WRC: Citroën e Ogier a dominar o ‘Monte’ desde 2007
A Citroën não vence o Rali de Monte Carlo desde 2013, mas tem na equipa o piloto que venceu as cinco edições seguintes, Sébastien Ogier…
Ao contrário do que sucedeu o ano passado em vários ralis, a Citroën terá apenas uma equipa de dois carros este ano. A perda do patrocínio de Abu Dhabi a isso o obrigou, saíram Mads Ostberg e Craig Breen entrando Sébastien Ogier e Esapekka Lappi.
A equipa realizou dois dias de testes para o Rali de Monte Carlo, sete dias no total. Quatro dias ainda em dezembro (dois dias com Ogier, dois com Lappi) na área de Gap, e três em janeiro (dia e meio com Ogier, outro tanto com Lappi) novamente na área de Gap.
Todos os tipos de condições de Monte-Carlo: seco, escorregadio, alcatrão molhado, mas também lama, neve e gelo. Isto significa que a equipa analisou uma grande variedade de configurações, e também como pneus montados em ‘cruz’, o que envolve prestar muita atenção à configuração para garantir que o manuseio do carro permaneça previsível.
Houve algumas mudanças técnicas nos carros, tal como referimos noutro artigo CLIQUE AQUI
Em resumo, o C3 WRC sofreu algumas mudanças consideráveis desde o Rali de Monte-Carlo 2018, em termos de amortecedores e design da suspensão, e a equipa tem agora uma boa compreensão da sua configuração básica. A equipa concentrou-se em conseguir um carro mais fácil de conduzir, e que é, portanto, capaz de se adaptar aos vários níveis de aderência neste evento. A equipa também trabalhou em opções de configuração que podem ser ajustadas entre secções, ou seja, quando os troços da tarde estiverem bem diferentes da manhã, apesar de serem os mesmos, algo que no Monte Carlo é muito habitual, pois com a baixa temperatura de manhã, na maior parte das vezes, os troços da tarde mudam devido à subida das temperaturas.
Carros para Monte Carlo: Ogier: chassis 7 e chassis 4 para Lappi. Batedores: Para Ogier, como sempre é Simon Jean-Joseph; Lappi (Mikko Heikkkila). Quanto ao WRC2 Pro, apenas Yoann Bonato foi inscrito em Monte Carlo. A equipa conta o vencedor de todas as edições entre 2014 e 2018, Sébastien Ogier. 2014, 2015 e 2016, com o Volkswagen Polo R WRC, 2017 e 2018, com o Ford Fiesta RS WRC. Esapekka Lappi foi sétimo no ano passado.
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