroën Racing no WRC, bem como a 45ª da sua carreira, Ogier e

Ingrassia terão a ingrata tarefa de serem os primeiros a entrar para os troços

de quinta e sexta-feira, com o seu C3 WRC, desenhando as trajetórias para os

restantes adversários, isto caso haja neve fresca à superfície do piso, em mais

uma dificuldade num evento repleto de surpresas.

Vai depender muito do estado dos troços as dificuldades que os homens da frente

vão ter nesta prova, especialmente Sébastien Ogier, o primeiro. Thierry Neuville

(Hyundai i20 WRC) passa em segundo e Ott Tänak (Toyota Yaris WRC). A

classificação no final do priemiro dia vai depender muito do estado dos troços.

Se, tal como no ano passado a neve for muita, então dificilmente qualquer

destes pilotos estará nos primeiros lugares no fim do primeiro dia. A distância

a que estiverem da frente, determinará se ainda vão a tempo de lutar pelo

triunfo… ou não.

Qualquer um dos três,

Ogier, Neuville e Tanak, será sempre considerado favorito nesta prova e se

tivermos que apostar num só: Ott Tanak.

Sébastien Loeb já

tem uma posição razoável  na estrada, no primeiro dia, mas ainda precisa

de tempo para se adaptar ao Hyundai i20 WRC, pelo que será outro caso muito

interessante a seguir.

Jari Matti Latvala anda

bem na Suécia, já lá venceu com o Toyota Yaris WRC, e pode repetir o feito.  

Kris Meeke adaptou-se

muito bem ao seu novo Toyota Yaris WRC e embora a Suécia não seja a sua

praia, provavelmente vai encarar esta prova de maneira diferente do Monte Carlo,

assegurando bons pontos.

Será também curioso ver o que Pontus Tidemand poderá fazer naquela que será a

segunda prova com o seu Ford Fiesta WRC.

Teemu Suninen e Elfyn Evans, têm uma boa oportunidade para colocar os seus Ford

Fiesta WRC, devido a ordem na estrada. Serão capazes?

Esapaekka Lappi (Citroën), Andreas Mikkelsen (Hyundai) são outros dois pilotos

com condições para fazer um brilharete. Depois do que fez no Monte Carlo antes

de bater, Mikkelsen esteve quase brilhante e a Suécia é uma rali muito mais

indicado para si. Quanto a Lappi, a Suécia e a Finlândia serão provavelmente as

provas em que a diferença para Ogier será menor. Outro caso interessante a ver…

A 67ª edição do Rali da Suécia começa amanhã em Karlstad. O rali tem a sua base

no aeroporto de Torsby (82km a norte de Karlstad). Mais uma vez, a Suécia é o

único rali do WRC com especiais em dois países – Suécia e Noruega -, com uma

especial a começar na Suécia, passar pela Noruega e regressar à Suécia. A

Noruega é visitada no primeiro verdadeiro dia de rali, mas a maioria das

especiais são na região sueca de Varmland (que, curiosamente, quer dizer ‘Terra

Quente’).

Marcus Gronholm é a

‘celebridade’ especial deste ano. O cinco vezes vencedor do rali, de 51 anos,

dá continuidade à tradição seguida pelos finlandeses Hannu Mikkola, Timo

Salonen e Ari Vatanen de correrem no WRC, mas na prova caseira com esta idade. Gronholm,

que nasceu numa comunidade sueca na Finlândia, decidiu fazer este evento como

prova final, estando aos comandos de um Yaris WRC.

Existe alguma variedade de carros, com 63 inscritos, incluindo 14 WRC, 14 WRC2,

14 JWRC e 13 privados que não estão registados em nenhum campeonato. Juntam-se

ainda cinco WRC2 Pro (dois da M-Sport, dois da Skoda e um da Citroen). No

total, são 30 R5 e três carros admitidos sob as regras nacionais, dois deles

Mitsubishi Mirage, que não está homologado internacionalmente. Mads Ostberg é o

piloto da Citroen no WRC2 Pro.

A característica

técnica especial do Rali da Suécia é o regulamento dos pneus. Pneus com pregos,

com uma regulamentação restrita sobre o número, especificação e instalação dos

pregos. Os carros de topo devem usar rodas e pneus 9” x 15”. No WRC, apenas

Monte Carlo e Suécia permitem carros com pneus de pregos, e ambos funcionam com

regras de pneus muito diferentes. Uma característica especial na Suécia é a

prova para carros históricos, que terá lugar na sexta-feira e no sábado,

contando com mais de 50 inscritos. Rauno Aaltonen, num Mini Cooper S, é um dos

participantes. A sua primeira participação na prova foi em 1967.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado