F1: Andy Green admite carros mais lentos para 2019

Por a 16 Janeiro 2019 14:10

As mudanças nos regulamentos para 2019, com a simplificação das asas dianteiras, aumento da profundidade da asa traseira (para um efeito DRS mais potente) e simplificação dos dutos de arrefecimento para os travões, foram adoptados com o objectivo de simplificar a componente aerodinâmica na frente do carro, diminuir o ar sujo que sai dos carros e com isso permitir lutas mais próximas.

É já um hábito ouvirmos os pilotos queixarem-se de que não podem ficar muito tempo atrás do carro que perseguem para evitar o aquecimento do motor e a degradação dos pneus. A degradação das borrachas acontece também devido a perda de eficiência aerodinâmica que ocorre quando um carro recebe os fluxos de ar já alterados do carro que persegue e que leva os carros a deslizarem mais sobre o asfalto.  Com a simplificação da asas dianteiras pretende-se diminuir esse efeito, apesar de poder ser visto uma diminuição da velocidade dos carros em curva.

As primeiras opiniões sobre as novas asas não eram favoráveis pois não se esperavam ganhos significativos ao nível das lutas em pista e as equipas pareciam estar já a encontrar solução para chegar aos níveis de apoio aerodinâmico de 2018.

Pat Symonds afirmou que as medidas tomadas chegaram na altura certa e que se não fossem adoptadas, as lutas em pista seriam ainda mais complicadas nesta época.  Agora é a vez de Andy Green, director técnico da Racing Point afirmar que as mudanças foram muito sentidas no início e que há pouca possibilidade das lutas em pista saírem beneficiadas:

“Foi um grande golpe”, disse ele ao Motorsport.com. “E quando colocamos o modelo no túnel [de vento] há alguns meses, tivemos uma perda de  alguns segundos por volta e um carro mal equilibrado. Foi o pior resultado possível. Esperemos que  tenha alguns aspectos positivos em relação a lutas em pista. Nós, como todos os outros, temos tentado sair do buraco em que nos encontramos com estes novos regulamentos. É significativo e embora não seja mudança de carro completa, está muito perto disso.”

Embora os novos regulamentos tenham sido introduzidos com a intenção de melhorar a capacidade dos pilotos de se seguirem, Green está cético quanto a uma grande diferença.

“Vamos ter dificuldades  para ver uma grande diferença nas perseguições”, acrescentou. “Espero que esteja errado, espero que todo este trabalho resulte em alguns aspectos positivos. Mas, da análise que vimos, a vantagem parece relativamente pequena.”

A simplificação da asa dianteira resulta na diminuição do apoio aerodinâmico devido ao enfraquecimentos dos vórtices criados, que direccionam os fluxos de ar para as zonas desejadas pelos engenheiros. Isso faz que a asa dianteira crie menos apoio,  impede o fundo plano e o difusor traseiro de serem tão eficazes e não leva de forma tão eficiente o ar até à asa traseira. É uma espécie de efeito dominó que prova a importância crucial deste componente e a dificuldade que os pilotos sentem quanto a asa se danifica em qualquer contacto. É também a prova do que deve mudar em 2021 para melhorar as corridas e tornar os carros menos dependentes do apoio aerodinâmico.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado