O que há de tão diferente ou igual entre os quatro carros do WRC?

Por a 5 Setembro 2018 15:52

Facto: Faltam ainda quatro provas do WRC em 2018, este ano o número de pilotos que foi ao pódio já é maior do que o ano passado nas 13 provas. Este ano há uma clara melhoria da Toyota, o que por exemplo empatou o número de triunfos das três melhores equipas, Hyundai, Ford e Toyota. Quem piorou face a 2017, foi a Citroën, pelos motivos que todos conhecem.

O que se extrai disto tudo é que apesar de serem tão diferentes, os andamentos dos quatro carros devolvem resultados muito equilibrados.

Por outro lado temos um piloto como Andreas Mikkelsen, que trocou de carro e até agora não conseguiu andar como já o vimos no passado. Afinal, o que há de tão diferente ou igual entre os quatro carros do WRC?

Recorde-se que os World Rally Car são construídos a partir de um carro-base de origem e as diferenças desses carros entre si (Fiesta, i20, Yaris e C3) só por si colocam desafios diferentes aos engenheiros. As principais peças têm limites definidos pela FIA, motor, caixa , etc, mas a base sendo diferente redunda em virtudes (ou defeitos) também diferentes nos carros.

Por exemplo, o Toyota Yaris WRC é um carro muito curto, logo ágil. No passado, este carro seria prejudicado em provas onde fosse necessária mais estabilidade, mas a FIA permitiu que o carro fosse construído com uma aerodinâmica ‘superior’ na traseira, o que compensa o facto do carro ser pequeno.

O Hyundai i20 Coupe WRC tem um ‘feitio’ oposto. É um carro muito estável, mas com isso perde alguma agilidade, para além de ter um comportamento mais subvirador (foge de frente). Outro ponto que depende muito do carro-base é a altura ao solo, devido aos constrangimentos da geometria de suspensão de cada um.

No caso do Hyundai, sendo mais alto, isso é uma vantagem para os homens de Alzenau nos ralis mais duros, pois há mais espaço para a suspensão funcionar.

O Ford Fiesta WRC é um carro muito equilibrado em termos globais, e se o tivéssemos de ‘colocar’, seria entre o Hyundai e o Toyota.

Por fim o C3 WRC, que é um carro magnífico no asfalto, e o facto da Citroën ter estado vários anos no WTCC ajudou muito nesse aspeto.

De resto, o carro tem aspetos de construção um pouco difíceis de perceber, e o facto de ter sido muito desenvolvido por Kris Meeke foi bom… e mau, e a verdade é que passados dois anos, ainda há pontos fracos, embora neste momento esses estejam mais nas peças atrás do volante, do que no carro em si.

Se as equipas fossem mais abertas no aspeto técnico, daria para escrever um livro, mas não são…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado