WRC: Como é o novo Rali da Turquia
É uma novidade no WRC, não pela Turquia, que já esteve no Mundial de Ralis entre 2003 e 2006, depois em 2008, 2010, regressando agora em 2018. Os troços são constituídos por uma mistura de estradas largas e maioritariamente macias, perto da base do rali em Marmaris, que varia depois para as a exigente zona de montanhas rochosas perto de Mugla. Um troço de rua na cidade turística de Marmaris dá início à primeira etapa do WRC na Turquia, depois de oito anos. Marmaris é uma cidade portuária do Mediterrâneo e um resort de férias da Riviera turca. Nesta altura, as temperaturas vão rondar os 30°C.
De acordo com as primeiras visitas dos homens do WRC, que estiveram na Turquia para ter uma ideia do que iriam apanhar pela frente, os ‘espiões’ sugerem que o troço de Datca, no sábado será ‘arrasador’. Os pilotos podem muito bem comparar com as estradas do Rali da Nova Zelândia, pois o troço serpenteia ao redor de uma montanha com os últimos quilómetros ao longo da costa, oferecendo impressionantes cartões postais com muitos cenários com o mar como fundo. A paisagem pode ser semelhante à Nova Zelândia, mas a dureza do piso é bem diferente.
As equipas e os pilotos não têm nenhuma experiência anterior dos troços. Os pilotos e navegadores têm de preparar as suas notas a partir de uma folha completamente branca. Não há conhecimento do desempenho e desgaste dos pneus nestes troços..
História do Evento
O Rali da Turquia foi realizado pela primeira vez em 2000, e três anos depois estreou-se no WRC. Carlos Sainz venceu o evento inaugural, que foi baseado em Kemer, perto de Antalya. Em 2010, o rali mudou-se para o norte, para estradas mais próximas a Istambul, na parte asiática do país. A prova deixou o campeonato após esse ano, e 2018 marca o regresso. Sébastien Loeb lidera o ‘Hall of Fame’ dos vencedores com três vitórias. A Citroën tem quatro vitórias, no total.
Quanto à questão, o que há de novo para 2018? Tudo! O WRC nunca visitou esta parte da Turquia.
Principais destaques
O troço da noite de quinta-feira na cidade anfitriã Marmaris corre-se ao lado da pitoresca marina e os organizadores preveem cerca de 20.000 pessoas. O parque de serviço de Asparan é o centro do rali. Fica a apenas alguns quilómetros de Marmaris.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI