Fórmula 3 – A nova porta de entrada
Com a vontade de criar um caminho claro e definido para a F1, e depois da criação da Fórmula 2, 2019 verá a estreia da nova porta de entrada para o Grande Circo, a Fórmula 3 que resulta da fusão do GP3 e da F3 europeia. Será uma nova categoria de acesso ao topo do automobilismo e contará com novas máquinas, menos potentes que os F2, mas em conformidade com as exigências de segurança da FIA, que terá mais esta competição ao seu encargo. Os moldes serão semelhantes aos da F2, ou seja, este campeonato acompanhará a F1 em algumas rondas e servirá de montra para os novos talentos se mostrarem ao mundo e acima de tudo aos responsáveis das equipas.
O novo carro conta com o mesmo motor usado no GP3, um seis cilindros, 3.4 L com 380 Cv de potência da Mecachrome, acoplado a uma caixa de seis velocidades da Hewland. A aerodinâmica foi revista para facilitar as ultrapassagens e apesar de todas as equipas receberem carros iguais, terão ao seu dispor suspensões que permitirão grande variabilidade de soluções ao nível da afinação. O carro terá cumprirá as novas exigências de segurança da FIA como os painéis laterais reforçados e o Halo, que passa também a estar presente nesta categoria. A Pirelli, tal como na F1 e F2 será a fornecedora de pneus neste primeiro triénio em que este conjunto de regulamentos estará em vigor.
Teremos 10 equipas em pista neste primeiro ano, cada uma com três carros, como acontecia no GP3. Embora as equipas já estejam confirmadas são ainda poucos os pilotos certos para esta época. A ART tem já assegurado David Beckmann, Sebastian Fernandez correrá pela Campos, Juri Vips (que deu nas vistas em Macau) competirá pela Hitech Grand Prix, Yuki Tsunoda deverá estar assegurado para a Jenzer Motorsport e a Prema terá Marcus Armstrong e Jehan Daruvala. Sobram ainda a Carlin, a Charouz Racing System, HWA Racelab, MP Motorsport e a Trident. Das equipas mais conhecidas a Arden e a Motopark são as maiores ausentes, numa lista de equipas vindas do GP3 e da F3 Europeia.
O campeonato terá oito datas:
11 e 12 de maio – Espanha
22 e 23 de junho – França
29 e 30 de junho – Áustria
13 e 14 de julho – Grã-Bretanha
3 e 4 de agosto – Hungria
31 de agosto e 1 de setembro – Bélgica
7 e 8 de setembro – Itália
28 e 29 de setembro – Rússia
Want to see the 2019 #F3 challenger in action? Take a look here: pic.twitter.com/rfezTH1IOI
— Formula 3 (@FIAFormula3) November 22, 2018
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI