WRC, Rali Monte Carlo: Luta de galos

Por a 25 Janeiro 2019 19:56

Sébastien

Ogier chegou ao final do dia de hoje com uma curta margem de dois

segundos de avanço face a Thierry Neuville. Depois de um grande

duelo durante todo o dia, o francês e o belga partem para o segundo

dia de prova bem na frente do resto do pelotão, mas tendo em conta o

que é o Monte Carlo, as margens esbatem-se com bem mais facilidade

do que nos restantes ralis…

Os dois

pilotos adotaram estratégias de pneus bem diferentes, e é curioso

que o resultado sejam dois segundos de diferença entre ambos. Os

troços não estiveram tão difíceis quanto em anos anteriores, mas

ainda assim houve troços com zonas bem contrastantes durante todo o

dia, alguns com mais, outros com menos extensão com neve e gelo.

Viu-se mais os pilotos a guiar em asfalto seco, mas também se viram

muitas secções completamente geladas com os carros a rodar muito

lentos.

O

cancelamento da especial abertura foi um forte golpe para Ogier, pois

os pneus de inverno com pregos ter-lhe-iam ganhar algum tempo à

concorrência. Já Neuville aproveitou bem os dois troços seguintes

para suplantar o até então líder, Ott Tänak, mas Ogier passou

para a frente no sétimo troços, quando Neuville perdeu 24.7s devido

a uma ligeira saída – sem consequências – que não o tempo

gasto na manobra de recolocar o carro na estrada certa. O belga

perdeu, só aí, cerca de 20 segundos, Ogier ficou com 14s de avanço

mas o piloto do Hyundai i20 WRC recuperou depois de vencer o último

troço do dia teste final e aproximou-se muito.

“Só

eu e Thierry estamos bem na frente, mas em Monte-Carlo as coisas

podem mudar muito rapidamente”, começou por dizer Ogier. “É

importante rodar nos limites amanhã, mas neste rali para mim o

limite é mais seguro do que em qualquer outra prova. Posso fazer um

pouco mais, mas no Monte Carlo uma estratégia um pouco mais

cuidadosa, pode dar frutos”, disse.

Andreas

Mikkelsen encabeçou um trio de pilotos que lutam pelo último lugar

do pódio. O norueguês, conduzindo outro i20 WRC, subiu para o

terceiro lugar no último troço do dia, isto depois de ter começado

o dia em nono e tem uma vantagem de 7.4 segundos sobre o Toyota Yaris

WRC de Jari-Matti Latvala, com Sébastien Loeb 0.8 segundos mais

atrás.

Foram

corajosas as escolhas de pneus de Loeb na sua estreia com o i20 WRC,

mas não resultaram bem. Apesar de ter vencido dois troços, o facto

de partir para os troços muito atrás, encontrou-os demasiado sujos

pelo que teve de lutar com a lama e a terra arrastada pelos cortes

das bermas dos homens que rodam mais à frente.

Elfyn

Evans completou a lista dos seis primeiros, colocando o seu Ford

Fiesta WRC na frente de um frustrado Ott Tanak. O estónio, que

liderou no final da noite de ontem, já era terceiro a quase trinta

segundos quando uma jante partida e o consequente furo lhe valeram um

atraso de 2m20s. Já o seu companheiro de equipa, Kris Meeke sofreu

duas vezes um problema semelhante, no seu Toyota Yaris e perdeu quase

quatro minutos, depois de parar para mudar uma roda no penúltimo

troço. Terminou o dia em oitavo com Gus Greensmith, líder do WRC 2

Pro, e Yoann Bonato, líder do WRC 2, a completar o top 10.

Esapekka

Lappi retirou o seu C3 WRC depois de partir um semi-eixo e a árvore

de transmissão, após um impacto, enquanto Pontus Tidemand ficou de

fora com danos na suspensão dianteira do seu Ford Fiesta WRC.

Ao contrário dos de hoje, os troços de amanhã já são mais familiares à caravana do WRC…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado