F1 GP Brasil: Ferrari e Mercedes com duelo arbitrado pela RedBull

Por a 7 Novembro 2018 15:32

Não será fácil a RedBull e Max Verstappen repetirem a exibição triunfante do GP do México, pois a longa reta a subir para a meta exige potência e já todos sabemos que nesse particular o motor Renault está atrás dos Mercedes e Ferrari. Mas se chover, a RedBull pode, mesmo, ser o árbitro da discussão pela vitória entre alemães e italianos.

A decisão do título de pilotos não retirou uma grama de interesse às duas últimas jornadas do Mundial de Fórmula 1, até porque de uma forma pouco habitual, o Campeonato de Construtores ainda está em aberto. O recuo da Ferrari até às especificações do GP da Bélgica e o regresso da Mercedes ás dificuldades na gestão dos pneus, pode oferecer vantagem à Ferrari devido á melhor gestão na utilização dos pneus mais macios. Mas se a Mercedes recuperar, aí teremos uma luta de iguais e serão os pilotos a decidir, com a RedBull a poder ser o árbitro da querela, caso a típica meteorologia de São Paulo decida trazer chuva para a contenda. E não é que a previsão meteorológica nos diz que a qualificação e a corrida podem ser banhadas pela chuva brasileira?

Seja como for, temos um título ainda por atribuir e muita luta no meio do pelotão. A Ferrari está obrigada a ganhar 13 ou mais pontos nesta prova à Mercedes para impedir que esta faça já a festa de mais um título de construtores no Brasil. Será que a Mercedes consegue resolver os problemas com a gestão dos pneus? Será que a Pirelli voltará a obrigar as equipas a subir a pressão dos pneus traseiros, aquela que parece ser a origem das dificuldades da Mercedes?

Interlagos, ou Autódromo José Carlos Pace, é um dos “dinoussauros” do Mundial de Fórmula 1 com corridas ali disputadas desde 1972, altura em que a cidade de São Paulo estava longe do traçado que, hoje, está aprisionado entre morros e urbanizações que nasceram com a expansão da cidade. É uma pista muito interessante, com curvas lentas (8, 9, 10 e 11) e rápidas (3 e 7), uma longa reta em curva até à linha de meta onde a velocidade é sempre alucinante e a surpresa anual de mais e mais ressaltos que “nascem” a cada ano. É uma pista onde o justo equilíbrio entre apoio aerodinâmico e arrasto é fundamental, sendo que está situada a 800 metros de altitude, onde a escolha de pneus vai ser terrível. A Pirelli levou para São Paulo os pneus médios, macios e supermacios, sendo que algo nos diz que uma paragem nas boxes não será suficiente.

No meio do pelotão, a Renault pode vir a sofrer um pouco, ao contrário de Racing Point Force India, Sauber e Haas, cujos motores Mercedes e Ferrari, lhe oferecem alguma vantagem, Porém, a Renault faz figas para que a chuva chegue em força e se isso acontecer, tem um trunfo na manga, chama-se Nico Hulkenberg! O alemão é considerado como um dos melhores pilotos no traçado brasileiro e se chover, como indica a previsão, o alemão pode ter uma palavra a dizer.

As contas na segunda metade do pelotão estão, ainda, muito confusas e a Racing Point Force India quer ganhar a posição à McLaren e apossar-se do sexto lugar (são 15 pontos que as separam) enquanto Sauber e Toro Rosso estão separadas por magros 3 pontos.

Numa pista cujo recorde da volta pertence ao brasileiro Rubens Barrichello com 1m11.044s, vamos assistir, certamente, a um belo duelo entre a Mercedes e a Ferrari na luta pela vitória que, em 2017 sorriu a Sebatian Vettel, seguido de Max Versapen e do campeão de 2017, Lewis Hamilton.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado