WRC procura novos caminhos para o futuro
Numa altura em que falta cerca de um mês para a apresentação do calendário do WRC do próximo ano, fomos falar com as equipas sobre rumores que ouvimos, relativos a planos secretos, como por exemplo o Promotor andar à procura de localizações de provas sem tradição no desporto motorizado, mas com muito dinheiro para investir. Uma espécie de leilão, porque o WRC está cada vez mais a precisar de dinheiro para crescer. Neste contexto, é cada vez mais possível que o conceito tradicional do WRC se vá perdendo, fruto de possíveis cedências a quem der mais…
Por isso, fomos falar com as equipas, que já pagam muito para ter o privilégio de participar no desporto, qual acham ser o melhor caminho.
Como a M-Sport vê a ameaça do campeonato ser expandido para mais de 13 eventos?
“Não queremos ver mais do que 14 provas no WRC, já que os custos fixos são demasiados para justificar. E se as datas de testes permitidas hoje em dia não mudarem, em termos práticos não haverá tempo para mais provas, e nós não queremos provas mais pequenas, como também não queremos mais eventos. Penso que nos temos de concentrar no que podemos fazer nas semanas de ralis, aí talvez haja coisas que se possam fazer.”
Acham que provas clássicas devem sair do WRC?
M-Sport: “Apesar de não querermos sacrificar eventos de longa data e tradição, se eles não conseguirem manter-se a um nível elevado, e oferecerem novos formatos, ideias e eventos, devem dar lugar a outros. Se tivermos dois novos eventos em 2019 significa que em dois anos teremos três novas provas e isso é um bom passo”.
Hyundai: “Os eventos eventos devem ser sacrificados se não respeitarem os atuais standards organizativos do WRC”.
Citroën: “Penso que não temos de sacrificar provas estabelecidas para dar espaço a novos ralis, mas também não queremos ralis mais pequenos para poder ter mais eventos no calendário. Estes podem ficar mais pequenos se atuarmos sobre os reconhecimentos e sobre o shakedown, mas não se devem encurtar os três dias de rali. O calendário deve ser equilibrado nas dificuldades que coloca e hoje em dia é…”
Martin Holmes
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI