WRC: Ott Tanak escolheu 72% atrás…

Por a 19 Setembro 2018 12:18

Numa prova nova como o Rali da Turquia, houve algumas novidades técnicas entre as equipas, especialmente na Toyota, que deverá ter resolvido com o aumento do radiador os problemas de sobreaquecimento do motor do Toyota Yaris WRC em provas mais ‘quentes’, México, Sardenha e agora Turquia.

Na Citroën Total Abu Dhabi WRT a equipa usou os seus C3 WRC da Finlândia para Mads Ostberg (chassis 4, ex Meeke Monte Carlo/México/Argentina), para Craig Breen (chassis 8) e for Khalid Al Qassimi (chassis 7). Na Alemanha os dois pilotos deixaram os seus carros ir abaixo em ganchos e no caso de Ostberg o problema com o motor foi de imediato identificado e não deve suceder novamente.

Na M-Sport Ford WRT, Sébastien Ogier (chassis 7, carro antigo, com aerodinâmica anterior, utilizada até ao Rali da Sardenha. Elfyn Evans (chassis 8) e Teemu Suninen (chassis 6). Na Turquia, tal como na Finlândia, Ogier utilizou amortecedores de uma marca diferente.

Na Hyundai Shell Mobis WRT, os seus pilotos correram com os mesmos carros da Alemanha, Andreas Mikkelsen (chassis 12), Thierry Neuville (chassis 10, e seu carro de Portugal/Sardenha) e Hayden Paddon (chassis 11, ex-carro de Sordo).

A Toyota Gazoo Racing WRT correu com o mesmo carros da Sardenha no caso de Jari-Matti Latvala (chassis 3), Ott Tanak (chassis 4, o seu carro vencedor na Argentina) e Esapekka Lappi (chassis 5). A equipa descobriu que na Alemanha a caixa de velocidades do carro de Latvala partiu depois de uma falha inicial, electro hidráulica. Na Alemanha, a melhor maneabilidade do motor teve grande influência na performance dos pilotos, mas Tanak escolheu um binário diferente dos seus colegas de equipa. Em pisos de asfalto, os pilotos podem escolher dois possíveis (e pré definidos) binários de motor, com 50%/50% ou 72% na traseira e 28% à frente. Ao gosto dos pilotos. Tanak escolheu 72% atrás…

A grande alteração técnica dos Toyota na Turquia teve a ver com as dificuldades com o sobreaquecimento do motor que sofreram na Sardenha e já tinham sucedido no México. Para a Turquia a equipa utilizou novos e maiores radiadores e ventoinhas com novos dutos para circulação da água.

Há outra alteração significativa na equipa. Enquanto o Quartel-General da Toyota se mantém em Puuppola, na Finlândia, a assistência e reconstrução dos carros tem agora lugar em Peetri, perto do aeroporto de Tallin, na Estónia.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado