Dakar, Filipe Palmeiro: “O nosso objetivo é estar no top 10”
“Regularidade” é talvez a palavra que melhor define Boris Garafulic, um chileno que se prepara para enfrentar o seu nono Dakar. Na sua trajetória no rali mais difícil do mundo, ele regista apenas duas desistências e, com exceção de 2016, quando chegou ao 23º lugar, esteve sempre entre os 13 primeiros da classificação geral. Em 2018 foi ‘estrela’ de uma das cenas mais inusitadas da prova na segunda etapa – o dia negro da equipa MINI – quando Jazeed Al-Rajhi o atingiu, embora tenha conseguido reparar e continuar, perdendo 8 horas em relação à ponta. O acidente obrigou-o a ir mais fundo, ultrapassando os veículos, para subir na classificação geral para o 13º lugar. O experiente português Filipe Palmeiro será mais uma vez o seu navegador. Entusiasmado com as melhorias do MINI em termos de suspensão e motor, o chileno quer estar no top 10 quando chegar a Lima.
“O acidente com Al-Rahji na segunda etapa comprometeu a nossa corrida. Sofremos queimaduras por estarmos o dia todo no deserto, começamos a consertar o carro até que chegaram as assistências e chegamos muito tarde ao acampamento de Pisco. Perdemos muito tempo e tivemos que planear uma corrida por trás. Isto deu-nos motivação extra e, embora eu me considere um amador, eu estava determinado a recuperar e avançar na classificação. Não foi há muito tempo que decidi participar no próximo Dakar. Mais uma vez estarei com o Filipe (Palmeiro) no MINI que incorpora melhorias nas suspensões e no motor, o que será muito importante nas dunas. O objetivo será o que não conseguimos alcançar no ano passado: estar no Top 10”, disse o piloto.
“Depois do acidente na segunda etapa, o Dakar tornou-se uma prova em que viemos de trás, ultrapassando veículos. O Boris foi um verdadeiro lutador porque nunca desistiu mesmo depois do forte impacto que nos afetou até o final da corrida. Ao todo, o 13º lugar foi uma vitória para nós. Relativamente ao Mini, as duas principais melhorias são ao nível da suspensão e do motor. Esta edição, o facto de que 100% do Dakar será feito no Peru fará do Dakar um grande desafio. Menos dias, menos quilómetros, mas ao mesmo tempo mais intenso. O nosso objetivo? É estar no top 10”, disse Filipe Palmeiro.
2018: 13º
2017: Abandono Etapa 10
2016: 23º
2015: 12º
2014: 11º
2013: 12º
2012: 11º
2011: Abandono Etapa 11
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI