F1 GP RÚSSIA: MERCEDES E FERRARI NÃO PARAM DESENVOLVIMENTO
A almofada de conforto que são os 40 pontos de vantagem de Hamilton sobre Vettel e os 37 pontos de avanço da Mercedes sobre a Ferrari, não significam que o campeonato está decidido e nem os homens de Brixworth nem os de Maranello podem adormecer.
Por isso, a seis corridas do final do campeonato, as massas cinzentas dos departamentos de projeto das duas equipas continuam a fervilhar e para Sochi temos mais uma série de novidades que antecipam algo de mais grandioso antes do final da temporada.
No Mercedes W09 EQ á alterações, praticamente, em todos os cantos do carro: a asa traseira foi redesenhada com o pilar habitual a ser substituído por dois apoios mais finos que, dizem os engenheiros da Mercedes, podem ajudar a melhor controlar os fluxos na traseira reduzindo o arrasto e aumentando a velocidade de ponta. Uma solução que Ferrari, Haas e Sauber já vinham a usar.
Na asa da frente, a cascada de asas já não faz ponte com a placa lateral da asa, descendo logo para a base. Atrás desta cascata, existem, agora, duas pequenas asas que estão montadas na placa lateral. Esta alteração levou a que os “bargeboards” e o fundo plano tivesse de ser modificado. Depois há mais alterações nos flancos e na zona dos espelhos. Enfim, o Mercedes está outro carro para Sochi.
No lado da Ferrari, a evolução do SF71H não tem parado e para Sochi vieram novas asas dianteira e traseira. Na parte da frente está um híbrido entre o que foi nusado em Singapura e em Baku, o que levou a alterações nos “bargeboards” e no fiundo plano.
A definição da asa traseira será escolhida nos treinos livres de sexta feira, pois nem a Mercedes nem a Ferrari decidiram se vão usar menos asa para serem rápidos em reta ou mais asa para serem mais rápidos nos ganchos e nas curvas longas de Sochi. Aliás, os treinos de sexta feira serão muito importantes, pois com tantas alterações, muita coisa terá de ser validada em pista.
No meio do pelotão também haverá novidades, especialmente na Racing Point Force India que colocará novas suspensões no VJM11, as mesmas que foram testadas no primeiro treino livre de Singapura e que não deram grandes indicações. Surgem em Sochi melhoradas e vão estar em teste no primeiro treino livre do GP da Rússia. A ideia dos engenheiros da equipa é que o sistema (onde a ligação dos triângulos á roda é feito por uma ligação e não diretamente) ajuda a empurrar o carro para dentro da curva, ajudando a controlar a sobreviragem.
No caso da Renault, teremos um novo fundo plano para oferecer mais estabilidade e um pouco mais de velocidade de ponta, continuando a usar os motores Spec B e não os mais evoluídos Spec C, menos fiáveis.
As restantes equipas trouxeram muito menos evoluções, a maioria delas centradas na asa dianteira. McLaren e Williams vão experimentar desenhos novos e mais radicais para tentar evoluir um pouco chassis que têm pouca qualidade.
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