WRC, Rali Monte Carlo: Luta de galos
Sébastien
Ogier chegou ao final do dia de hoje com uma curta margem de dois
segundos de avanço face a Thierry Neuville. Depois de um grande
duelo durante todo o dia, o francês e o belga partem para o segundo
dia de prova bem na frente do resto do pelotão, mas tendo em conta o
que é o Monte Carlo, as margens esbatem-se com bem mais facilidade
do que nos restantes ralis…
Os dois
pilotos adotaram estratégias de pneus bem diferentes, e é curioso
que o resultado sejam dois segundos de diferença entre ambos. Os
troços não estiveram tão difíceis quanto em anos anteriores, mas
ainda assim houve troços com zonas bem contrastantes durante todo o
dia, alguns com mais, outros com menos extensão com neve e gelo.
Viu-se mais os pilotos a guiar em asfalto seco, mas também se viram
muitas secções completamente geladas com os carros a rodar muito
lentos.
O
cancelamento da especial abertura foi um forte golpe para Ogier, pois
os pneus de inverno com pregos ter-lhe-iam ganhar algum tempo à
concorrência. Já Neuville aproveitou bem os dois troços seguintes
para suplantar o até então líder, Ott Tänak, mas Ogier passou
para a frente no sétimo troços, quando Neuville perdeu 24.7s devido
a uma ligeira saída – sem consequências – que não o tempo
gasto na manobra de recolocar o carro na estrada certa. O belga
perdeu, só aí, cerca de 20 segundos, Ogier ficou com 14s de avanço
mas o piloto do Hyundai i20 WRC recuperou depois de vencer o último
troço do dia teste final e aproximou-se muito.
“Só
eu e Thierry estamos bem na frente, mas em Monte-Carlo as coisas
podem mudar muito rapidamente”, começou por dizer Ogier. “É
importante rodar nos limites amanhã, mas neste rali para mim o
limite é mais seguro do que em qualquer outra prova. Posso fazer um
pouco mais, mas no Monte Carlo uma estratégia um pouco mais
cuidadosa, pode dar frutos”, disse.
Andreas
Mikkelsen encabeçou um trio de pilotos que lutam pelo último lugar
do pódio. O norueguês, conduzindo outro i20 WRC, subiu para o
terceiro lugar no último troço do dia, isto depois de ter começado
o dia em nono e tem uma vantagem de 7.4 segundos sobre o Toyota Yaris
WRC de Jari-Matti Latvala, com Sébastien Loeb 0.8 segundos mais
atrás.
Foram
corajosas as escolhas de pneus de Loeb na sua estreia com o i20 WRC,
mas não resultaram bem. Apesar de ter vencido dois troços, o facto
de partir para os troços muito atrás, encontrou-os demasiado sujos
pelo que teve de lutar com a lama e a terra arrastada pelos cortes
das bermas dos homens que rodam mais à frente.
Elfyn
Evans completou a lista dos seis primeiros, colocando o seu Ford
Fiesta WRC na frente de um frustrado Ott Tanak. O estónio, que
liderou no final da noite de ontem, já era terceiro a quase trinta
segundos quando uma jante partida e o consequente furo lhe valeram um
atraso de 2m20s. Já o seu companheiro de equipa, Kris Meeke sofreu
duas vezes um problema semelhante, no seu Toyota Yaris e perdeu quase
quatro minutos, depois de parar para mudar uma roda no penúltimo
troço. Terminou o dia em oitavo com Gus Greensmith, líder do WRC 2
Pro, e Yoann Bonato, líder do WRC 2, a completar o top 10.
Esapekka
Lappi retirou o seu C3 WRC depois de partir um semi-eixo e a árvore
de transmissão, após um impacto, enquanto Pontus Tidemand ficou de
fora com danos na suspensão dianteira do seu Ford Fiesta WRC.
Ao contrário dos de hoje, os troços de amanhã já são mais familiares à caravana do WRC…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI