Guia da ‘Silly Season’ do WRC
Numa altura em que faltam menos de dois meses para o arranque do WRC 2019, há ainda muitas indefinições em duas das quatro equipas. A Toyota Gazoo Racing já tem o plantel fechado para 2019, o mesmo sucedendo com a Citroën World Rally Team, se bem que neste caso, a perda do patrocínio de Abu Dhabi veio impedir que os franceses pudessem ter um terceiro carro para dividir por Sébastien Loeb e outro ou outros pilotos nas restantes provas do Mundial.
Assim sendo, fala-se na possibilidade do francês poder disputar algumas provas com a Hyundai MotorSport ou com a M-Sport/Ford, mas tudo está muito indefinido.
Na Citroën World Rally Team, Esapekka Lappi/Janne Ferm e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia são as duas duplas efetivas encarregues de levar o Citroën C3 WRC a bom porto em 2019. Na Toyota Gazoo Racing e depois de confirmada a contratação de Kris Meeke que, já se sabe, vai ter Sebastian Marshall como novo navegador, o piloto inglês terá como colegas de equipa as duplas Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila e Ott Tänak/Martin Järveoja. Até aqui, tudo fechado. Agora as indefinições.
Até este momento, na M-Sport Ford World Rally Team e Hyundai Motorsport só Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen estão assegurados para 2019.
Na M-Sport Ford World Rally Team, um dos pilotos do Ford Fiesta WRC será Teemu Suninen, mas o seu colega de equipa não foi anunciado. Malcolm Wilson já disse que não vai colocar em risco a empresa, devido a investimentos de risco, pelo que tem várias opções, sendo a mais evidente Craig Breen. Sem lugar na Citroën, o irlandês poderá prosseguir a sua carreira na equipa do seu compatriota britânico, mas isso não é líquido. Depois começa a especulação ao falar-se dos nomes de Sébastien Loeb, por exemplo.
Na Hyundai Motorsport Andreas Mikkelsen tem mais um ano de contrato e Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul estão garantidos. Aqui, vai haver de certeza um terceiro carro, que deverá ser para Dani Sordo (fala-se num programa de 10 ralis). Aqui, poderá também ‘entrar’ Sébastien Loeb, que sem a possibilidade de fazer algumas provas na Citroën, poderá aceitar um convite para um part-time com a Hyundai Motorsport. De Alzenau deve sair Hayden Paddon. Fala-se na M-Sport, mas as probabilidades não são muitas, já que pilotos do seu nível já a equipa tem.
Vão continuar a haver muitas conversas nos bastidores, pelo que algumas surpresas podem ainda surgir. O facto mais relevante é que, apesar da melhoria significativa do campeonato, nestes últimos dois anos, continua a ser caro e por isso difícil correr no WRC. Uma das ‘vítimas’ é Mads Ostberg, que já disse publicamente ser muito difícil correr em 2019. Por tudo isto resta esperar para ver.
Para lá das equipas oficiais, Pontus Tidemand saiu da Skoda e vai tentar um programa parcial no WRC. Marcus Gronholm deve regressar para disputar o Rali da Suécia com a Toyota. Na equipa japonesa, Takamoto Katsuta poderá fazer um rali com a equipa oficial, possivelmente também a Suécia, provavelmente caso.
Equipa | Carro | Piloto | Navegador |
Citroën World Rally Team | Citroën C3 WRC | Esapekka Lappi | Janne Ferm |
Citroën World Rally Team | Citroën C3 WRC | Sébastien Ogier | Julien Ingrassia |
M-Sport Ford WRT | Ford Fiesta WRC | Teemu Suninen | TBA |
M-Sport Ford WR | Ford Fiesta WRC | Elfyn Evans | TBA |
Hyundai Motorsport | Hyundai i20 Coupe WRC | Andreas Mikkelsen | |
Hyundai Motorsport | Hyundai i20 Coupe WRC | Thierry Neuville | Nicolas Gilsoul |
Hyundai Motorsport | Hyundai i20 Coupe WRC | TBA | TBA |
Toyota Gazoo Racing WRT | Toyota Yaris WRC | Jari-Matti Latvala | Miikka Anttila |
Toyota Gazoo Racing WRT | Toyota Yaris WRC | Kris Meeke | Sebastian Marshall |
Toyota Gazoo Racing WRT | Toyota Yaris WRC | Ott Tänak | Martin Järveoja |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI