Fórmula 1: Andar sempre a fundo ou gerir pneus?

Por a 29 Novembro 2018 09:13

Pode ser uma questão que à primeira vista tem uma resposta óbvia por parte dos adeptos, mas a verdade é que os responsáveis da Pirelli estão numa encruzilhada quanto à forma como vão encarar a próxima época de Fórmula 1, pois até aqui as suas contas têm saído mais ou menos ‘furadas’.

No ano passado, ao introduzirem na sua gama pneus bem mais macios, na tentativa de ‘obrigar’ as equipas a fazer pelo menos duas paragens nas boxes, o que acabou por suceder foi que as equipas preferiram gerir o desgaste dos seus pneus, rodando mais lento em pista, de modo a não terem que ir às boxes uma segunda vez.

Houve casos em que isso se tornou impossível, a segunda paragem de Valtteri Bottas neste GP de Abu Dhabi é um perfeito exemplo disto mesmo, mas para o ano a Pirelli pondera ‘assumir’ claramente que os pilotos só vão parar uma vez, e com isso dão-lhes a possibilidade de não se terem que preocupar demasiado com o desgaste dos pneus dos seus monolugares, podendo com isso andar ‘sempre ao ataque’.

Portanto, conservadores, que é igual a uma paragem e pilotos sempre a andar no máximo ou escolhas de pneus ‘agressivas’ e arriscarem-se a que as equipas façam gestão com o andamento dos carros?

O diretor desportivo da Pirelli, Mario Isola, está mais inclinado para escolhas conservadoras, para permitir aos pilotos que andem no máximo que puderem: “A gama está definida, não se pode mudar agora, mas ainda não decidimos o que fazer para o ano. O que vimos este ano foram corridas maioritariamente com uma paragem. Escolhemos pneus cada vez mais macios e as equipas geriam o ritmo, também cada vez mais. Será bom continuarmos com esta forma de atuar? Ou escolhemos misturas mais duras e simplesmente os pilotos podem forçar o máximo? Pessoalmente, penso que é melhor misturas mais duras. Aceitamos que as equipas param só uma vez e permitimos que os pilotos rodem no máximo do que puderem sem terem quer gerir pneus”.

Boa questão, o que escolheria se fosse quem decidia?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado