Full Eventos abandona velocidade

Por a 3 Janeiro 2019 17:40

A Full Eventos e a FPAK rescindiram por mútuo acordo o contrato que os ligava, relativo à promoção e organização da velocidade nacional. Desde 2007 que a Full Eventos tomou conta da velocidade nacional, houve alguns anos positivos, por exemplo o PTCC, depois os GT, mas as competições de pista nunca deram o salto qualitativo necessário. Houve demasiados altos e baixos, avanços e recuos, e a conjuntura atual era tudo menos promissora.

Neste contexto e depois de ter sido a entidade promotora dos Campeonatos de Portugal de Velocidade nos últimos 12 anos, a Full Eventos “agradece à Federação a confiança depositada e as oportunidades que se geraram com ganhos para ambas as instituições”, mas decidiu parar.

A atual rescisão vigora desde 31 de dezembro de 2018: “A Full Eventos endereça votos de felicidades e de bom trabalho para a Federação e para a velocidade nacional, realçando as óptimas relações que se manterão entre as duas entidades”.

Agora, resta saber o que vai ser possível colocar de pé quanto ao principal Campeonato de velocidade nacional, mas agora a bola está totalmente nas mãos da FPAK. Fica por se ver quem tomará conta dos campeonatos nacionais de Clássicos e Legends, mas quanto ao futuro do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos é uma perfeita incógnita.

Que futuro?

Ainda recentemente o AutoSport publicou um artigo a ponderar o futuro pois a situação atual é mesmo insustentável e todos têm noção disso, bastando para isso ouvir as declarações dos pilotos quando se fala do futuro. O TCR Ibérico está lançado, a FPAK está a fazer esforços para que tal aconteça. O calendário está lançado, mas até que haja o campeonato é preciso ainda partir muita pedra.

Há quem aponte para GT4 e o lançamento da nova competição da Race Ready é uma porta que se abre, com novas perspetivas. Outros preferirão rumar a outras paragens. 2019 será um ano de grande importância para a velocidade nacional. Será preciso apresentar uma solução sólida, bem estruturada, que permita aos pilotos atrair patrocinadores, mas boa parte do problema está precisamente aqui. Não há dinheiro!

O cenário do TCR Ibérico parece a melhor solução, pois permite chegar a um mercado mais abrangente o que poderá atrair novos interessados.

E um TCR Ibérico bem organizado poderá ser uma melhor montra para os pilotos que participem, numa categoria presente agora em praticamente todo o mundo, com uma competição principal que atrai cada vez mais pilotos consagrados e estruturas de topo.

O crescimento dos TCR tem sido real um pouco por todo o lado, e Portugal é uma das raras exceções. A solução do Open também não pode ser descartada, mas a nível competitivo não será uma solução tão interessante. O cenário ainda possível é a existência do TCR Ibérico, com um Open, numa espécie de repetição de 2018.

Temos boas equipas com experiência em TCR, temos pilotos com conhecimento de causa e talento, para nos darem um bom campeonato ibérico. Temos boas máquinas paradas e que podem abrilhantar um Open interessante para fãs. Temos agora os GT4, uma nova oportunidade que se apresenta, com uma categoria cada vez mais na moda, com excelentes pistas e com todos os ingredientes para o sucesso.

A velocidade nacional parecia caminhar para o abismo em 2018. A salvação ainda não é garantida, mas há vontade, há talento e há paixão para que esta história acabe bem. A velocidade continua a exportar talentos que nos dão alegrias pelo mundo fora de forma cada vez mais regular e ainda assim, dentro de portas, parece ser o parente pobre do desporto motorizado nacional.

Do lado da FPAK esta disse em comunicado: “Ao terminar esta parceria, a FPAK gostaria de enaltecer o trabalho efectuado pela Full Eventos nos últimos anos, endereçando votos de sucesso para os seus projectos futuros.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado