Hara Kiri BMW
António Félix da Costa e Alexander Sims, pilotos da BMW i Andretti Motorsport comandavam a corrida a poucos minutos do seu final, preparando-se para discutir entre ambos quem a venceria, quando uma tentativa de ultrapassagem por parte do piloto inglês e uma reação pouco conseguida por parte do piloto luso, o deixaram fora de corrida. Sims perdeu duas posições e caiu para o quarto lugar em que terminou. Quem aproveitou foi Jerome D’Ambrosio, que depois do pódio na Arábia Saudita, viu cair-lhe do céu o triunfo nesta corrida de Marraquexe.
Um autêntico Hara Kiri por parte dos homens da BMW que certamente vão “levar nas orelhas” dos responsáveis da equipa, pois com o que se viu em Marrocos, ficou a perceber-se que há equipas que estão com altos e baixos, e a única que mostrou em Marrocos o mesmo que na Arábia Saudita foi a BMW. A única coisa que a equipa bávara leva de positivo deste fim de semana é o facto dos carros serem competitivos. Quanto ao que se passou entre os pilotos, vai dar muito que falar entre portas…
Alexander Sims tentou o que já se sabia que ia tentar, bloqueou rodas, mas ainda foi a tempo de travar para não sair em frente. Félix da Costa já não pode dizer o mesmo, pois acabou por ser tocado pelo seu colega de equipa, lateralmente, e o seu monolugar ficou encostado à barreira de pneus.
Um grande balde de água fria que vai ter que servir de lição à equipa.
A corrida foi realmente interessante, especialmente para a BMW, pelo menos até ao incidente. Depois de ter sido penalizado por excesso de utilização da potência da bateria na qualificação, Félix da Costa caiu de terceiro para sexto, mas ao cabo da primeira curva da corrida já era terceiro classificado. Jean Eric Vergne excedeu-se na tentativa de passar Sam Bird e entrou em pião.
Com cerca de sete minutos de corrida, Félix da Costa ascendeu ao segundo lugar ao passar Alex Sims. Em poucas voltas, ganhou quatro posições na corrida. Os dois BMW perseguiam o Virgin de Sam Bird, com o português a conseguir suplantar o inglês um pouco mais à frente.
Pouco depois foi a vez de Sims também passar Bird, e os dois BMW depressa se começaram a destacar. Durante muito tempo os homens da BMW rodaram separados por sete décimos, mais coisa, menos coisa, mas a sete minutos do fim da corrida o ataque de Sims a Félix da Costa redundou no que já explicámos acima. O único BMW que ficou na frente foi o de… Bruno Correia, que levou o i8 Safety Car para a pista, de modo a retirarem o monolugar de Félix da Costa da zona em que se encontrava.
Jerôme de D’Ambrosio aproveitou para ficar na frente de Robin Frijns, Sam Bird e Alexander Sims, e quando Bruno Correia rumou às boxes, Sim ainda tentou chegar ao pódio, não conseguiu, o mesmo sucedendo com Frijns, que ainda assustou D’Ambrosio, sem o conseguir passar.
Foi a primeira vitória na Fórmula E de Jerôme de D’Ambrosio desde 2016, entrando esta corrida para a história como a mais equilibrada da história da Fórmula E, já que apenas 0.143s separaram os dois primeiros.
O homem da pole, Sam Bird, foi terceiro lugar na frente de Sims. Jean-Eric Vergne terminou em quinto, depois de recuperar do 19º lugar para onde caiu depois do pião da primeira curva.
The first rule in motorsport, don't hit your teammate! 😱 @afelixdacosta is out of the race #MarrakeshEPrix pic.twitter.com/G1c71z4hMG
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) January 12, 2019
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI